Como criar objetivos

Neste artigo, vamos te ensinar a criar, editar e inativar objetivos. Chega mais!

Atualizado há mais de uma semana

O modelo de gestão por OKRs tem como objetivo estabelecer direções claras para impulsionar o crescimento de um negócio por meio de resultados-chaves e objetivos.

Os objetivos são formulados de forma a fornecer uma direção clara do que a empresa deseja conquistar. Eles são projetados não apenas para definir o que deve ser alcançado, mas também para manter todos os membros da equipe engajados e alinhados com a missão em questão.

Neste artigo, dividimos o conteúdo em três seções distintas para facilitar a sua busca. Clique em uma das opções abaixo para ir diretamente ao tópico de seu interesse:

Boa leitura!

➡️Como criar objetivos

Passo 01

Acesse + > Objetivo.

Passo 02

Siga as orientações abaixo para criar o objetivo:

  1. Período: Nesse campo, você especifica o período anual durante o qual o objetivo será válido. Após selecionar o período, não é possível alterá-lo posteriormente.

  2. Ciclos: Dentro do ano que você selecionou, seu objetivo vai se desdobrar em quantos trimestres (ou até semestres, quadrimestres..)? - isso dependerá dos ciclos que foram criados por sua empresa no período selecionado.

  3. Direcionador (opcional): Caso sua empresa utilize algum direcionador estratégico ou iniciativa principal, defina qual será o direcionador específico associado ao objetivo. Isso ajuda a alinhar os OKRs com os objetivos mais amplos da organização.

    • O alinhamento cria apenas uma relação hierárquica e não impacta no progresso, uma vez que cada objetivo se mede a partir dos próprios resultados-chaves.

  4. Nome: Dê um nome descritivo ao objetivo. Isso facilitará a identificação e a comunicação sobre ele na plataforma.

  5. Descrição: Forneça uma descrição clara e concisa do objetivo. Explique qual é o propósito do OKR e quais são as expectativas.

  6. Tipo do objetivo: Esse campo permite selecionar o tipo de objetivo, que pode ser individual, relacionado a um time específico ou compartilhado entre times. Essa seleção ajuda a definir a responsabilidade e o escopo do objetivo.

  7. Responsável (para o tipo individual): Defina quem será o responsável pelo OKR. Isso pode ser um gestor, um líder de equipe ou qualquer pessoa designada para monitorar e auxiliar na implementação do objetivo;

  8. Time: Aqui, você seleciona o time ou equipe que estará envolvido na busca do objetivo.

  9. Peso: Esse campo permite atribuir um peso relativo ao objetivo em relação aos outros objetivos. Isso ajuda a priorizar e direcionar os esforços em relação aos diferentes objetivos estabelecidos.

    • O peso do seu objetivo, normalmente, será 10 ou 100, mas certifique-se com o seu Gestor ou RH, qual o peso que ele possui, em relação as metas do seu time ou de toma empresa.

Opções avançadas (ambas opcionais):

  • Defina corresponsáveis pelo sucesso do objetivo;

  • Adicione tags para utilizar, posteriormente, como filtro de busca do objetivo.

Passo 03

Clique em finalizar para terminar a criação do objetivo ou em avançar para criar os resultados-chaves.

Veja como criar resultados-chaves,clicando aqui.


➡️Como editar objetivos

Passo 01

Acesse Estratégia > OKRs > Lista de OKRs.

Passo 02

Na lista de OKRs, clique no objetivo que você deseja atualizar as informações:

Passo 03

Ao clicar no objetivo, uma sidebar lateral será aberta contendo a régua de progresso, a aba de dados gerais e a timeline com o histórico de atualizações.

Régua de progresso: É a média do progresso dos resultados-chaves.

  • Se a sua empresa não usa faixa de atingimento, a cor da régua refletirá a cor do status definido pela plataforma.

  • O aspecto visual dela muda, de acordo com a utilização ou não das faixas de atingimento. Se a sua empresa não utiliza faixas, ela é apresentada da seguinte forma:

Aba geral, timeline e alinhados:

  1. Na aba de dados gerais ficam os principais dados do seu objetivo. Você pode editar os dados, desde que tenha a permissão necessária como responsável e/ou corresponsável.

    • Descrição do objetivo

    • Opção de envio do objetivo para aprovação do Gestor, saiba mais sobre essa funcionalidade aqui

    • Responsável do objetivo

    • Campo para adicionar corresponsável pelo resultado do objetivo

    • Possibilidade de definir se é um objetivo estratégico (o que muda é a visualização de uma estrela ao lado do objetivo):

    • Time do responsável pelo objetivo

    • Campo para estabelecer o nível de confiança do progresso do objetivo

      • Baixa - cor vermelho

      • Média - cor amarelo

      • Alta - cor verde

    • Período que o objetivo faz parte (você não pode mudar o período de um objetivo depois que ele é criado)

    • Ciclos do período que o objetivo faz parte (os ciclos sim são editáveis)

    • Campo para vinculação de tags que ajudam para filtrar suas buscas

    • Peso do objetivo, dentro da sua estratégia

    • O status de atualização (ele é automático e definido pelo próprio sistema, com base nos registros de medições das metas que fazem parte do contrato)

    • A possibilidade de ativar ou desativar o objetivo

  2. A aba timeline traz as últimas atualizações feitas no contrato, como alterações de dados. Além disso, por essa aba, você pode registrar comentários, conforme imagem abaixo:

  3. Por fim, a aba de alinhados traz os direcionadores e objetivos que o seu objetivo esteja vinculado hierarquicamente. Você pode fazer vinculações diretamente nesta aba.

Passo 04

Para acessar a tela de detalhes do objetivo, clique em "acessar objetivo".

Passo 05

Na tela de detalhes, você tem acesso a diversas informações que também são editáveis, de acordo com as permissões do seu perfil de acesso.

Parte 01

  • Régua de progresso: A régua de progresso é uma representação visual do andamento dos resultados-chaves incluídos no objetivo. Essa régua permite acompanhar visualmente o avanço do OKR ao longo do tempo.

    • Se a sua empresa não usa faixa de atingimento, a cor da régua refletirá a cor do status definido pela plataforma.

  • Check-ins pendentes das metas: Esse campo lista os check-ins que ainda não foram concluídos para os resultados-chaves do objetivo. Os check-ins são momentos de avaliação em que os colaboradores registram seu progresso, atualizam o status dos KRs e fornecem informações adicionais, se necessário. A listagem dos check-ins pendentes ajuda a identificar os KRs que ainda não foram acompanhados ou atualizados.

  • Iniciativas pendentes: Essa seção exibe as iniciativas ou ações relacionadas aos resultados-chaves do objetivo que ainda não foram concluídas. As iniciativas são atividades ou projetos específicos que devem ser realizados para alcançar os KRs estabelecidos. A listagem das iniciativas pendentes permite acompanhar o status e a progressão dessas ações.

  • Iniciativas concluídas: Essa seção mostra as iniciativas ou ações que foram concluídas com sucesso em relação ao OKR. Isso permite visualizar as realizações e os esforços concluídos em direção ao cumprimento das metas.

  • Exportar PDF: Essa opção permite gerar um arquivo em formato PDF contendo as informações do OKR e seu progresso. É útil para compartilhar ou imprimir o OKR e seus detalhes para fins de revisão, comunicação ou registro.

  • Adicionar resultado-chave: Esse campo permite adicionar um novo resultado-chave ao objetivo. Ao clicar nesse botão ou link, você será direcionado para uma tela onde poderá inserir os detalhes do novo KR, como nome, descrição, prazo e indicadores de sucesso. Isso facilita a expansão e a atualização do OKR, conforme necessário.

Parte 02

Em seguida, a tela traz a lista de resultados-chaves que são usados para medir o progresso e o sucesso do objetivo. Os KRs representam os resultados específicos que se espera alcançar para atingir o objetivo geral.

Além disso, a opção de inativar KRs oferece flexibilidade para adaptar e atualizar os indicadores conforme as necessidades e mudanças no ambiente organizacional.

Parte 03

A lista de objetivos vinculados exibe os objetivos relacionados que estão vinculados ao objetivo em análise. Esses objetivos podem ser outros objetivos estratégicos ou direcionadores da empresa.

Além disso, a funcionalidade de desvincular objetivos está disponível nessa tela. Isso permite remover a associação entre o objetivo em análise e outros objetivos vinculados. Essa opção pode ser útil quando há mudanças nos planos estratégicos, prioridades ou direcionamentos da organização, exigindo ajustes na estrutura dos objetivos.

Parte 04

A lista de iniciativas fornece uma visão geral das iniciativas ou ações específicas associadas aos resultados-chaves do objetivo. A lista de iniciativas ajuda a acompanhar e gerenciar as atividades que devem ser realizadas para alcançar os objetivos estabelecidos.

Você pode adicionar novas iniciativas as metas, clicando em +nova iniciativa.

Você pode ver os anexos de cada iniciativa, editá-las ou excluí-las:

Parte 05

Por fim, a aba lateral traz as informações gerais e a timeline do objetivo, conforme explicado anteriormente.


➡️Como inativar objetivos

Passo 01

Na tela de OKRs, clique no objetivo que deseja inativar.

Passo 02

Na aba geral, desative a opção ativo.

Passo 03

Confirme sua ação e pronto.

Depois você pode pesquisar por seus objetivos inativados, utilizando o filtro de status:


Pronto!

Agora você já sabe como criar, editar ou inativar um objetivo :)
A nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas! 

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