Os Gestores têm grande importância na Gestão de Metas da empresa, pois devem participar do desenvolvimento de objetivos e resultados chaves, além de poder aprovar ou reprovar metas. Além disso, também participam fazendo as medições dos resultados.

Pensando nisso, criamos esse artigo com a jornada do Gestor, afim de auxiliar você com os passos da Gestão de Metas!

Após algumas informações serem cadastradas no Elofy sobre a sua empresa, siga os passos abaixo para iniciar o processo. 😄

Desenvolvimento

Passo 1 - Criando Objetivos Globais

Para iniciar o desenvolvimento e configuração dos objetivos, você deve criar Objetivos Globais da sua empresa (direcionadores). Esse objetivo apontará para onde a empresa quer ir, qual o seu maior objetivo para o período. Clique aqui para conferir como cadastrar um objetivo global/direcionador.

Passo 2 - Criando Objetivos

Após finalizar a criação do Objetivo Global, você deve começar a desenvolver os objetivos filhos. Esses objetivos irão medir o progresso do direcionador, apontando o nível de conclusão da meta. Clique aqui para saber como criar um Objetivo.

Passo 3 - Criando Resultados Chave

Para medir o progresso dos Objetivos, você precisa de Resultados Chave. São eles que dirão se você está perto de atingir essa meta e ajudarão à alcançar o objetivo maior da empresa. Clique aqui para saber como criar Resultados Chave.

Além de criar Objetivos chaves padrões, você pode utilizar o RC de manutenção. Esse tipo de RC deve ser utilizado quando é preciso manter o valor da meta. Clique aqui para aprender a utilizar essa ferramenta.

Após criar um Resultado Chave, você pode importá-lo para outros Objetivos sem que tenha que criá-lo mais de uma vez. Para saber como importar resultados chave, clique aqui.
OBS.: Resultados Chave importados são medidos apenas no resultado chave original, e o progresso deles é atualizado ao fim do dia.

Ao finalizar a criação dos RC, você deve medi-los e acompanhar os resultados. Clique aqui para saber como medir um Resultado Chave e monitorar seus resultados.

Passo 4 - Criando Atividades

Alguns Resultados Chaves necessitam de Atividades, como por exemplo, os planos de ação. Esse tipo de resultado chave não é medido em números, mas sim em tasks que vão sendo finalizadas. Para saber como criar Atividades, clique aqui.

Para saber como medir uma Atividade, clique aqui.

Você pode fazer o acompanhamento das Atividades acessando a tela de planos de ação. Para conferir como fazer o acesso, clique aqui.

Relatórios

Após a definição e configuração de todos os Objetivos e Resultados Chave, você pode fazer o acompanhamento e visualização desses dados. Confira abaixo todos os relatórios que o Elofy oferece.

Ao criar os Objetivos, o detalhe do direcionador terá alguns dados pra que você acompanhe informações, como número de objetivos concluídos ou em andamento, porcentagem de participação por times e número de objetivos por trimestre. Para conferir esse relatório, clique aqui.

Com isto, você pode ter uma visão global de direcionadores e objetivos estratégicos, da porcentagem de conclusão e acesso aos Resultados Chave. Para saber como visualizar o relatório de Visão Empresa, clique aqui.

É possível visualizar os direcionadores e objetivos de forma hierárquica, visualizando o vínculo de objetivos globais com objetivos filhos e toda a hierarquia entre eles. Clique aqui para conferir onde visualizar o organograma de metas.

Se você preferir ter uma visão geral de todos os resultados chave e objetivos em formato de tabela, com dados como valor atual, meta e progresso da conclusão, você pode visualizar a tela de OKR's, clicando aqui.

Além disso, você pode ter uma visão geral de direcionadores e objetivos da sua empresa, visualizando o relatório de Dashboard. Para saber como acessar essas informações, clique aqui.

Outras ações

Após estas etapas é possível que você queira inativar um objetivo ou até mesmo fazer comentários em algumas atividades. Confira como:

Objetivos

Para saber como editar um objetivo, clique aqui. Ao editar um objetivo, você pode alterar informações como nome, trimestre, descrição, progresso e hierarquia. 

É possível, também, inativar um objetivo. Para saber como concretizar essa ação, clique aqui.

Faça alguns comentários sobre o progresso do objetivo clicando aqui.

Resultados chave

Clique aqui para saber como editar um resultado chave, e clique aqui para saber como excluí-lo.

Atividades

Clique aqui para saber como editar uma atividade. É possível inativá-la caso prefira, para isso, clique aqui.
Além disso, assim como nos objetivos, é possível fazer comentários sobre o progresso. Para saber como fazer comentários em atividades, clique aqui.

Check in

Você pode fazer um check in rápido do progresso dos seus resultados chave acessando a tela de Visão Empresa. Para saber o que é um check in e como fazê-lo, clique aqui.

Workflow de aprovação de metas

Os gestores podem aprovar, ou reprovar, objetivos criados pelo colaboradores, para que sejam de fato inseridos na plataforma.
Para saber como funciona e como ativar essa ferramenta, clique aqui e siga a lista de artigos.

PRONTO!

Agora você já sabe quais às suas responsabilidades no processo de Gestão de Metas como Gestor!

A nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas! 

Encontrou sua resposta?