Como configurar uma avaliação de desempenho

Aprenda neste artigo a configurar e iniciar uma Avaliação de Desempenho.

Atualizado há mais de uma semana

Confira neste passo a passo como configurá-los e fazer a configuração da sua avaliação de desempenho.

Boa leitura!

➡️Passo 01 

Na aba de menu da sua tela, clique em Carreira > Ciclo de revisão.

➡️Passo 02

Clique em +Ciclo no canto superior direito da tela.

➡️Passo 03 (Informações Básicas)

As informações básicas são essenciais para seu ciclo. Responda como demonstrado abaixo: 

  1. Ciclo:
    O ciclo se refere a uma categoria de avaliação. Pode ser utilizado, por exemplo, em avaliações que tenham um público diferente, e que alguns colaboradores tenham pendências nas duas avaliações. Dessa maneira, os ciclos são agrupados em um banner apenas, facilitando a visualização. Você pode adicionar um já existente ou então criar uma nova clicando em "+ Ciclo";

  2. Nome da revisão de ciclo:
    Dê um nome para seu ciclo; 

  3. Ano:
    Selecione o ano no qual ele será rodado;

  4. Trimestre início:
    Indique o trimestre de início do seu ciclo;

  5. Trimestre fim:
    Indique o trimestre de fim do seu ciclo;

    OBS - Lembramos que a escolha do trimestre de início e fim impacta na etapa de resultados, na avaliação de OKR's e iniciativas, tendo em vista que só serão considerados os objetivos e resultados-chaves que estejam dentro do período selecionado, e iniciativas que tenham data de fim/prazo dentro dos trimestres selecionados para o ciclo de avaliação de desempenho. Assim, caso você queira, por exemplo, avaliar os OKR's do ano inteiro, é preciso selecionar o trimestre início como 1º e o final como o 4º.

  6. De:
    Defina a data de início do ciclo;

  7. Até:
    Defina a data de fim do ciclo;

  8. Todas as pessoas que foram admitidas até a data abaixo:
    Selecione a data de corte de admissão para os participantes do ciclo;

  9. Tipo de público:
    Defina se avaliação será só para gestores, só para colaboradores ou para ambos;

  10. Qual régua você deseja usar?
    Defina a régua que aparecerá na avaliação de desempenho e será utilizada para o cálculo;

    • As réguas se referem à classificação da resposta da pessoas que responderão ao ciclo. Clique aqui para saber como configurar uma régua para sua avaliação de desempenho.

  11. Avaliação resultados:
    Caso sua avaliação tenha a etapa de resultados (avaliação por KR), defina como será feito o cálculo, a partir das seguintes opções:

    • Nota régua - Assume para a etapa de avaliação de resultados a mesma régua geral vinculada ao ciclo;

    • Nota score - Na etapa de avaliação de resultados, a régua irá fixar o score automaticamente de acordo com o progresso do resultado-chave, sem que o usuário avaliador possa mudar o ponto da régua. A régua que vincula o score da régua com os percentuais de atingimento do resultado-chave é customizado por cliente e realizado direto no banco;

    • Sugerir score - Mesmo funcionamento da nota score. A diferença é que aqui o score sugerido automaticamente pode ser alterado pelo usuário, ao contrário da opção anterior;

    • Quantitativo e Qualitativo - Uma mistura de “Nota Score” e “Sugerir Score”, aqui o sistema identifica pelo “tipo score” definido no indicador (Quantitativo ou Qualitativo) qual será o modelo de avaliação específico para este indicador. Se for quantitativo, o sistema irá utilizar o modelo “Nota Score”, se for qualitativo irá ser “Sugerir Score”;

  12. Responsável:

    O responsável do ciclo tem relação com a permissão de acesso "empresa ou business partner" (leia mais aqui);

    • O responsável é o usuário que criou o ciclo de revisão. Caso ele tenha o perfil com a permissão "business partner", só terá acesso aos ciclos, em que seja responsável ou corresponsável;

    • Apenas um usuário administrador, com a permissão "empresa", consegue acessar todos os ciclos de revisão cadastrados na plataforma;

    • Só serão listados os usuários com permissão "empresa" ou "business partner";

    • O usuário administrador, com a permissão "empresa", é o único que pode alterar o campo de responsável, ou seja, um usuário "business partner", responsável ou corresponsável, não pode alterar este campo;

      • Quando o usuário administrador realiza uma mudança, o novo usuário responsável recebe uma notificação pelo sininho da Elofy;

    • Se um usuário responsável perde a permissão de acesso a ciclos de revisão, o usuário administrador deve entrar no ciclo, deste usuário, e adicionar um novo responsável que tenha a permissão necessária.

  13. Corresponsável:

    É adicionado pelo responsável do ciclo ou pelo usuário administrador (leia mais aqui);

    • O campo de corresponsável só aparece se existir, pelo menos, 01 usuário que tenha permissão de acesso "empresa" ou "business partner";

    • Só serão listados os usuários com permissão "empresa" ou "business partner";

    • Quando um usuário recebe a atribuição de corresponsável, ele é notificado no sininho da Elofy.

  14. Ativo:
    Ative ou desative seu ciclo;

    • O que significa estar ativo ou inativo?

      • Ativo: A avaliação de desempenho mostrará as pendências no perfil dos colaboradores quando iniciarmos o ciclo. Poderemos fazer o gerenciamento de pendências e podemos selecioná-la nos relatórios.

      • Inativo: A avaliação de desempenho não mostrará mais as pendências no perfil dos colaboradores, não poderemos fazer o gerenciamento das avaliações pendentes e o ciclo não aparecerá nos relatórios para ser selecionado.

➡️Passo 04 (Etapas do Ciclo de Revisão)

Após a configuração inicial do ciclo, você deve criar as Fases. Siga as orientações para fazer a criação.

  1. Ordem:

    Indique a ordem em que a fase em questão irá aparecer na avaliação de desempenho;

  2. "- ou +":

    Adicione uma nova fase clicando no +, ou exclua uma fase clicando no -;

  3. Nome da fase:
    Nomeie a fase da etapa;

  4. Etapa:

    O Elofy possui 5 etapas diferentes de avaliação, selecione quais você deseja que a sua avaliação contenha.

    4.1 Resultados: É a avaliação padrão, dando ainda mais foco para os resultados obtidos durante o período determinado. A etapa de Resultados pode ser realizada de quatro maneiras: Avaliação de Objetivos e Resultados-chave (OKRs), Avaliação por Iniciativas, Avaliação por Papéis e Responsabilidades e Avaliação a partir de um questionário. Clique aqui para entender melhor sobre cada uma delas.

    4.2 Feedback: Aplique um questionário para mensurar Feedbacks dentro da empresa. Para configurar esse tipo de avaliação, basta selecionar a opção "Feedback" no campo de etapa e selecionar o questionário desejado.

    4.3 Competências: Avalie o colaborador pelas competências contempladas pelo seu cargo ou time. Cada competência pode ainda ser dividida em comportamentos para avaliação (opcional). Veja como configurar esse tipo de avaliação aqui;

    4.4 Potencial: Utilize um questionário para avaliar o potencial da pessoa. Para configurar esse tipo de avaliação, basta selecionar a opção "Potencial" no campo de etapa e selecionar o questionário desejado.

    4.5 Valores: Identifique se os valores da empresa estão alinhados com as ações do colaborador. Veja como configurar esse tipo de avaliação aqui.

  5. Questionário:
    Selecione um questionário para sua etapa, se necessário;

  6. Quem irá avaliar?

    Selecione as pessoas que irão avaliar o ciclo, ou seja, a amplitude de avaliação. Nem todas as fases precisam ter todos os tipos de avaliação;

    6.1 Autoavalia: Cada colaborador da avaliação deverá se autoavaliar nas fases definidas;

    6.2 Pares: Deverão ser escolhidos os pares para avaliar nas fases definidas. Os pares poderão ser escolhidos pelos colaboradores ou pelo RH. Essa avaliação é indicada para colaboradores de mesmo nível hierárquico;

    • Permitir que os avaliados possam escolher pares para avaliá-los: Caso você tenha definido uma etapa de pares, selecione essa opção. Após isso, defina o número mínimo e máximo de pares aos quais o colaborador poderá selecionar;

      • Caso você não selecione essa opção, deverá selecionar os pares de cada avaliado na tela de Gerenciar ciclo. Recomendamos que, nesse caso, a seleção de pares seja feita antes da ativação da avaliação. Contudo, caso você ative a avaliação primeiro e escolha os pares depois, não se preocupe, um e-mail e uma notificação pelo sininho Elofy serão enviados para todos os escolhidos.

    • Permitir aprovação de pares: Libera a opção de gestores aprovarem, ou não, os pares selecionados por seus liderados. Após isso, defina o número mínimo e máximo de pares aos quais gestor poderá aprovar.

    • Restringir escolha de pares apenas para pessoas que são público deste ciclo: Restringir a apresentação da seleção dos pares apenas às pessoas que fazem parte do público do ciclo de desempenho.

    • Limitar a quantidade de convites que os avaliadores de pares podem receber:

      • Você pode limitar o número máximo de convites que os usuários podem receber para serem avaliadores, na qualidade pares, de outros usuários;

      • Toda vez que a pessoa receber o número máximo de convites permitidos, o nome do usuário não poderá ser clicado na tela de escolha de pares/clientes;

      • Sempre que um usuário for escolhido por alguém, independente da etapa de aprovação do gestor, contará -1 do total de convites;

      • Caso a avaliação conte com aprovação de clientes por Gestor, quando o gestor reprovar alguém, aquele usuário volta a ter um crédito e passa a se tornar disponível novamente para ser escolhido como par;

      • Se você alterar o número de convites, enquanto um ciclo já estiver rodando na sua empresa, isso não afetará as indicações que já ocorreram, apenas as próximas, a partir da alteração.

    6.3 Cliente internos: Nesta avaliação os clientes internos (colaboradores da empresa) poderão ser escolhidos pelos colaboradores ou pelo RH. É indicada para avaliação entre colaboradores de níveis hierárquicos diferentes;

    • Permitir que avaliadores possam escolher clientes para avaliá-los: É possível definir quantos clientes internos cada avaliado poderá escolher e;

      • Caso você não selecione essa opção, deverá selecionar os clientes de cada avaliado na tela de Gerenciar ciclo. Recomendamos que, nesse caso, a seleção de clientes seja feita antes da ativação da avaliação. Contudo, caso você ative a avaliação primeiro e escolha os clientes depois, não se preocupe, um e-mail e uma notificação pelo sininho Elofy serão enviados para todos os escolhidos.

    • Permitir aprovação de clientes pelo Gestor do avaliado: Caso tenha fase de aprovação, quantos clientes internos o Gestor poderá aprovar para o avaliado;

    • Restringir escolha de clientes apenas para pessoas que são público deste ciclo: Restringir a apresentação da seleção dos clientes apenas às pessoas que fazem parte do público do ciclo de desempenho.

    • Limitar a quantidade de convites que os avaliadores de clientes podem receber:

      • Você pode limitar o número máximo de convites que os usuários podem receber para serem avaliadores, na qualidade clientes internos, de outros usuários;

      • Toda vez que a pessoa receber o número máximo de convites permitidos, o nome do usuário não poderá ser clicado na tela de escolha de pares/clientes;

      • Sempre que um usuário for escolhido por alguém, independente da etapa de aprovação do gestor, contará -1 do total de convites;

      • Caso a avaliação conte com aprovação de clientes por Gestor, quando o gestor reprovar alguém, aquele usuário volta a ter um crédito e passa a se tornar disponível novamente para ser escolhido como cliente;

      • Se você alterar o número de convites, enquanto um ciclo já estiver rodando na sua empresa, isso não afetará as indicações que já ocorreram, apenas as próximas, a partir da alteração.

    6.4 Gestor: O colaborador receberá uma avaliação do seu gestor nas fases definidas;

    6.5 Equipe: O colaborador avaliará o seu gestor como equipe nas fases definidas.

  7. Quer definir a média final desta etapa como um eixo do Ninebox?

    Defina se a fase contemplará o eixo X ou eixo Y da ninebox

    • OBS.: Deve ser selecionado o X nine em uma das fase e o Y nine em outra fase, para que as fases sejam vinculadas aos eixos. Para saber mais, clique aqui;

  8. Permissões da fase:

    8.1 Resultados visíveis em Performance Pessoal: Habilita a visualização em tabela dos resultados da fase em questão no relatório de performance pessoal;

    8.2 Exibir Gráfico: Se os resultados estiverem visíveis em performance pessoal, você pode escolher se o gráfico relacionado a fase estará disponível também;

    8.3 Permitir comentários nas respostas: Habilita ou não um campo de comentários na avaliação, aqui existem duas opções:

    • Comentário por item avaliado - Comentário por cada item que faz parte da avaliação

    • Comentário por etapa da avaliação - Um comentário único por etapa inclusa na avaliação

    8.4 Comentários Obrigatórios: Defina se os comentários serão ou não obrigatórios na fase em questão.

    8.6 Exibir média da etapa: Permite exibir a média por etapa nas tabelas de notas no relatório de performance individual de cada colaborador.

➡️Passo 05 (Tela de Gestão do Ciclo)

Selecione os campos para habilitar configurações adicionais. Acompanhe abaixo o processo.

  1. Os gestores serão avaliados no processo?

    Caso você tenha optado por ter avaliação de equipe no seu ciclo, é importante que essa opção seja marcada se você deseja que os demais colaboradores avaliem seus gestores;

  2. Habilitar a seleção de pares para o gestor de RH:
    Selecione esta aba se você deseja habilitar que o gestor de RH possa selecionar/alterar pares pela tela de gerenciamento do ciclo, que pode ser acessada em Carreira > Ciclos de Revisão > Gerenciar;

  3. Permitir visualização de conceito final no PDF:

    Defina se o conceito final do avaliado constará no PDF de resultados;

  4. Permitir visualização de conceito Nbox no PDF:

    Defina se a posição na NBox que o avaliado ficou constará no PDF de resultados.

➡️Passo 06 (Tela de Performance)

A Tela de Performance define as configurações adicionais da tela onde os colaboradores irão acessar os seus relatórios pessoais.

  1. Exibir conceitos ao invés de notas:

    Defina se nos relatórios, para o colaborador, irá aparecer conceitos nos lugares de notas

  2. Exibir o conceito da 9box para o colaborador:

    Caso a ninebox seja utilizada, defina se o colaborador poderá visualizar ou não o seu quadrante final no relatório de performance pessoal;

  3. Exibir rating:

    Defina se a média final/conceito final irão aparecer para o colaborador no relatório de performance pessoal;

  4. Exibir régua de indicadores:

    Defina se a régua com seus valores de intervalo e conceitos aparecerá para o colaborador no seu relatório de performance;

  5. Exibir coluna “Sua avaliação”:

    Em casos onde existem mais de um avaliador por tipo de público é possível incluir uma coluna “Sua Avaliação”, assim é possível para um gestor comparar a nota que ele deu com a média final entre os gestores.

  6. Exibir botão de consenso:

    Se o botão de consenso deve ser exibido ao lado do botão do relatório na tela de carreiras, possibilitando que o gestor possa realizar a etapa de consenso com seu liderada sem precisar do RH.

  7. Habilitar calibração de equipe na fase de resultados:

    Se você deseja que, além do gestor, a equipe possa calibrar a nota que deu para um usuário.

  8. Anonimização e ocultação de respostas por tipo de avaliado:

    As opções não são cumulativas, você pode escolher apenas uma delas e, caso não escolha nenhuma, os dados ficarão abertos para os avaliados.

    OBS - É necessário que, pelo menos, duas opções da etapa "quem avalia?" do passo 04 estejam selecionadas para que a opção do 8.1 apareça.

    8.1 Anonimizar comentários por tipo de avaliador: Com essa opção, você pode anonimizar os comentários, por tipo de avaliação, na tela de resultados de performance individual:

    Exemplo: Anonimizando a etapa de clientes e pares, o avaliado e o seu gestor não conseguirão associar o comentário ao tipo de avaliação que ficará registrado como "avaliador anônimo", conforme imagem abaixo:

    • Só vale para comentários e não para notas;

    • Só vale para tela de resultados e não para PDF;

    • Você deve selecionar, pelo menos, dois tipos de avaliação para anonimizar;

    • O Gestor ficará sem visualizar os tipos de avaliação, exceto para os comentários deixados por ele na etapa de Gestores.

    8.2 Ocultar dados de etapas com menos de 3 respostas: Com essa opção, você pode ocultar as notas e os comentários para os avaliados, em etapas com menos de 03 respostas:

    • Válido para tela de resultados e para o PDF;

    • Você pode escolher apenas uma opção para ocultar: pares, equipes ou clientes;

    • Mesmo que oculto para o avaliado, o Gestor continua tendo acesso aos dados.

➡️Passo 07 (Tela de Execução de Avaliação)

As configurações da Tela de Execução da Avaliação estão diretamente ligadas com a maneira que a avaliação de desempenho será mostrada durante a etapa de respostas.

  1. Habilitar a visualização rápida de OKR’s e Feedbacks das pessoas avaliadas durante as etapas de avaliação:

    Habilita um botão de Detalhes durante a avaliação do colaborador, onde é mostrado os objetivos que o colaborador participa e os feedbacks direcionados a ele;

  2. Avaliar Objetivos e Resultados Chave:

    Defina se, na fase de Resultados, aparecerão os objetivos e resultados chave que o colaborador participa para serem avaliados. Ao selecionar essa opção, outras opções ficarão disponíveis:

    2.1 Avaliar responsáveis dos Resultados-chaves: Essa opção é a padrão, selecionada automaticamente ao selecionarmos o item 2. Se deixarmos apenas ela marcada, apenas os responsáveis dos Resultados-chaves serão avaliados;

    2.2. Avaliar responsáveis e corresponsáveis dos Resultados-chaves: Selecione essa opção se você deseja que, além dos responsáveis, os corresponsáveis dos Resultados-chaves também sejam avaliados;

    2.3 Não avaliar resultados-chaves de objetivos estratégicos: Selecione essa opção se você não deseja incluir os objetivos do tipo estratégicos na avaliação;

  3. Habilitar avaliação por entregas:

    Defina se, na fase de Resultados, aparecerão as entregas para serem avaliadas, cadastradas em Configurações > Papéis e responsabilidades e associadas a cargos e times;

  4. Habilitar avaliação por iniciativas (atividades):

    Defina se, na fase de Resultados, aparecerão as iniciativas (atividades) para serem avaliadas. Ao selecionar essa opção, outras opções ficarão disponíveis:

    4.1 Avaliar responsáveis das iniciativas: Essa opção é a padrão, selecionada automaticamente ao selecionarmos o item 4. Se deixarmos apenas ela marcada, apenas os responsáveis das iniciativas serão avaliados;

    4.2 Avaliar responsáveis e corresponsáveis das iniciativas: Selecione essa opção se você deseja que, além dos responsáveis, os corresponsáveis das iniciativas também sejam avaliados;

    OBS - É necessário que a data fim do prazo da iniciativa esteja contida dentro dos trimestres selecionados para o ciclo de revisão (ex: se o seu ciclo irá avaliar o segundo trimestre do ano, o prazo fim da iniciativa para avaliar precisa estar dentro dos meses de abril, maio e junho) para que elas consigam ser incluídas na Avaliação de Desempenho.

  5. Exibir mais informações da Competência:

    Caso as competências tenham detalhes como pontos positivos e negativos ou comportamento esperado, habilite essa opção para que os colaboradores possam ter acesso durante a avaliação;

  6. Exibir a autoavaliação para o gestor no momento da resposta:

    Se o colaborador já tiver respondido a sua autoavaliação antes do gestor avaliá-lo, o gestor terá acesso as respostas dadas pelo colaborador na sua autoavaliação para auxiliar na distribuição de notas;

  7. Só liberar a avaliação do gestor após a autoavaliação respondida:

    O gestor só poderá iniciar a avaliação do seu liderado se o liderado já tiver finalizado sua autoavaliação;

  8. Bloquear revisão de notas após avaliação ser liberada:

    Caso o relatório de performance pessoal do colaborador seja liberado antes da data final do ciclo, o colaborador não poderá revisar e fazer alterações na sua avaliação;

  9. Permitir avaliações anteriores:

    Habilita  a aba de Avaliações anteriores durante a avaliação de algum colaborador que você já tenha avaliado antes. Dessa maneira, você tem acesso às notas e conceitos da avaliação anterior para se basear;

  10. Exibir confirmação de notas:

    Habilita uma aba de confirmação de notas toda vez que uma etapa da avaliação for avançada;

  11. Exibir fator calculado:

    Essa opção permite que durante a avaliação o respondente saiba quanto dará a média final da fase que está avaliando.

  12. Exibir score sugerido:

    Habilita o sistema a utilizar a opção “score sugerido” definido em “Avaliação Resultados”.

  13. Habilitar avaliação de competências por comportamentos:

    Irá utilizar os comportamentos cadastrados nas competências (definidos no menu de competências em configurações) para a avaliação em vez de avaliar a competência em si.

  14. Visualizar dashboard de avaliação:

    Permite que seja apresentado o dash na avaliação de quantas perguntas foram respondidas e quantas ainda estão pendentes, conforme imagem abaixo:

➡️Passo 08 (Destaques)

Defina se os colaboradores poderão destacar competências e valores para serem avaliados com prioridade, em relação aos demais.

  1. Permitir que usuários possam selecionar competências como um destaque: Defina quantas competências poderão ser escolhidas por cada avaliado;

  2. Exibir gráfico de destaques:

    Defina se o gráfico de destaques será exibido no relatório de resultados, conforme imagem abaixo:

    2.1 - Permitir que usuários com tipo cargo "Gestor" visualizem gráfico de destaques: Você pode definir se o Gestor visualizará ou não o gráfico de destaques de cada avaliado;

    2.2 - Exibir o gráfico de destaques: Defina se o gráfico de destaques será exibido no relatório de resultados para os avaliados.

  3. Permitir que usuários possam selecionar valores como um destaque:

    Defina quantos valores poderão ser escolhidos por cada avaliado;

  4. Habilitar destaques para valores e competências nesses tipos de avaliações:

➡️Passo 09 (Distribuição)

Defina qual será a distribuição dos Gestores e da Equipe na avaliação, caso tenha avaliação de Gestor e de Time:

  1. Distribuição do Gestor:

    1.1 - Gestor do time: O gestor do time faz a avaliação;

    1.2 - Gestor da pessoa: O gestor direto (da pessoa) faz a avaliação;

    1.3 - Gestor de Projeto: O gestor do projeto (POD's) faz a avaliação.

  2. Distribuição da Equipe:

    2.1 - Equipe funcional: A avaliação de equipe será feita a partir do gestor do time;

    2.2 - Equipe do projeto: A avaliação de equipe será feita a partir do gestor do projeto (POD's);

    2.3 - Equipe conforme gestor imediato: A avaliação de equipe será feita a partir do gestor imediato (gestor da pessoa).

Confira aqui nosso artigo sobre POD's/Squads no Elofy.

➡️Passo 10 (Selecionar amostra)

Aqui você pode selecionar quem poderá responder a avaliação. Acompanhe abaixo o procedimento:

  1. Aberto a todos:

    Este campo permite a visualização do ciclo para todos os usuários da empresa;

  2. Seleção dinâmica:

    Você pode filtrar a quantidade de pessoas que terão acesso ao ciclo. Filtre por tipo ou nível de profissional, por time, por cada colaborador, individualmente ou por Gestor;

    Ao fazer a seleção do público, você tem a relação de colaboradores selecionados logo abaixo. Você pode adicionar ou remover colaboradores do ciclo através dessa aba, para isso, basta clicar em + Adicionar ou - Remover:

  3. Inclusão de desligados:

    Você pode incluir usuários que já foram desligados da empresa, mas que por terem participado das atividades dentro do período do ciclo, merecem ser avaliados. É possível filtrar os desligados, pelo tempo em dias que trabalharam dentro do trimestre de início e fim do ciclo.

➡️Passo 11 (Mensagem)

Indique se você deseja enviar uma mensagem por e-mail para os colaboradores avisando sobre o início da avaliação de desempenho.

➡️Passo 12 (Notificação)

Indique se você deseja enviar uma notificação por e-mail para os colaboradores e quantos dias antes do término da avaliação, ela deverá ser enviada.

➡️Passo 13 (Definição da pontuação)

Depois de criadas as fases, definidos os públicos e feitas as avaliações, basta agora definir como será o cálculo da avaliação. É possível definir pesos para cada tipo de público. É possível, também, definir se a regra de cálculo será média ou soma, bastando mudar em Regra de Cálculo.

OBS - A regra de cálculo de SOMA só vale para Avaliações que trabalham com a etapa de competências, tendo como função dizer ao sistema considerar no cálculo da média, os pesos das categorias das competências.

➡️Passo 14 (Finalização)

Para finalizar a criação da avaliação, clique em Salvar.

Após finalizar a criação, confira como iniciar a avaliação de desempenho clicando aqui.


Pronto! 

Seguindo esses passo você conseguirá configurar e iniciar uma avaliação de desempenho dentro da sua empresa. 

Se alguma dúvida não tiver sido esclarecida, entre em contato conosco. Faremos questão de ajudar você da melhor maneira possível. 

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