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Como criar objetivos e resultados-chaves

Nesse artigo, vamos te ensinar a criar objetivos e resultados-chaves de forma muito fácil!

Atualizado ontem

🙋 A criação e edição de resultados-chaves e objetivos estão disponíveis para o seu perfil, dependendo da configuração, para saber mais clique aqui.

O modelo de gestão por OKRs tem como objetivo estabelecer direções claras para impulsionar o crescimento de um negócio, proporcionando uma estrutura para alcançar os números que indicam esse crescimento.

Os resultados-chave (KRs) desempenham um papel crucial nesse modelo, pois servem como parâmetros para medir o progresso em direção aos objetivos. São metas menores e específicas que contribuem diretamente para a conquista do objetivo principal. Ao atingir os resultados-chave, é possível avaliar o quão próximo se está de alcançar o objetivo geral:

Clique em uma das opções abaixo para acessar diretamente o conteúdo de seu interesse.

1 Como criar objetivos​

➡️ Como criar objetivos

Passo 01 - Acesse

Acesse o "+" no canto superior direito da tela > Objetivo:


Passo 02 - Crie seu objetivo: período, ciclos, nome, descrição

Na tela de criação, o primeiro passo, é criar o objetivo. Para isso, você deve preencher os campos:

  1. Período: Especificar o período anual durante o qual o objetivo será válido. Após selecionar o período, não é possível alterá-lo posteriormente.

  2. Ciclos: Dentro do ano que você selecionou, seu objetivo vai se desdobrar em quantos trimestres (ou até semestres, quadrimestres..)? - isso dependerá dos ciclos que foram criados por sua empresa no período selecionado.

  3. Nome: Dê um nome descritivo ao objetivo. Isso facilitará a identificação e a comunicação sobre ele na plataforma.

  4. Descrição: Forneça uma descrição clara e concisa do objetivo. Explique qual é o propósito do OKR e quais são as expectativas.

Passo 03 - Crie seu objetivo: tipo, responsável, time e peso

Siga no preenchimentos dos campos:

  1. Tipo do objetivo: Selecionar o tipo de objetivo, que pode ser individual, relacionado a um time específico ou compartilhado entre times. Essa seleção ajuda a definir a responsabilidade e o escopo do objetivo.

  2. Responsável (para o tipo individual): Pode ser um gestor, um líder de equipe ou qualquer pessoa designada para monitorar e auxiliar na implementação do objetivo;

  3. Time: Seleciona o time ou equipe que estará envolvido na busca do objetivo.

  4. Peso: Atribuir um peso relativo ao objetivo em relação aos outros objetivos. Isso ajuda a priorizar e direcionar os esforços em relação aos diferentes objetivos estabelecidos.

    • O peso do seu objetivo, normalmente, será 10 ou 100, mas certifique-se com o seu Gestor ou RH, qual o peso que ele possui, em relação as metas do seu time ou de toma empresa.

Passo 04 - Crie seu objetivo: opções avançadas

Por fim, preencha (se quiser), as opções avançadas:

  • Defina corresponsáveis pelo sucesso do objetivo;

  • Adicione tags para utilizar, posteriormente, como filtro de busca do objetivo.

Depois, clique em finalizar:

Pronto! Agora que você criou o seu objetivo é hora de criar os resultados-chaves. Veja como:

➡️ Como criar resultados-chave

Passo 01 - Preenchimento dos campos

Muitos dos campos são semelhantes aos de criação de objetivos, confira:

  1. Nome: Aqui, você deve fornecer um nome descritivo e identificável para o KR. O nome deve ser claro e conciso, para que seja facilmente compreendido por todos os envolvidos.

  2. Peso do KR no objetivo: Esse campo indica o peso ou a importância relativa do KR em relação ao OKR.

    • É importante lembrar que a soma dos KRs não podem ultrapassar 10 ou 100, conforme a regra da empresa. Caso os resultados-chaves possuam pesos diferentes, isso servirá para uma compreensão do que é mais importante dentro do OKR (ex: KR 01 - 75 e KR 02 - 25).

  3. Descrição: Nesse campo, você pode adicionar uma descrição mais detalhada do resultado-chave. Isso pode incluir informações adicionais sobre o objetivo do KR e qualquer outra informação relevante que ajude a entender melhor o KR em questão.

  4. Responsável: Aqui, é necessário indicar a pessoa responsável pela execução e acompanhamento do resultado-chave. Isso ajuda a atribuir claramente as responsabilidades e garantir que haja um ponto de contato designado para o KR.

  5. Corresponsáveis (opcional): Existe alguma outra pessoa que contribuirá com o sucesso da meta?

  6. Periodicidade de Medição: Aqui, você seleciona a frequência com que o resultado-chave será medido e avaliado. Pode ser mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual, dependendo do ciclo de avaliação definido pela organização.

  7. Direção: Esse campo permite selecionar a direção do resultado-chave, isso é importante para KRs que envolvem indicadores ou métricas onde se deseja maximizar ou minimizar o valor obtido.

    • Menor Melhor: quando um KR deve ser menor do que o atual, utiliza-se este tipo (ex: reduzir em 20% a taxa de churn da empresa).

      • O ponto de partida não pode ser MENOR que o resultado final - exemplo correto: partida 50 e meta 30.

    • Maior Melhor: utilizada quando se tem a necessidade de alavancar o KR em relação ao atual (ex: aumentar em 55% a taxa NPS da empresa).

      • O ponto de partida não pode ser MAIOR que o resultado final - exemplo correto: partida 5 e meta 10.

    • Plano de Ação: é utilizado para resultados-chaves que são projetos de conclusão e a medição ocorre por iniciativas concluídas, por isso, nesse tipo os campos seguintes não são apresentados para preenchimento.

    • Manutenção: Um resultado-chave de manutenção refere-se a um objetivo estabelecido para manter um determinado estado, nível ou condição. Ao contrário de KRs de melhoria ou crescimento, em que o objetivo é avançar para um novo patamar, os KRs de manutenção têm o objetivo de preservar o status quo e garantir que algo permaneça em um determinado nível de desempenho ou funcionamento.

  8. Tipo de Informação: Esse campo permite especificar o tipo de informação relacionada ao KR, numeral, monetário ou percentual. Isso ajuda a definir a forma como o resultado-chave será acompanhado e medido.

  9. Unidade de Medida: Aqui, você especifica a unidade de medida associada ao KR e ao tipo de informação definido.

  10. Número de Casas Decimais: Nesse campo, você pode definir o número de casas decimais relevantes para ao KR, dependendo da precisão necessária na medição. Isso é particularmente útil quando se trata de KRs numéricos ou com valores fracionados.

  11. Fórmula de cálculo: aqui você define como o sistema irá calcular o progresso do seu resultado-chave, de acordo com as medições registradas:

    • Média simples - o sistema soma as medições e divide por 12

    • Média proporcional - o sistema soma as medições e divide pelo número total de medições realizadas (ex: meta x com periodicidade quadrimestral, o sistema irá somar as medições e dividir por 3)

    • Soma - o sistema soma as medições registradas

    • Última linha preenchida - o progresso é igual a última medição registrada, desconsiderando as anteriores

  12. Ponto de Partida: Esse campo indica o ponto de partida ou o status inicial em relação ao KR, ou seja, de onde você está saindo numericamente.

  13. Meta: Nesse campo, você define o valor ou o objetivo específico que deseja alcançar com o resultado-chave.

Passo 02 - Metas Parciais

Em seguida, você pode (opcional) inserir as metas parciais que são os valores que você precisa alcançar dentro de cada período de medição, para KRs elas são meramente visuais.

Passo 03 - Faixas de atingimento

Se a sua empresa utiliza faixas de atingimento por meta, isso significa que o progresso percentual da sua meta será traduzido em uma escala de notas, como por exemplo, de 1 a 5 ou de 1 a 3.

Quando a meta não alcança o percentual mínimo do ponto 1, o resultado é zerado. Da mesma forma, se a meta ultrapassa o percentual máximo do ponto 5, o resultado é fixado em 5.

Abaixo, você pode simular o valor exato para cada percentual definido. Caso tenha dúvidas, defina 100% para o ponto 3 e estabeleça os critérios das extremidades de acordo com as necessidades da sua empresa.

Ao lado da definição do percentual, é possível visualizar exatamente o valor correspondente a cada faixa da escala. Por exemplo, considerando um ponto de partida de 10 e uma meta de 100, ao atingir a nota 01 (80%), o valor alcançado seria 82.

Você tem a opção de editar o campo percentual para obter o valor exato correspondente ou editar o campo de valor exato para obter as porcentagens correspondentes, conforme necessário.

Essa funcionalidade permite uma adaptação flexível de acordo com as regras e critérios definidos pela empresa, fornecendo uma forma precisa de avaliar o progresso das metas de acordo com as faixas de atingimento estabelecidas:

Agora é só finalizar a sua criação:

📖 Para aprender a acessar, editar e fazer check-in dos resultados-chaves já criados, clique aqui.


Pronto!

Agora você já sabe como criar objetivos e resultados-chaves :)

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