O modelo de gestão por OKRs tem como objetivo estabelecer direções claras para impulsionar o crescimento de um negócio por meio de resultados-chaves e objetivos.
Os objetivos são formulados de forma a fornecer uma direção clara do que a empresa deseja conquistar. Eles são projetados não apenas para definir o que deve ser alcançado, mas também para manter todos os membros da equipe engajados e alinhados com a missão em questão.
Neste artigo, dividimos o conteúdo em três seções distintas para facilitar a sua busca. Clique em uma das opções abaixo para ir diretamente ao tópico de seu interesse:
Boa leitura!
➡️Como criar objetivos
Passo 01
Acesse + > Objetivo.
Passo 02
Siga as orientações abaixo para criar o objetivo:
Período: Nesse campo, você especifica o período anual durante o qual o objetivo será válido. Após selecionar o período, não é possível alterá-lo posteriormente.
Ciclos: Dentro do ano que você selecionou, seu objetivo vai se desdobrar em quantos trimestres (ou até semestres, quadrimestres..)? - isso dependerá dos ciclos que foram criados por sua empresa no período selecionado.
Direcionador (opcional): Caso sua empresa utilize algum direcionador estratégico ou iniciativa principal, defina qual será o direcionador específico associado ao objetivo. Isso ajuda a alinhar os OKRs com os objetivos mais amplos da organização.
O alinhamento cria apenas uma relação hierárquica e não impacta no progresso, uma vez que cada objetivo se mede a partir dos próprios resultados-chaves.
Nome: Dê um nome descritivo ao objetivo. Isso facilitará a identificação e a comunicação sobre ele na plataforma.
Descrição: Forneça uma descrição clara e concisa do objetivo. Explique qual é o propósito do OKR e quais são as expectativas.
Tipo do objetivo: Esse campo permite selecionar o tipo de objetivo, que pode ser individual, relacionado a um time específico ou compartilhado entre times. Essa seleção ajuda a definir a responsabilidade e o escopo do objetivo.
Responsável (para o tipo individual): Defina quem será o responsável pelo OKR. Isso pode ser um gestor, um líder de equipe ou qualquer pessoa designada para monitorar e auxiliar na implementação do objetivo;
Time: Aqui, você seleciona o time ou equipe que estará envolvido na busca do objetivo.
Peso: Esse campo permite atribuir um peso relativo ao objetivo em relação aos outros objetivos. Isso ajuda a priorizar e direcionar os esforços em relação aos diferentes objetivos estabelecidos.
O peso do seu objetivo, normalmente, será 10 ou 100, mas certifique-se com o seu Gestor ou RH, qual o peso que ele possui, em relação as metas do seu time ou de toma empresa.
Opções avançadas (ambas opcionais):
Defina corresponsáveis pelo sucesso do objetivo;
Adicione tags para utilizar, posteriormente, como filtro de busca do objetivo.
Passo 03
Clique em finalizar para terminar a criação do objetivo ou em avançar para criar os resultados-chaves.
Veja como criar resultados-chaves,clicando aqui.
➡️Como editar objetivos
Passo 01
Acesse Estratégia > OKRs > Lista de OKRs.
Passo 02
Na lista de OKRs, clique no objetivo que você deseja atualizar as informações:
Passo 03
Ao clicar no objetivo, uma sidebar lateral será aberta contendo a régua de progresso, a aba de dados gerais e a timeline com o histórico de atualizações.
Régua de progresso: É a média do progresso dos resultados-chaves.
Se a sua empresa não usa faixa de atingimento, a cor da régua refletirá a cor do status definido pela plataforma.
O aspecto visual dela muda, de acordo com a utilização ou não das faixas de atingimento. Se a sua empresa não utiliza faixas, ela é apresentada da seguinte forma:
Aba geral, timeline e alinhados:
Na aba de dados gerais ficam os principais dados do seu objetivo. Você pode editar os dados, desde que tenha a permissão necessária como responsável e/ou corresponsável.
Descrição do objetivo
Opção de envio do objetivo para aprovação do Gestor, saiba mais sobre essa funcionalidade aqui
Responsável do objetivo
Campo para adicionar corresponsável pelo resultado do objetivo
Possibilidade de definir se é um objetivo estratégico (o que muda é a visualização de uma estrela ao lado do objetivo):
Time do responsável pelo objetivo
Campo para estabelecer o nível de confiança do progresso do objetivo
Baixa - cor vermelho
Média - cor amarelo
Alta - cor verde
Período que o objetivo faz parte (você não pode mudar o período de um objetivo depois que ele é criado)
Ciclos do período que o objetivo faz parte (os ciclos sim são editáveis)
Campo para vinculação de tags que ajudam para filtrar suas buscas
Peso do objetivo, dentro da sua estratégia
O status de atualização (ele é automático e definido pelo próprio sistema, com base nos registros de medições das metas que fazem parte do contrato)
A possibilidade de ativar ou desativar o objetivo
A aba timeline traz as últimas atualizações feitas no contrato, como alterações de dados. Além disso, por essa aba, você pode registrar comentários, conforme imagem abaixo:
Por fim, a aba de alinhados traz os direcionadores e objetivos que o seu objetivo esteja vinculado hierarquicamente. Você pode fazer vinculações diretamente nesta aba.
Passo 04
Para acessar a tela de detalhes do objetivo, clique em "acessar objetivo".
Passo 05
Na tela de detalhes, você tem acesso a diversas informações que também são editáveis, de acordo com as permissões do seu perfil de acesso.
Parte 01
Régua de progresso: A régua de progresso é uma representação visual do andamento dos resultados-chaves incluídos no objetivo. Essa régua permite acompanhar visualmente o avanço do OKR ao longo do tempo.
Se a sua empresa não usa faixa de atingimento, a cor da régua refletirá a cor do status definido pela plataforma.
Check-ins pendentes das metas: Esse campo lista os check-ins que ainda não foram concluídos para os resultados-chaves do objetivo. Os check-ins são momentos de avaliação em que os colaboradores registram seu progresso, atualizam o status dos KRs e fornecem informações adicionais, se necessário. A listagem dos check-ins pendentes ajuda a identificar os KRs que ainda não foram acompanhados ou atualizados.
Iniciativas pendentes: Essa seção exibe as iniciativas ou ações relacionadas aos resultados-chaves do objetivo que ainda não foram concluídas. As iniciativas são atividades ou projetos específicos que devem ser realizados para alcançar os KRs estabelecidos. A listagem das iniciativas pendentes permite acompanhar o status e a progressão dessas ações.
Iniciativas concluídas: Essa seção mostra as iniciativas ou ações que foram concluídas com sucesso em relação ao OKR. Isso permite visualizar as realizações e os esforços concluídos em direção ao cumprimento das metas.
Exportar PDF: Essa opção permite gerar um arquivo em formato PDF contendo as informações do OKR e seu progresso. É útil para compartilhar ou imprimir o OKR e seus detalhes para fins de revisão, comunicação ou registro.
Adicionar resultado-chave: Esse campo permite adicionar um novo resultado-chave ao objetivo. Ao clicar nesse botão ou link, você será direcionado para uma tela onde poderá inserir os detalhes do novo KR, como nome, descrição, prazo e indicadores de sucesso. Isso facilita a expansão e a atualização do OKR, conforme necessário.
Parte 02
Em seguida, a tela traz a lista de resultados-chaves que são usados para medir o progresso e o sucesso do objetivo. Os KRs representam os resultados específicos que se espera alcançar para atingir o objetivo geral.
Além disso, a opção de inativar KRs oferece flexibilidade para adaptar e atualizar os indicadores conforme as necessidades e mudanças no ambiente organizacional.
Parte 03
A lista de objetivos vinculados exibe os objetivos relacionados que estão vinculados ao objetivo em análise. Esses objetivos podem ser outros objetivos estratégicos ou direcionadores da empresa.
Além disso, a funcionalidade de desvincular objetivos está disponível nessa tela. Isso permite remover a associação entre o objetivo em análise e outros objetivos vinculados. Essa opção pode ser útil quando há mudanças nos planos estratégicos, prioridades ou direcionamentos da organização, exigindo ajustes na estrutura dos objetivos.
Parte 04
A lista de iniciativas fornece uma visão geral das iniciativas ou ações específicas associadas aos resultados-chaves do objetivo. A lista de iniciativas ajuda a acompanhar e gerenciar as atividades que devem ser realizadas para alcançar os objetivos estabelecidos.
Você pode adicionar novas iniciativas as metas, clicando em +nova iniciativa.
Você pode ver os anexos de cada iniciativa, editá-las ou excluí-las:
Parte 05
Por fim, a aba lateral traz as informações gerais e a timeline do objetivo, conforme explicado anteriormente.
➡️Como inativar objetivos
Passo 01
Na tela de OKRs, clique no objetivo que deseja inativar.
Passo 02
Na aba geral, desative a opção ativo.
Passo 03
Confirme sua ação e pronto.
Depois você pode pesquisar por seus objetivos inativados, utilizando o filtro de status:
Pronto!
Agora você já sabe como criar, editar ou inativar um objetivo :)
A nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas!