Todas as coleções
Avaliação de Desempenho
Configurando a Avaliação de Desempenho
Como criar um questionário para avaliação de desempenho
Como criar um questionário para avaliação de desempenho

Aprenda como criar questionários para a Avaliações de Desempenho, utilizados para a avaliação por resultados, por potencial e por feedbacks!

Atualizado há mais de uma semana

A avaliação de desempenho pode ser feita por 5 critérios diferentes e opcionais: análise dos resultados dos colaboradores, avaliação das competências, avaliação por valores, por potencial e por feedbacks.

Alguns deles são configuradas previamente nas configurações da empresa, outros necessitam de um questionário para avaliação de desempenho.

As avaliações que precisam de questionário obrigatoriamente são a avaliação por potencial e por feedbacks. A avaliação por resultados pode ser feita de quatro formas diferentes: por iniciativas, por OKR's, por papéis e responsabilidades (que são configurados previamente) ou por um questionário também.

Vamos ver neste artigo como criar um questionário para avaliação de desempenho e configurar esses três tipos de avaliação de desempenho!

OBS - Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Apenas os administradores da empresa na plataforma poderão criar questionários, para saber mais clique aqui.

Para isso, acesse em Configurações >Perfis > Administrador > Aba Admin > Questionários. Em seguida, ative as opções "visualiza e edita" para empresa:

Passo 01

Para iniciar o processo, primeiro precisamos criar um questionário.

Para acessar a tela e iniciar a criação de um questionário, acesse Configurações > Questionários.

Para criar um novo questionário, clique em + Criar questionário:

Passo 02

Configurando o Questionário

  1. Nome do questionário:

    Defina o nome do questionário.

  2. Qual o tipo do questionário:

    Selecione a opção "Avaliação de Desempenho".

  3. Status:

    Selecione o status do questionário.

Passo 03

Adicionando questões no Questionário

Ao clicar em "Adicionar questão", uma lista com algumas opções de tipo de questões estarão disponíveis para você escolher. Como dito anteriormente, as opções que aparecerão na lista variam de acordo com o tipo de questionário selecionado.

Para o tipo de questionário de Avaliação de Desempenho, é possível escolher quatro diferentes tipos de questão: "Escolha Única", "Escala de Opinião", "Qualitativa" e "Objetiva".

a) Escolha única: Você pode definir e digitar as opções que aparecerão na régua. Nesse tipo de questão, o usuário pode escolher uma entre as respostas disponíveis. Os números em porcentagem ao lado de cada opção de resposta significa a ordem em que elas aparecerão dentro da questão.

b) Escala de Opinião: Escala de concordância. É possível personalizar o texto de cada quadrante da régua de favorabilidade, parametrizando em uma escala de 1-4, 1-5 ou 1-7 pontos, de acordo com a sua pesquisa. Confira:

OBS - Uma vez que o questionário esteja vinculado à uma pesquisa EM ANDAMENTO não deve ser possível alterar o campo “Escala de pontos da régua”. Assim, só é possível alterar a escala da questão depois que as pesquisas vinculadas ao questionário estiverem no status “Finalizada”.

c) Qualitativa: Pergunta de campo aberto para que o respondente consiga escrever sua própria resposta (geralmente utilizada na avaliação por feedbacks):

d) Objetiva: Por fim, as questões objetivas são questões específicas da Avaliação de Desempenho. Esse tipo de questão é utilizado quando necessitarmos de uma régua diferente da régua configurada no ciclo, visto que ele pode funcionar como uma régua personalizada.

As configurações são exatamente iguais às configurações da questão de escolha única, com a única diferença que, agora, os números em porcentagem ao lado de cada opção de resposta significam o score daquele ponto.

Passo 04

Não esqueça de salvar! Feito isso, o questionário já estará disponível na sua lista de questionários e você poderá editá-lo quando quiser.

Observação: Sugerimos que você não altere um questionário durante uma avaliação de desempenho, principalmente se já tiverem sido respondidas, visto que se adicionarmos mais opções de resposta ou se deletarmos alguma pergunta, por exemplo, pode ocorrer alguma perda de dados.

Passo 05

Agora que o seu questionário para avaliação de desempenho está pronto, você pode só precisa selecioná-lo na sua fase de avaliação de desempenho, seja ela de resultados, potencial ou feedbacks.


PRONTO!

Agora você já sabe como produzir o questionário para avaliação de desempenho, podendo configurar avaliações do tipo pontecial, feedbacks e resultados com questionários.

Se ficar com alguma dúvida, conta com a gente 😉

Respondeu à sua pergunta?