Todas as coleções
Avaliação de Desempenho
Resultados da Avaliação de Desempenho
Como acessar a tela de resultados e calibração, utilizar os recursos e calibrar as notas dos avaliados
Como acessar a tela de resultados e calibração, utilizar os recursos e calibrar as notas dos avaliados

Neste artigo, vamos te ensinar a acompanhar os resultados de uma avaliação de desempenho e calibrar as médias dos colaboradores. Chega mais!

Atualizado há mais de uma semana

Após a realização de uma avaliação de desempenho, você conseguirá acompanhar as notas dos avaliados, bem como calibrar as médias, caso seja necessário.

A calibragem da avaliação de desempenho tem a finalidade de promover um tratamento mais igualitário entre os profissionais, contribuindo para legitimar as decisões futuras.

Dividimos este artigo em três partes, clique em uma das opções abaixo para ir direto ao que deseja:

Como visualizar e utilizar os recursos da tela de resultados e calibração

Passo 01

Acesse carreira > resultados e calibração.

Passo 02

Aplique filtros para melhorar a sua visualização e defina quais informações serão mostradas.

Passo 03

Além dos filtros, você também consegue aplicar mais três tipos de visualizações:

  1. Dados gerais: É possível definir quais colunas você quer ver na análise dos resultados e calibração.

    • Não incluir gestores: não apresentar os resultados dos usuários gestores;

    • Informações complementares: gestor avaliador, time, cargo, tempo de empresa, status do colaborador;

    • Remuneração: porcentagem atual e porcentagem recomendada da remuneração da cada colaborador. Essa porcentagem recomendada, vai de acordo com a parametrização feita para a 9box, para saber mais clique aqui. Exemplo:

    • Histórico: nota da última avaliação;

    • 9box: quadrante que o colaborador se encontra.

  2. Etapas: diz respeito as etapas da avaliação (competências comportamentais, competências, resultados, potencial e qualitativo).

    OBS - A etapa competência comportamental é o mesmo que a etapa de valores e a etapa de qualitativo é o mesmo que feedbacks.

    OBS - A etapa qualitativo não irá mostra notas, caso as perguntas tenham sido abertas. Assim, só será apresentado algum dado, caso tenha sido utilizado régua.

  3. Amplitude: diz respeito ao tipo de avaliação feita (autoavaliação, gestor, clientes, pares e times).

OBS - A aplicação de "etapas e amplitude" são obrigatoriamente cumulativas, ou seja, é preciso escolher uma opção de cada para funcionar. Dessa forma, você conseguirá ver a nota geral de cada etapa, atribuída pelo próprio colaborador, gestor, time, pares ou clientes.

Passo 04

Na tela de resultados e calibração, você também visualizará o resultado final de cada usuário, bem como a parte de calibragem, pdf e gráficos.

Como interpretar o relatório exportado de resultados e calibração

Passo 01

Primeiro faça o download da planilha em Excel, clicando em 'exportar':

Clicando em exportar, você tem acesso a duas opções:

  • Exportar planilha CSV - nessa opção, você baixa a planilha com os dados da tela de resultados e calibração. Essa planilha traz as informações apresentadas no passo 02, a seguir.

    OBS - Neste artigo aqui, você pode aprender como transformar um arquivo csv. em uma planilha excel.

  • Exportar PDFs de resultados dos avaliados - nessa opção, você pode baixar os PDFs com os resultados dos avaliados de três formas:

    • Nenhum → Exporta todos os relatórios em tela

    • Separado por Time → Exporta todos os relatórios separados por pasta, conforme os times diretos dos usuários

    • Separado por Gestor → Exporta todos os relatórios separados por pasta, conforme Gestores diretos dos usuários.

    OBS - Os relatórios em PDF serão enviados para o seu e-mail no formato zip.

Passo 02

Após fazer o download dos dados da tela de resultados e calibração, você terá acesso a planilha que contém as seguintes colunas:

  • ID ciclo e nome ciclo

  • ID usuário, nome do usuário e status do usuário (ativo ou inativo)

  • Tipo cargo e cargo

  • Time

  • Nível de responsabilidade

  • ID Gestor e nome do Gestor

  • Potencial Auto: Nota da autoavaliação, na fase de potencial

  • Potencial Gestor: A média das notas dos Gestores, na fase de potencial

  • Potencial Gestor Calibrado: A média calibrada das notas dos Gestores, na fase potencial

  • Potencial Gestor Original: A média das notas dos Gestores, na fase de potencial, antes da calibração

  • Potencial Equipe: A média das notas dos colaboradores da equipe, na fase potencial

  • Potencial Par: A média das notas dos avaliadores pares, na fase potencial

  • Potencial Clientes: A média das notas dos avaliadores clientes, na fase potencial

  • Potencial Média Final: A média ponderada de todas as avaliações realizadas na fase potencial, de acordo com o peso de cada tipo de avaliação configurado pelo RH. Exemplo:

  • Potencial Conceito Final: O conceito final, conforme o ponto da régua da avaliação, em que o avaliado tenha ficado, a partir da média ponderada da fase potencial (ex: Na fase potencial, o avaliado X ficou com a média ponderada de 4 que na régua da avaliação significa 'muito bem')

  • Competências Auto, Competências Gestor, Competências Equipe, Competências Pares, Competências Clientes, Competências Gestor Original, Competências Gestor Calibrado, Competências Média Final e Competências Conceito Final: Segue as mesmas explicações dadas para a fase potencial, mas aplicada ao contexto da fase de competências

  • Resultados Auto, Resultados Gestor, Resultados Equipe, Resultados Pares, Resultados Clientes, Resultados Gestor Original, Resultados Gestor Calibrado, Resultados Média Final e Resultados Conceito Final: Segue as mesmas explicações dadas para a fase potencial, mas aplicada ao contexto da fase de resultados

  • Valores Auto, Valores Gestor, Valores Equipe, Valores Pares, Valores Clientes, Valores Gestor Original, Valores Gestor Calibrado, Valores Média Final e Valores Conceito Final: Segue as mesmas explicações dadas para a fase potencial, mas aplicada ao contexto da fase de valores

  • Feedback Auto, Feedback Gestor, Feedback Equipe, Feedback Pares, Feedback Clientes, Feedback Média Final e Feedback Conceito Final: Segue as mesmas explicações dadas para a fase potencial, mas aplicada ao contexto da fase de feedbacks

  • Liberado Para Visualizar: Relatório da performance individual liberado para visualização pelos avaliados

  • Avaliação Média Final: A média ponderada de todas as fases da avaliação, de acordo com o peso definido para cada fase, a partir do tipo de avaliação. Exemplo:

  • Avaliação Conceito Final: O conceito final, conforme o ponto da régua, em que o avaliado tenha ficado, a partir da média ponderada final da avaliação de desempenho (ex: O avaliado X ficou com a média ponderada de 4, no resultado final, que na régua da avaliação significa 'muito bem')

  • Avaliação Conceito Final Calibrado: O conceito final, conforme o ponto da régua, em que o avaliado tenha ficado, a partir da média ponderada calibrada da avaliação de desempenho (ex: Após a calibração, o avaliado X ficou com a média ponderada de 5, no resultado final, que na régua da avaliação significa 'excelente')

  • Avaliação Anterior Média Final: A média ponderada final da avaliação de desempenho do ciclo anterior

  • Avaliação Anterior Conceito Final: O conceito final da avaliação de desempenho do ciclo anterior

  • Diferença:

    • 2 - diminiu a nota, em relação ao ciclo anterior

    • 1 - aumentou a nota, em relação ao ciclo anterior

    • 0 - a nota do ciclo se manteve igual, em relação ao ciclo anterior

  • NBox Original: A posição do avaliado na 9box, a partir da média ponderada final da avaliação de desempenho (ex: o avaliado X ficou com a média ponderada final de 4 que se enquadra no box 'forte desempenho' na 9box)

  • NBox Calibrado: A posição do avaliado na 9box, a partir da média ponderada calibrada da avaliação de desempenho (ex: o avaliado X ficou com a média ponderada calibrada de 5 que se enquadra no box 'alto potencial' na 9box)

  • Faixa Remuneração Atual: A posição da remuneração atual do avaliado, com base na parametrização da 9box (ex: com base no ciclo anterior, o avaliado X se encontra na remuneração atual de 80%-100% que é o box 5)

  • Faixa Remuneração Indicada: A recomendação da remuneração, com base na posição do avaliado na 9box, a partir da parametrização realizada (ex: o Avaliado X ficou no box 9, alto potencial, isso significa que a remuneração indicada para ele é de 110-120%)

  • Data de atualização

Como calibrar as notas dos avaliados

Atenção - A calibragem é apenas para as notas dadas pelos Gestores, mas também é possível liberar a etapa de calibração para equipe.

Passo 01

Caso a avaliação já esteja liberada para calibração, aparecerá ao lado do nome do usuário, um ícone azul de "ferramenta". Clique nele, para ir para tela de calibragem.

Passo 02

Na nova tela, calibre as notas conforme o desejado:

  1. Legenda: Para calibrar a nota de cada pergunta das etapas da avaliação, observe a legenda disponibilizada. São os temos "IV, IR, SR, MB e E" que você irá utilizar na calibração;

  2. Calibrar: Para calibrar cada pergunta, clique na caixa "calibrada" que será aberta as opções para você escolher;

  3. Notas: Ao lado do campo de calibrar, você acompanha as notas que foram registradas na avaliação, em cada etapa, por cada responsável, de acordo com a configuração do ciclo;

  4. Comentários: Clicando no ícone de comentário, você consegue ver o que foi registrado durante a avaliação, bem como registrar novos comentários;

  5. Média: a medida que as calbrações forem sendo feitas para cada pergunta, ao final irá aparecer a média final daquela etapa da avaliação;

  6. Etapas: Ao terminar cada etapa, clique na próxima para dar sequência a calibragem;

  7. Salvar: Ao final de cada etapa da calibragem, clique em salvar, antes de prosseguir para as próximas.

Outras formas de calibragem

Calibragem individual de cada etapa, na tela de resultados e calibração

Passo 01

Na tela de resultados e calibração, escolha as etapas que quer calibrar, bem como a amplitude de avaliação.

Passo 02

Na tabela com os resultados da avaliação, veja quais etapas podem ser calibradas e clique no ícone de "ferramenta azul". Ao clicar no ícone, será aberta uma tela lateral para você calibrar aquela etapa.

Calibre as notas, conforme ensinado na sessão anterior e depois clique em "salvar calibração".

Calibragem em uma única etapa, na tela de resultados e calibração

Passo 01

Na tela de resultados e calibração, existe a opção de realizar a calibragem apenas pelo conceito final, sem precisar calibrar, individualmente, cada etapa.

Arraste a barra da tela até o final para encontrar o campo de calibração.

Passo 02

Ao final da tabela, você irá encontrar um campo chamado "conceito final". Por lá, é possível definir apenas o novo conceito da avaliação do usuário. Escolha a nova opção e a calibragem estará concluída.

Calibragem pela tela 9box

Também é possível calibrar a nota dos avaliados pela tela da 9box, caso você tenha permissão de acesso (perfil administrador > aba carreira > visualiza e edita para empresa na 9box), definindo o novo quadrante que o colaborador será colocado. Para saber mais, clique aqui.

Calibragem pela tela de carreira

Na tela de carreira, você também consegue acessar a tela de calibração das notas dos avaliados, caso você tenha permissão de acesso (perfil administrador > aba carreira > visualiza e edita para empresa em carreira).

Passe o mouse em cima da linha do usuário e clique em "consenso" para acessar a tela de calibragem.


Em Resultados e calibração é importante saber:

  1. A nota do colaborador só irá aparecer no momento que houver uma nota final calculada, se apenas uma fase ou um avaliador que não contabiliza para a média final estiver finalizada, não haverá uma linha para esse colaborador.

  2. O colaborador não consegue visualizar sua própria nota nessa aba, visto que ele poderia realizar a calibração. Para que o administrador por exemplo visualize sua própria nota é necessário que o gestor dele faça a liberação.


Pronto!

Agora, você já sabe como visualizar e calibrar a nota dos avaliados 😊

Se alguma dúvida não tiver sido esclarecida, entre em contato conosco. Faremos questão de ajudar você da melhor maneira possível. 



Respondeu à sua pergunta?