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Diferenças dos tipos de objetivos e resultados-chaves e como utilizar cada um
Diferenças dos tipos de objetivos e resultados-chaves e como utilizar cada um

Se inspire nos modelos criados e entenda as diferenças.

Atualizado ontem

O objetivo deste artigo é te mostrar como utilizar os tipos de OKRs dentro da plataforma.

📖 Caso não saiba como funciona a metodologia de OKR, clique aqui.

Tipos de objetivos

Para a metodologia OKRs, no módulo estratégia, sua empresa pode optar entre ativar 01 tipo ou os 03 tipos de objetivos existentes.

Você define qual o tipo de objetivo que está criando na tela de criação de OKRs, conforme imagem abaixo:

➡️ Tipo 01 - Objetivo individual

O primeiro tipo de objetivo é o individual, isto é, quando apenas uma pessoa será responsável pelo atingimento.

Para o tipo individual é preciso definir quem será a pessoa ''dona'' do objetivo e a qual time ela pertence.

Quando um colaborador está criando seus próprios objetivos, não é preciso alterar os campos ''responsável'' e ''time'', tendo em vista que a plataforma já preenche automaticamente com as informações do usuário criador.

Mas se você é Gestor e está criando objetivos para os liderados, é só alterar o campo de responsável, bem como o campo de time, caso entenda necessário:

Exemplo de um objetivo individual 😉

Objetivo - Garantir que os clientes estejam satisfeitos com o atendimento do suporte da Elofy.

  • Responsável: Elô (esse é um objetivo só dela, ou seja, ninguém mais é responsável pelo atingimento).

  • Time: Customer Success.

➡️ Tipo 02 - Objetivo do time

O segundo tipo de objetivo é o de time, isto é, quando a responsabilidade pelo atingimento é de todas as pessoas que compõe um time.

Ou seja, se o time de marketing possui 05 funcionários, todos compartilharão a responsabilidade em atingir o objetivo criado.

A plataforma preenche, automaticamente, com o time do usuário criador, mas esse campo é editável. Assim, caso você seja o CEO da empresa, consegue criar objetivos para cada time e atribui-los corretamente:

Exemplo de um objetivo de time 😉

Objetivo - Tornar a Elofy conhecida nacionalmente.

  • Responsável: Time de marketing (isso significa que todos que fazem parte do time de marketing dividirão a responsabilidade pelo atingimento desse objetivo).

    • Geralmente, em objetivos de time, são estruturados KRs para cada membro do time que contribuem para alcançar o objetivo final.

➡️ Tipo 03 - Objetivo compartilhado

Por fim, o terceiro tipo é o compartilhado, quando um objetivo é de responsabilidade de mais de um time dentro da empresa.

Nesse caso, todos que fazem parte dos times responsáveis dividem o compromisso de atingir o objetivo final.

Assim como no caso anterior, o sistema preenche, automaticamente, apenas com o time do usuário criador, mas é possível alterar e adicionar outros times da empresa:

Exemplo de um objetivo compartilhado 😉

Objetivo - Superar o recorde de vendas de 2022.

  • Responsável: Time de marketing e vendas (isso significa que ambos os times se responsabilizam pelo atingimento do objetivo criado e compartilham os resultados-chaves que irão medir o progresso total).

➡️ Extra - Objetivo estratégico

Independentemente do tipo de objetivo criado, seja ele individual, de time ou compartilhado, é possível, posteriormente, definir que se trata de um objetivo estratégico para a empresa.

Isso significa que aquele objetivo possui uma prioridade ainda maior, em relação aos demais criados, pois ele irá trazer um impacto mais relevante para o crescimento do negócio.

Por exemplo, sabemos que aumentar as vendas é fundamental para entender e projetar o crescimento de um negócio. Dessa forma, conseguir aumentá-las é um objetivo essencial e estratégico para o crescimento da empresa, pois indica que a organização está faturando mais.

Então, é possível sinalizar que o objetivo de Superar o recorde de vendas 2022, compartilhado entre os times de marketing e vendas, é estratégico. Assim, todos os outros times ficarão alinhados sobre o planejamento das ações do negócio.

🚨A sinalização na plataforma é apenas visual, não impactando nos cálculos do sistema.

Qual a diferença de um objetivo estratégico para um direcionador?

Os direcionadores indicam para os times quais são os objetivos a longo prazo da empresa, dentro de um período de 01 ou até em períodos maiores de 3 ou 5 anos. Eles estão diretamente relacionados à missão do negócio.

Assim, geralmente, não é de responsabilidade individual de nenhum time ou de nenhuma pessoa atingi-los, visto que ele serve para direcionar a criação dos OKRs de todos. Por isso, eles acabam sendo atribuídos ao CEO.

Já um objetivo estratégico é um objetivo de uma pessoa ou de um time ou mais que vai trazer um impacto maior para que a empresa consiga alcançar os direcionadores criados.

Então, por exemplo, se o direcionador da Elofy é ''Se tornar a plataforma de gestão de pessoas referência do Brasil'', o objetivo estratégico ''Superar o recorde de vendas de 2022'' é estratégico na jornada de fazer o direcionador virar realidade.


Tipos de resultados-chaves

Dentro dos seus objetivos é preciso criar os resultados-chaves, pois eles ajudarão a traquear o seu progresso, isto é, o quão perto ou longe você está de alcançar o resultado final.

Na plataforma, você pode criar resultados-chaves de 04 tipos. Eles são definidos na tela de criação de OKRs, exceto o tipo de manutenção, conforme imagem abaixo:

➡️Tipo 01 - KR maior melhor

O primeiro tipo é o resultado-chave com direção maior melhor, ele mostra que você quer aumentar um determinado valor, isto é, alavancar seu resultado, em relação ao ponto de partida que é de onde você está saindo numericamente.

Assim, a sua meta final sempre será maior que o seu ponto de partida.

Recomendamos, nesse caso, a utilização de verbos que tragam um sentido de acréscimo para o seu resultado-chave: aumentar, ampliar, expandir, crescer, elevar...

Na plataforma, quando você opta pela direção maior melhor, é possível definir a periodicidade de registro de medição, o tipo de informação com a unidade de medida (número, monetário ou percentual), a quantidade de casas decimais e o seu ponto de partida e meta final.

Exemplo de um KR maior melhor 😉

Objetivo - Garantir que os clientes estejam satisfeitos com o atendimento do suporte da Elofy.

  • Resultado-chave maior melhor: Aumentar o NPS de satisfação de atendimento em 25% no quarter 02 de 2023.

➡️ Tipo 02 - KR menor melhor

Por outro lado, o resultado-chave com direção menor melhor mostra que você quer reduzir um determinado valor, isto é, sair de um ponto de partida maior e chegar a um resultado final menor.

Para este tipo, recomendamos o uso de verbos que mostrem que o seu objetivo é alcançar um valor menor do que o seu ponto de partida: reduzir, diminuir, restringir, abater...

Na plataforma, os recursos disponibilizados para o tipo maior melhor também estão presentes para o tipo menor melhor:

Exemplo de um KR menor melhor😉

Objetivo - Garantir que os clientes estejam satisfeitos com o atendimento do suporte da Elofy.

  • Resultado-chave menor melhor: Reduzir o número de chamados de reclamação sobre o produto em 25% no primeiro semestre de 2023.

➡️ Tipo 03 - KR Plano de ação

Em terceiro lugar, temos o resultado-chave do tipo plano de ação, ele é utilizado quando você precisa entregar algum projeto que é super importante para o atingimento do objetivo final.

A diferença do plano de ação para uma iniciativa é o impacto no objetivo, o plano de ação é algo maior que é medido pelas iniciativas que são tarefas menores entregues em partes para garantir que o resultado-chave tenha sucesso:

Para esse tipo, não existem opções como periodicidade, ponto de partida ou meta. O plano de ação é mensurado com base nas iniciativas criadas por você:

Exemplo de um KR plano de ação😉

Objetivo - Expandir os negócios da empresa para os Estados Unidos.

  • Resultado-chave plano de ação: Abrir uma filial da Elofy em Nova York.

➡️ Tipo 04 - KR de manutenção

Por fim, temos o resultado-chave do tipo manutenção, ele serve para quando você quer manter determinado valor porque isso será importante para atingir o seu objetivo final.

Diferente dos outros tipos, a definição do KR de manutenção acontece em uma etapa posterior ao processo de criação. Assim, primeiro você cria o resultado-chave do tipo maior melhor ou menor melhor e depois ativa a opção de manutenção.

Recomendamos que já no processo de criação, você defina o ponto de partida igual a meta e depois só ative a função de manutenção.

Mas caso você tenha criado um KR com partida e valor final diferentes, não tem problema, ao ativar a manutenção, a própria plataforma irá mudar o valor do ponto de partida para que fique igual ao valor da meta final.

Para esse tipo, recomendamos o uso de verbos que tragam o sentido de continuação: manter, continuar, permanecer, preservar...

A ativação do KR de manutenção acontece dentro do detalhe do resultado-chave, seja pela sidebar ou dentro da tela de detalhes:

Exemplo de um KR de manutenção 😉

Objetivo - Garantir que os clientes estejam satisfeitos com o atendimento do suporte da Elofy.

  • Resultado-chave manutenção: Manter a taxa de retornos de cards de bugs em 4%.


Agora você já deve está pronto para criar seus próprios OKRs, certo?!

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