Na Elofy, é possível personalizar cada tipo de acesso às mais diversas funcionalidades. Ou seja, nem sempre você tem permissão para realizar algumas ações, pelo nível de acesso que te foi dado.
Neste artigo, vamos te explicar sobre como funciona e como configurar esses acessos e suas funções.
Dividimos este artigo em quatro seções principais, para ir direto ao que deseja, clique em uma das opções abaixo:
Principais perfis de acesso do Elofy
Existem 3 principais tipos de Perfis na Elofy:
Colaborador:
Este perfil no geral tem acesso apenas às suas informações pessoais.
No geral, é aplicado apenas “visualiza” e “edita” nas permissões deste perfil.
Gestor:
Este perfil pode ter mais de uma modalidade:
Gestor Imediato:
Tem acesso às suas informações e a dos seus liderados diretos (colaboradores com o seu usuário como gestor no cadastro);
Este perfil em um geral acompanha apenas as configurações de “visualiza”, “edita”, “liderados” e “gestores”;
Gestor da área:
Tem acesso às suas informações, a dos seus liderados diretos (colaboradores com o seu usuário como gestor no cadastro) e a dos liderados dos seus liderados;
Este perfil em um geral acompanha as configurações de “visualiza”, “edita”, “liderados”, “gestores” e “time e liderados” ou “times acessíveis”.
OBS: Este perfil é utilizado para dar acesso a Heads, Diretores, Gerentes Sêniores que desejam visualizar toda a estrutura que está abaixo de si.
Administrador:
Este perfil é utilizado para dar acesso completo à plataforma para um colaborador.
Este perfil acompanha as configurações de “visualiza”, “edita” e “Empresa”.
A diferença entre administrador local e geral está no nível de acesso.
O que são perfis de acesso?
Você já deve ter visto que todas telas do Elofy possuem um filtro que permite até três níveis de acesso: Minha visão, Meu time e Empresa. Veja o exemplo em PDI:
O que define o que você enxerga quando acessa uma tela, se apenas uma das três opções ou todas, está diretamente conectado com o perfil de acesso atribuído ao cadastro do seu usuário.
O Perfil de acesso é uma funcionalidade que permite que qualquer empresa possa definir quais grupos de pessoas acessar o quê e em qual nível dentro da plataforma, sendo eles completamente customizáveis.
Como configurar perfis de acesso
Passo 1 - Acesso
Vá até o canto superior direito da tela e clique no ícone das Configurações (engrenagem) > Pessoas > e, em seguida, selecione Perfis.
Passo 2 - + Perfil
Ao acessar a página dos perfis, você será direcionado a uma página que contém uma lista de todos os perfis já existentes. Vá novamente até o canto superior direito da tela e clique em + Perfil:
Passo 3 - Preenchimento dos campos
Em seguida, novos campos de preenchimento irão aparecer e você deve preenchê-los da seguinte forma:
Nome do perfil: Dê um um nome ao seu novo perfil (ex: Colaborador, Gestor, Administrador).
Status: Escolha se o novo perfil ficará ativo ou inativo. Se você selecionar ativo, o perfil já estará disponível para ser selecionado e se estiver inativo, ele não estará disponível.
Descrição: Se desejar, adicione uma descrição ao perfil, especificando sua função, papel e acessos na empresa.
Tipo profissional: O tipo profissional deve corresponder ao nível de permissão que o usuário irá ter. Por exemplo, se estou criando um perfil de administrador, o tipo profissional deverá ser "Adm Geral", se for um perfil de contribuidor, o tipo profissional deverá ser "Contribuidor" e assim por diante.
Salvar: Após preencher tudo, é só clicar em salvar!
Passo 4 - Edição
Após clicar em salvar, a plataforma irá direcionar você de volta à pagina onde há todos os perfis já criados. O perfil que você acabou de criar estará lá!
Agora, você deve encontrar o perfil desejado na lista e clicar no ícone de “editar”, no final da linha:
Passo 5 - Módulos e funcionalidades
Após o clique, a página de edição do perfil irá abrir e novas opções de configuração irão aparecer, onde será possível definir tudo o que aquele perfil pode visualizar e/ou editar em cada área da plataforma: Estratégia, Conversas, Feedbacks, Carreira, Pesquisas, Reports, Admin e Grupo:
🚨 Caso a sua empresa adote ao mesmo tempo OKRs e contrato de metas, a tela de configurações será apresentada com o título de "configuração de estratégia", como o caso da imagem abaixo. Para saber onde ativar as opções, leia aqui.
Acessando a tela de qualquer uma dessas áreas, você verá que existem vários itens nos quais você pode escolher as permissões de: visualizar e editar.
👁️ Se você ativar apenas a opção "visualizar" significa que aquelas telas que possuem dados passíveis de serem editados, você só conseguirá visualizá-los.
✏️ Se você ativar a opção "editar", fornece a liberação para o usuário editar os campos presentes na feature em questão (permite que ele realize ações dentro da feature).
Ao ativar, automaticamente, o usuário também poderá "visualizar", por mais que você não ative a opção, visto que não é possível realizar uma edição sem visualizar os seus dados.
Passo 6 - Nível de permissão
Em um segundo momento, você definirá qual o nível de acesso aos dados do grupo que o perfil que você está criando terá. Nesta opção, iremos fornecer ao usuário o nível de permissão dentro da funcionalidade (o quanto de informação ele consegue visualizar e editar).
São apresentadas as opções: Empresa, Times e Liderados, Liderados, Gestores e Times Acessíveis
Se você não clicar em nenhuma das cinco opções, isso significa que as pessoas deste grupo só terão acesso ao nível "Minha visão" nas telas que possuem acesso.
Empresa: Esse campo dá acesso às informações de todos os usuários dentro da organização;
Time e Liderados: Terá acesso à todas as pessoas do seu time (time atrelado ao seu cadastro), bem como acesso às informações dos seus liderados diretos (colaboradores com o seu usuário como gestor no cadastro), mesmo que estejam atrelados a outros times;
Exceção: Com apenas esta permissão marcada o usuário não terá acesso às informações de usuários com o tipo cargo gestor.
Liderados: Com essa permissão o seu usuário poderá visualizar todas as informações dos seus liderados diretos (colaboradores com o seu usuário como gestor no cadastro);
Exceção: Com apenas esta permissão marcada o usuário não terá acesso às informações de usuários com o tipo cargo gestor.
Gestor: Com essa permissão o seu usuário poderá visualizar as informações de outros usuários com o tipo cargo gestor;
🚨 Esta permissão deve ser utilizada em conjunto com “time e liderados”, “liderados” ou “times acessíveis”, quando algum liderado possuir também cargo de gestor.
Times Acessíveis: Esta permissão dá acesso às informações de usuários de outros times que forem atrelados ao seu cadastro na base de dados no campo de “times acessíveis”;
Exceção: Com apenas esta permissão marcada o usuário não terá acesso às informações de usuários com o tipo cargo gestor.
Abas das features
Neste passo, vamos te explicar algumas particularidades existentes em algumas abas de features.
🚨 Lembrando que a configuração de acesso das features só estarão disponíveis se você ativar a funcionalidade anteriormente. Veja como ativar as funcionalidades neste artigo aqui.
Aba Estratégia
Na aba de estratégia é importante observar os seguintes pontos:
➡️ Direcionadores
A primeira configuração de acesso é em relação aos direcionadores, que são os guias das metas. Saiba mais aqui:
🎯 OKRs (caso utilize essa metodologia)
Em OKR, além de escolher os perfis para visualizar e editar. É possível definir se o perfil que estamos editando pode alterar o responsável e/ou corresponsável dos OKRs, clicando no ícone de ferramenta (que só aparece com a opção "edita" ativada), conforme a imagem abaixo:
O ícone traz as seguintes opções:
Caso essas opções estejam habilitadas, o campo de edição de responsável e corresponsável nos OKRs estará habilitado para alterações. Você pode optar por habilitar as duas ou apenas uma delas.
Opções desabilitadas:
Opções habilitadas:
✅ Iniciativas
Em Iniciativas, você ativa as permissões tanto para as iniciativas gerais, quanto para às vinculadas às outras funcionalidades da plataforma:
☝️ Base de Indicadores
Os Indicadores funcionam como um catálogo de metas. Na tela, você pode escolher também entre a opção de visualizar e editar:
🎯 Contrato de metas
Em Contrato de Metas, temos uma permissão a mais além de "visualiza" e "edita. Temos também a opção de "Faz check-in". Com ela, é possível dar acesso para o perfil apenar realizar o check-in e visualizar. Caso você marque a opção "Edita" todas as opções serão incluídas.
Além disso, em metas, temos a opção de "contrato de metas aprovado", em que você pode optar por liberar ou não a edição do contrato após ele ser aprovado:
🚨 Lembrando que mesmo com a funcionalidade de contrato de metas ativo para essa opção de "contrato de metas aprovado" aparecer, você precisa ativar a opção de aprovação de contratos. Saiba melhor aqui.
Por fim, para contrato de metas, se a sua empresa utiliza "faixas de atingimento por indicador", nas configurações de estratégia (leia mais aqui). É preciso definir quais perfis de acesso poderão configurar as faixas das metas, na tela de contrato de metas e de indicadores base.
Você pode definir apenas a visualização ou também a edição das faixas. Mas caso nenhuma esteja marcada, os usuários com o perfil em questão, não conseguirão ver a aba de score nas metas.
Aba Conversas 1-1s
Aqui, o nível de permissão se dá mais para visualizar os analytics, bem como as agendas de 1-1s dos liderados. Além disso, com a liberação de edição, é possível inativas agendas:
Aba Feedbacks
Em feedbacks, as permissões são semelhantes às de 1-1s, conforme sua escolha, será possível acessar os feedbacks dos colaboradores (enviados e recebidos) bem como a visão completa ou parcial do analytics:
Aba Carreira
Na aba de carreira, em ciclo de revisão, além dos acessos mais conhecidos, temos também o de business partner em algumas das funcionalidades.
Elas estão relacionadas ao acesso da tela de ciclo de revisão, em carreiras, e possui algumas questões importantes sobre elas:
Opção "Empresa" - recomendada para usuários administradores, pois garante o acesso a todos os ciclos de revisão cadastrados na plataforma, bem como permite edições no campo de responsável e corresponsável do ciclo de revisão, leia mais aqui;
Opção "business partner" - permite que os usuários criem ciclos de revisão, mas tenham acesso apenas aos ciclos criados ou àqueles, em que sejam corresponsáveis. Além disso, nesta qualidade, um usuário não pode editar o campo de responsável na configuração do ciclo, leia mais aqui.
🚨 Se no perfil de um usuário for revogado a permissão de acesso, em ciclos de revisão, seja empresa ou business partner, automaticamente, o usuário perderá o acesso aos ciclos de revisão e será necessário atribuir novos responsáveis nos respectivos ciclos.
🧑🎓 Carreira
Aqui, as permissões são relacionadas às visões da tela, bem como os relatórios:
⏹️ 9box
Em 9box, as permissões se dão para criação, edição e visualização das n-box:
✏️ Ciclo de revisão
Aqui, a permissão é referente à criação e edição do ciclo de avaliação de desempenho:
📊 Resultados e Calibração
Faça a configuração das permissões para acesso e exportação dos resultados:
📖 PDI
Aqui, as permissão são referentes à criação, edição e acompanhamento do PDI dos colaboradores:
🏆 Sucessão
Com as permissões de edição, além de visualizar o esquema sucessório das empresas, é possível criar e manejar o plano de sucessão:
🙍 Comitê
Aqui, também se dá permissão no nível de acompanhamento dos ciclos:
Aba Pesquisas
Em pesquisas, temos permissões gerais e para dois tipos específicos. Confira:
🔎 Pesquisas
Aqui, a principal permissão é de visualizar as pesquisas já criadas, bem como criar e edita-las:
🙂 Sentimentos
Com as permissões dadas, é possível visualizar e acessar dados detalhados dos gráficos das pesquisas:
👋 Desligamento
Além de acessar a pesquisa, com a permissão é possível realizar envios e visualizar relatórios:
Aba Relatórios
Aqui, você pode selecionar a visualização por tipos de relatórios:
Aba Quicksight
Para dar permissão relacionada ao quicksight:
Aba Admin
Nesta aba, temos diversas funcionalidades, e as permissões se dão no sentido de configuração e criação das features:
Menu
Aqui, você vai escolher se o seu time terá acesso ao menu:
Principais perfis de acesso do Elofy
Existem 3 principais tipos de Perfis na Elofy:
Colaborador:
Este perfil no geral tem acesso apenas às suas informações pessoais.
No geral, é aplicado apenas “visualiza” e “edita” nas permissões deste perfil.
Gestor:
Este perfil pode ter mais de uma modalidade:
Gestor Imediato:
Tem acesso às suas informações e a dos seus liderados diretos (colaboradores com o seu usuário como gestor no cadastro);
Este perfil em um geral acompanha apenas as configurações de “visualiza”, “edita”, “liderados” e “gestores”;
Gestor da área:
Tem acesso às suas informações, a dos seus liderados diretos (colaboradores com o seu usuário como gestor no cadastro) e a dos liderados dos seus liderados;
Este perfil em um geral acompanha as configurações de “visualiza”, “edita”, “liderados”, “gestores” e “time e liderados” ou “times acessíveis”.
OBS: Este perfil é utilizado para dar acesso a Heads, Diretores, Gerentes Sêniores que desejam visualizar toda a estrutura que está abaixo de si.
Administrador:
Este perfil é utilizado para dar acesso completo à plataforma para um colaborador.
Este perfil acompanha as configurações de “visualiza”, “edita” e “Empresa”.
A diferença entre administrador local e geral está no nível de acesso.
Pronto!
Agora você tem tudo que precisa para criar perfis para os grupos e associá-los aos usuários cadastrados na plataforma.
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