A Matriz de Desempenho e Potencial (Ninebox) é uma das ferramentas mais utilizadas no planejamento de sucessão e desenvolvimento.
Ela é muito valiosa para quem trabalha em gestão de talentos e para lideres de equipe. 

A Ninebox é uma ferramenta simples, mas muito eficaz, utilizada para avaliar o talento nas empresas. Essa matriz avalia os colaboradores em duas dimensões (podendo ser adaptável às preferências de cada empresa):  

  • Desempenho passado

  • Potencial futuro

Veja um exemplo:

É possível utilizar a Ninebox para ajudar a planejar ações que estimulem a motivação dos colaboradores e melhorem seu desempenho. As informações extraídas dos quadrados facilitam a conversa sobre o potencial de cada membro da equipe e como atingir seu nível máximo de desempenho. 

A Ninebox geralmente é utilizada em conjunto com outros métodos de avaliação dos colaboradores, como uma Avaliação de Desempenho 360°, embasando melhor o posicionamento de cada pessoa nos quadrantes e dando mais objetividade a alguns critérios que podem parecer subjetivos.

É importante ter critérios definidos para avaliar cada categoria e definir padrões que os colaboradores devem alcançar. Dessa maneira, você e sua equipe evitam julgamentos e avaliações subjetivas. Os critérios evitam injustiças, aumentam a assertividade e fazem com que a equipe aceite o processo com menos receio ou discordância. O importante é ser objetivo e transparente.

Além disso, não adianta utilizar a Ninebox sem dar feedbacks. Eles são peças-chave para o desenvolvimento. A constância da avaliação varia de empresa para empresa, mas é importante manter uma rotina para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores de acordo com os feedbacks dados pelos gestores.

Agora que você já sabe o que é a Ninebox, que tal implementar essa ferramenta utilizando o Elofy?
Para isso, confira nossos artigos abaixo:

Encontrou sua resposta?