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Como cadastrar e inativar competências
Como cadastrar e inativar competências

Aprenda como cadastrar e inativar competências, bem como vinculá-las a times e cargos da sua empresa.

Atualizado há mais de uma semana

Após criar as categorias das competências, você deve dar continuidade ao cadastro das competências. Para isso, confira os passos abaixo! 😄

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Apenas os administradores da empresa na plataforma poderão cadastrar competências, para saber mais clique aqui.


Para isso, acesse em Configurações >Perfis > Administrador > Aba Admin > Competências.

Ative as opções de "visualiza" e "edita" para toda a empresa:

Passo 01

Na sua tela de perfil,  vá até Configurações > Competências.

Passo 02 

Clique em + Competência.

Passo 03 

Preencha os campos, conforme orientação abaixo:

  1. Nome:
    Insira um nome para a competência.

  2. Categoria:
    Indique a qual categoria essa competência pertence. Categorias servem para fazer o agrupamento das competências. Saiba mais sobre categorias, neste artigo.

  3. Tipo:

    Escolha um tipo para sua competência. Nessa aba, você poderá selecionar se a sua competência refere-se a uma qualidade pessoal, técnica ou sobre liderança. É possível adicionar um novo tipo, clicando no símbolo de + ao final da linha, preenchendo o campo e clicando em +Tipo de Competência.

    Continue com os seguintes passos:

  4. Descrição

    Adicione uma descrição da sua competência, se desejar.

  5. Cargos vinculados:

    Aqui você vincula as competências aos cargos que você entenda que faça sentido na empresa. Com isso, na avaliação por competências, elas aparecerão apenas para os cargos vinculados. Você depois pode voltar nessa tela fazer novas vinculações ou desvincular clicando no X.

  6. Times vinculados:

    Aqui você vincula as competências aos times que você entenda que faça sentido na empresa. Com isso, na avaliação por competências, elas aparecerão apenas para os times vinculados. Você depois pode voltar nessa tela fazer novas vinculações ou desvincular clicando no X:

    🚨Observação: se você definir dois cargos e dois times, por exemplo, essa competência ficará disponível para todos que possuem os dois cargos selecionados e, também, para todos que pertencem aos times selecionados, mesmo que possuam outros cargos. Exemplo:

    • Competência X vinculada aos cargos A e B e vinculadas ao times 01 e 02:

      • Maria está no time 01, mas possui o cargo C - será avaliada pela competência X

      • João possui o cargo A, mas faz parte do time 03 - será avaliado pela competência X

  7. Exibir para todos os usuários:

    Aqui, você poderá liberar a competência para todos os usuários, sem precisar selecionar os times ou os cargos nos filtros anteriores.

  8. Ativo:

    Mantenha o ativo para a competência ser utilizada na avaliação de desempenho. Você depois pode voltar aqui e inativar, caso deseje que ela não seja mais utilizada:

Passo 04

Na aba Específico, você tem a possibilidades de escolher se a opção "Detalhar comportamentos da competência" ou a opção "Avaliar comportamentos da competência".

Você só pode escolher uma dessas opções, pois escolhendo uma, a outra fica indisponível.

Caso opte pela opção Detalhar comportamentos da competência, você poderá definir para ela "comportamentos esperados", "comportamentos que queremos" e "comportamentos que não queremos", os quais irão aparecer durante a Avaliação de Desempenho como informações adicionais da Competência a ser avaliada. Veja na imagem abaixo:

Caso você opte pela opção Avaliar comportamentos da competência, você poderá definir um ou mais comportamentos que compõem aquela competência e avalia-los separadamente na Avaliação de Desempenho, dentro da etapa Competências. Veja como configurar:

Clique em no símbolo + à direita da tela, adicione quantos comportamentos esperados você desejar.

Depois que finalizar, basta clicar em Salvar!

Você pode definir a ordem que os comportamentos irão aparecer nas telas de "responder à avaliação, relatório de performance individual, tela de calibração e no pdf do avaliado". É só mover os comportamentos e depois salvar.

Lembramos que é preciso primeiro criar os comportamentos e salvar e depois mudar a ordem e salvar.

Além disso, você pode mudar a ordem, mesmo com o ciclo já ativado e rodando.

A nova competência aparecerá automaticamente na lista de competências com todas as configurações prontas. Caso queira editá-la, posteriormente, basta clicar no ícone de edição.

E se achar necessário, você também pode baixar a lista de competências para um arquivo csv.

OBS - Se você quiser entender como transformar um arquivo csv. em uma planilha excel, leia este artigo aqui.


Pronto! 

Agora, você pode organizar melhor as informações da sua empresa dentro da plataforma, criando novas competências. 

A nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas! 

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