O RH tem grande importância na Gestão de Metas da empresa, pois deve fazer todas as configurações no sistema e participar do desenvolvimento de objetivos e resultados chaves. Após isso, também participam fazendo as medições dos resultados.

Pensando nisso, criamos esse artigo com a jornada do RH, afim de auxiliar você com os passos da gestão de metas!

Siga os passos abaixo para iniciar esse processo. 😄

Configurações

Passo 1 - Atualizando Tipos de Objetivos

Para iniciar o desenvolvimento de direcionadores e objetivos, você deve configurar o nome dos tipos de Objetivos. Clique aqui para conferir como atualizar esses nomes dentro da página de empresa (Passo 3).

Passo 2 - Configurando Ciclos

Após a configuração dos tipos de objetivos, você deve criar os ciclos de cadastro dos objetivos. Dessa maneira, você pode personalizar dados como nome do trimestre, metodologia utilizada e até replicar Resultados Chaves globais para todos os objetivos. Clique aqui para saber como configurar um ciclo.

Desenvolvimento

Passo 3 - Criando Objetivos Globais

Para iniciar o desenvolvimento e configuração dos objetivos, você deve criar Objetivos Globais da sua empresa (direcionadores). Esse objetivo apontará para onde a empresa quer ir, qual o seu maior objetivo para o período. Clique aqui para conferir como cadastrar um objetivo global/direcionador.

Passo 4 - Criando Objetivos

Após finalizar a criação do Objetivo Global, você deve começar a desenvolver os objetivos filhos. Esses objetivos irão medir o progresso do direcionador, apontando o nível de conclusão da meta. Clique aqui para saber como criar um Objetivo.

Passo 5 - Criando Resultados Chaves

Para medir o progresso dos Objetivos, você precisa de Resultados Chave. São eles que dirão se você está perto de atingir essa meta e ajudarão à alcançar o objetivo maior da empresa. Clique aqui para saber como criar Resultados Chaves.

Além de criar Objetivos chaves padrões, você pode utilizar o RC de manutenção. Esse tipo de RC deve ser utilizado quando é preciso manter o valor da meta. Clique aqui para aprender a utilizar essa ferramenta.

Após criar um Resultado Chave, você pode importá-lo para outros Objetivos sem que tenha que criá-lo mais de uma vez. Para saber como importar resultados chave, clique aqui.
OBS.: Resultados Chave importados são medidos apenas no resultado chave original, e o progresso deles é atualizado ao fim do dia.

Ao finalizar a criação dos RC, você deve medi-los e acompanhar os resultados. Clique aqui para saber como medir um Resultado Chave e monitorar seus resultados.

Passo 6 - Criando Atividades

Alguns Resultados Chaves necessitam de Atividades, como por exemplo, os planos de ação. Esse tipo de resultado chave não é medido em números, mas sim em tasks que vão sendo finalizadas. Para saber como criar Atividades, clique aqui.

Para saber como medir uma Atividade, clique aqui.

Você pode fazer o acompanhamento das Atividades acessando a tela de planos de ação. Para conferir como fazer o acesso, clique aqui.

Relatórios

Após a definição e configuração de todos os Objetivos e Resultados Chave, você deve fazer o acompanhamento e visualização desses dados. Confira abaixo todos os relatórios que o Elofy oferece.

Ao criar os Objetivos, o detalhe do direcionador terá alguns dados pra que você acompanhe informações, como número de objetivos concluídos ou em andamento, porcentagem de participação por times e número de objetivos por trimestre. Para conferir esse relatório, clique aqui.

Com isto, você pode ter uma visão global de direcionadores e objetivos estratégicos, da porcentagem de conclusão e acesso aos Resultados Chave. Para saber como visualizar o relatório de Visão Empresa, clique aqui.

É possível visualizar os direcionadores e objetivos de forma hierárquica, visualizando o vínculo de objetivos globais com objetivos filhos e toda a hierarquia entre eles. Clique aqui para conferir onde visualizar o organograma de metas.

Se você preferir ter uma visão geral de todos os resultados chave e objetivos em formato de tabela, com dados como valor atual, meta e progresso da conclusão, você pode visualizar a tela de OKR's, clicando aqui.

Além disso, você pode ter uma visão geral de direcionadores e objetivos da sua empresa, visualizando o relatório de Dashboard. Para saber como acessar essas informações, clique aqui.

Outras ações

Após ter feito todas as configurações e desenvolvimento dos direcionadores, objetivos e resultados chave, pode ser que você queira inativar um objetivo ou até mesmo fazer comentários em algumas atividades.

Objetivos

Para saber como editar um objetivo, clique aqui. Ao editar um objetivo, você pode alterar informações como nome, trimestre, descrição, progresso e hierarquia. 

É possível, também, inativar um objetivo. Para saber como concretizar essa ação, clique aqui.

Faça alguns comentários sobre o progresso do objetivo clicando aqui.

Resultados chave

Clique aqui para saber como editar um resultado chave, e clique aqui para saber como excluí-lo.

Atividades

Clique aqui para saber como editar uma atividade. É possível inativá-la caso prefira, para isso, clique aqui.
Além disso, assim como nos objetivos, é possível fazer comentários sobre o progresso. Para saber como fazer comentários em atividades, clique aqui.

Check in

Você pode fazer um check in rápido do progresso dos seus resultados chave acessando a tela de Visão Empresa. Para saber o que é um check in e como fazê-lo, clique aqui.

Workflow de aprovação de metas

Você pode ativar, também, o workflow de aprovação de metas, que faz com que o gestor tenha que aprovar o objetivo criado pelo colaborador para que seja de fato inserido na plataforma.
Para saber como funciona e como ativar essa ferramenta, clique aqui e siga a lista de artigos.

PRONTO!

Agora você já sabe quais às suas responsabilidades no processo de gestão de metas como RH!

A nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas! 

Encontrou sua resposta?