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Como criar um questionário no Elofy
Como criar um questionário no Elofy

Neste artigo, vamos te mostrar como funcionam os questionários no Elofy. Chega mais!!

Atualizado há mais de uma semana

Para que seja possível realizar uma pesquisa ou um ciclo de avaliação de desempenho, precisamos, antes, criar um questionário. Veja o passo a passo de como criá-los!!

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. A criação de questionários está restrita aos usuários com perfil de administrador, para saber mais clique aqui.

Passo 01

Para iniciar a criação de um questionário, acesse Configurações > Questionários.

Passo 02

Para criar um novo questionário, clique em + Criar questionário:

OBS - Para pesquisa de pulso, existe uma tela específica de criação do questionário, conforme pode ser visto na imagem abaixo, tendo em vista que para esse tipo de pesquisa, além de você pode criar perguntas "escala de opinião" do zero também pode utilizar o banco de perguntas da plataforma. Para entender mais, leia aqui.

Passo 03

O primeiro passo é definir o nome do questionário e depois escolher para qual tipo de pesquisa ele será utilizado, uma vez que as opções de questões mudam, de acordo com a pesquisa:

  1. Pesquisas: esse tipo de questionário serve para qualquer pesquisa padrão, como pesquisa de clima, de engajamento etc, e também para pesquisas temporais e pesquisas recorrentes. Leia aqui sobre os tipos de pesquisa dentro do Elofy!

  2. Avaliações de Desempenho: essa opção de questionário é específica para as avaliações de desempenho por resultados, feedbacks ou por potencial. As avaliações de desempenho são uma ferramenta importante para conhecer e medir o desempenho dos colaboradores em uma organização, sendo uma das principais funcionalidades dentro do Elofy.

  3. Enquetes: as Enquetes são pesquisas rápidas, geralmente curtas e objetivas. Quando enviadas, elas aparecem na tela "Minha Visão" logo acima das pendências.

  4. You Time: o You Time é utilizado para uma conversa entre colaborador e gestor após uma avaliação de desempenho, como uma espécie de fechamento. É semelhante aos 1-1s, porém possuí uma diferença no fluxo por necessitar de uma confirmação de recebimento por parte do colaborador.

  5. 1-1s: As reuniões one-on-one são conversas de alinhamento que podem ocorrer tanto entre gestores e colaboradores, como entre um colaborador com outro colaborador. É nesse tipo de questionário que criamos os templates para as one-on-one, com seus devidos talking points.

  6. Feedbacks: dentro da feature de feedbacks, você pode criar templates próprios para uso pelos colaboradores, de acordo com a cultura da empresa. Serve tanto para envio, como para solicitação de feedback.

  7. Desligamento: o questionário de Desligamento serve apenas para realizar as Pesquisas de Desligamento, que serão respondidas pela pessoa desligada, pelo gestor responsável e/ou pelo RH da empresa.

Passo 04

Para adicionar uma questão, clique em "adicionar questão".

Passo 05

A definição do tipo de questão é uma das etapas mais importantes no processo de criação de um questionário, pois, a partir da escolha do tipo de questão, será possível iniciar de fato a produção das questões que farão parte do questionário.

Ao clicar em "Adicionar questão", uma lista com algumas opções de tipo de questões estarão disponíveis para você escolher. Como dito anteriormente, as opções que aparecerão na lista variam de acordo com o tipo de questionário selecionado.

Existem as seguintes opções de questões:

  1. Pesquisa: Escolha única, qualitativa, rating, escala de opinião e NPS;

  2. Pesquisa de pulso: Escala de opinião;

  3. Avaliação de desempenho: Escolha única, escala de opinião, qualitativa e objetiva;

  4. Enquetes: Escolha única, rating e NPS;

  5. Youtime: Qualitativa;

  6. 1-1s: Talking points;

  7. Feedback: qualitativa;

  8. Desligamento: Escolha única, qualitativa, rating e NPS.

Um guia rápido sobre cada tipo de questão:

a) Escolha única: Você pode definir e digitar as opções que aparecerão na régua. Nesse tipo de questão, o usuário pode escolher uma entre as respostas disponíveis. Os números em porcentagem ao lado de cada opção de resposta significa a ordem em que elas aparecerão dentro da questão.

b) Qualitativa: Pergunta de campo aberto para que o respondente consiga escrever sua própria resposta.

c) Rating: É uma espécie de "avaliação". Na configuração da questão, você poderá escolher entre Estrelas (Satisfação) , Corações (Satisfação) e Emoticons. O respondente avaliará a questão de acordo com o tipo de rating escolhido:

É possível optar por escalas distintas, para as opções estrela e coração, conforme sinalizado nas imagens abaixo:

*Exemplo tipo de rating: ESTRELA:

*Exemplo tipo de rating: CORAÇÕES:

*Exemplo tipo de rating: EMOTICONS:

d) Questões NPS: São perguntas de satisfação para identificar os promotores, neutros e detratores da empresa. Ela possui as seguintes escalas: NPS 0-10, 1-10, 0-5, 1-5;

e) Escala de Opinião: Escala de concordância. É possível personalizar o texto de cada quadrante da régua, parametrizando com as seguintes opções: 1-4, 1-5 e 1-7;

A escala de opinião também é utilizada no questionário da pesquisa de pulso.

OBS - Uma vez que o questionário esteja vinculado à uma pesquisa EM ANDAMENTO não deve ser possível alterar o campo “Escala de pontos da régua”. Assim, só é possível alterar a escala da questão depois que as pesquisas vinculadas ao questionário estiverem no status “Finalizada”.

f) Objetiva: As questões objetivas são questões específicas da Avaliação de Desempenho. Elas funcionam da mesma forma que as questões de escolha única, a diferença é que elas podem ser definidas como uma régua para uma avaliação de desempenho quando necessitarmos de uma régua diferente da régua configurada no ciclo.

As configurações são exatamente iguais às configurações da questão de escolha única.

g) Talking points: Os talking points são questões qualitativas específicas para os questionários de 1-1's. Com os talking points definimos quais vão ser os tópicos de conversa quando formos realizar uma reunião de 1-1.

Apesar de constar no questionário, os campos de categoria, ordem, obrigatório, justificativa e descrição da pergunta não funcionam no template da 1:1.

Passo 06

Entendido como funcionam as questões a serem adicionadas, agora é só seguir os próximos passos e o questionário estará pronto para ser utilizado em uma pesquisa:

  1. Categoria: Selecione uma categoria que contemple a questão. A categoria serve para segmentar o questionário, possibilitando uma melhor visualização e organização.

    • Você pode selecionar uma das opções existentes ou criar uma nova categoria;

  2. Ordem: Diz respeito a apresentação das perguntas na pesquisa;

  3. Obrigatório: Ao marcar essa opção, a pergunta obrigatoriamente precisa ser respondida para o usuário conseguir finalizar a pesquisa;

  4. Justificativa: Para as perguntas que contenham o campo "justificativa", isto é, um campo para explicar porque o usuário selecionou aquela opção, o campo se torna obrigatório para os usuários na hora de responder a pesquisa.

  5. Descrição: Descreva a pergunta, se desejar.

Não esqueça de salvar! Feito isso, o questionário já estará disponível na sua lista de questionários e você poderá editá-lo quando quiser.

Observação: Sugerimos que você não altere um questionário durante uma avaliação de desempenho ou durante uma pesquisa, principalmente, se já tiverem sido respondidas, visto que se adicionarmos mais opções de resposta ou se deletarmos alguma pergunta, por exemplo, pode ocorrer alguma perda de dados.


Pronto!

Agora você já sabe como produzir o questionário ideal para a situação que você deseja!  

Se ficar com alguma dúvida, conta com a gente 😉

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