Todas as coleções
Mural
A cultura do elogio profissional e sua importância na gestão
A cultura do elogio profissional e sua importância na gestão
Atualizado há mais de uma semana

Redatora: Fernanda Carolina

Ser reconhecido profissionalmente é muito gratificante. Todos queremos ganhar algum destaque por um trabalho bem feito, um projeto que deu certo e por todos os esforços que temos no dia a dia. Certo?! De fato, um reforço positivo incentiva os profissionais a se esforçarem mais, pela empresa. Existem várias formas de demostrar reconhecimento e uma das práticas que é pouco conhecida, mas que gera grande impacto, é o elogio profissional.

Muitas empresas ainda não têm o costume de mostrar algum tipo de reconhecimento para seus talentos. Isso é um problema na gestão que pode incentivar o aumento do tão temido turnover e impactar negativamente outras questões da empresa.

Para você ter noção, uma pesquisa da Gallup mostra que 81% dos gestores dizem que o reconhecimento não é uma grande prioridade estratégica para suas empresas. Mas o que essas organizações não sabem é elas estão perdendo uma grande oportunidade de melhorar seus resultados, com uma prática que pode ser tão simples e essencial.

Por isso, vamos explorar melhor sobre a cultura do elogio profissional e quais os impactos, que essa forma de reconhecer seus colaboradores, trazem para a gestão.

Navegue pelo conteúdo 😉​

Um elogio profissional é um simples elogio?

Para dar um elogio profissional não tem muito segredo, é algo bem parecido a um feedback positivo. Esta é uma forma simples e rápida de reconhecer um ato ou um projeto de um colaborador, de um time ou de um gestor. Normalmente, o elogio tende a ser algo que foge da formalidade das empresas, porque o intuito é ser algo leve, simples, rápido e eficiente.

Mas não se engane, um bom elogio precisa de atenção! Ao mandar essa mensagem elogiando o trabalho de alguém é preciso se atentar a sua comunicação. A forma como você escreve um elogio profissional deve estar dentro dos valores e cultura da empresa. Lembre-se também que nem sempre o que dizemos é interpretado da forma que comunicamos.

O intuito do elogio é promover o reconhecimento, mas também de manter seus colaboradores engajados, motivados e produtivos. Mas, para que isso aconteça, é preciso constância, por isso, falamos muito sobre a cultura do elogio profissional, para criar o ciclo do elogio e do reconhecimento, como mostraremos a seguir.

Ciclo do reconhecimento com o elogio profissional

Ciclo do reconhecimento: Vale lembrar que a cultura do elogio não precisa ser apenas entre líderes e liderados, o próprio time e a empresa podem manter essa relação de reconhecimento.

Qual a importância e os benefícios do elogio profissional?

Um simples elogio pode mudar o dia de uma pessoa, certo?! Isso também vale no ambiente de trabalho, mas, infelizmente, não é este cenário que vemos.

Só que o elogio profissional é uma das ações que mais geram impacto na empresa.

Uma pesquisa da Gallup-Workhuman mostra que as organizações podem economizar mais de 16 milhões de dólares por ano, ao implementar uma cultura de reconhecimento, seja por feedbacks contínuos, elogios.

Mas se o reconhecimento não for contínuo, na maioria das vezes, pode fazer com que os funcionários se não sintam apreciados pelos seus esforços e diminuam o engajamento. Por isso, para que o impacto seja positivo e eficiente, é preciso de constância. Os elogios podem ajudar a manter essa constância, uma vez que tendem a ser mais rápidos e práticos.

Cabe aos gestores em promover essa cultura para aumentar o engajamento e a satisfação. Um ato de reconhecimento como este mantêm a motivação em uma constante, o que traz muitos benefícios, como:

  1. Mantêm os colaboradores conectados com a cultura da empresa: isso traz engajamento, satisfação e aquela sensação de pertencimento, que é tão importante para manter o colaborador leal à empresa.

  2. Melhora o clima e traz mais leveza para o ambiente de trabalho: quanto mais descontraído for o local de trabalho e quanto mais reconhecimento a empresa oferecer, melhores são os resultados para a gestão de pessoas. Não é atos que grandes empresas, como o Twitter, Google e outras, usam essa estratégia para melhorar o engajamento e a produtividade.

  3. Direciona os profissionais para o sucesso: assim como um feedback, o elogio profissional é uma forma de mostrar e afirmar para seus colaboradores se eles estão seguindo o caminho certo para alcançar as metas e o sucesso não só da empresa, mas profissional e individual.

  4. Promove desenvolvimento: se o elogio causa satisfação e engajamento, estes fatores promovem o desenvolvimento. Isso porque, quando um colaborador está feliz no trabalho, ele busca formas de dar o seu melhor. Assim, essas pessoas estão sempre em um movimento de se atualizar e melhorar seus processos.

  5. Ajuda a reter talentos: sentir que todos os seus esforços são importante e valioso faz com que os colaboradores queiram não só continuar na empresa, mas também atrai outros talentos que buscam ser reconhecidos no trabalho.

E como fica a cultura do elogio profissional e o trabalho remoto?

Desde a ascensão do trabalho remoto com a pandemia, as empresas vem enfrentando o desafio de manter boas conexões com seus colaboradores, o que prejudica ainda mais o engajamento. Por isso, mais do que nunca, é importante usar estratégias para melhorar esse vínculo.

Manter um bom relacionamento com o colaborador é essencial, afinal, este é um dos fatores que traz pertencimento e que faz o profissional vestir a camisa da empresa. Quando estamos distantes, não conseguimos acompanhar de perto todo o trabalho do time, o que faz com que alguns esforços passem despercebidos e isso precisa ser evitado.

Neste cenário, a cultura do reconhecimento, junto com o elogio profissional e com o feedback contínuo, se tornou quase urgente na gestão, para solucionar e evitar esta dificuldade em times remotos.

Como implementar uma cultura de elogio no ambiente de trabalho?

Seja em times remotos, híbridos ou presenciais, separamos as principais dicas para implementar a cultura do elogio profissional, de forma eficiente.

#1 Começar com as lideranças

Por mais que um elogio profissional seja algo que todos da empresa possam dar e promover, tudo começa com a liderança. Quando um gestor começa a dar elogios para as conquistas e entregas de seus colaboradores, seja em uma reunião do time, seja em uma one-on-one, ou mesmo que seja algo escrito, outras pessoas podem se sentir motivadas a dar elogios para seus parceiros de trabalho.

O líder é o papel mais influente da empresa, então se a empresa almeja que um comportamento seja constante e faça parte de sua cultura, os gestores podem começar a colocar em prática e influenciar que seus liderados façam o mesmo.

#2 Promova ações para afirmar essa nova cultura

Outra forma de implementar essa cultura é usar momentos de encontro do time, como uma reunião daily mesmo, para fazer ações que promovam o elogio e o reconhecimento.

Um exemplo, simples mas funcional, é perguntar para seus colaboradores qual elogio eles dariam para um colega de trabalho, quais as tarefas que eles fizeram que foi bem sucedida. O intuito é incentivar a troca de feedbacks positivos e melhorar o clima.

#3 Não perca o timing

O ideal é dar o reconhecimento, feedback ou elogio quando as metas forem alcançadas ou grandes projetos concluídos. Se você demora para dar este retorno positivo ou mesmo de elogiar, parabenizar essas conquistas, o impacto acaba sendo menor e nem chega a ser tão efetivo assim.

Por isso, não se esqueça de reconhecer o trabalho de todos enquanto eles estão trabalhando, no momento certo. Além de mostrar que você vê seus esforços em tempo real, e que a empresa está prestando atenção nas conquistas, incentiva outras pessoas do time a dar mais elogios.

#4 Use a tecnologia a seu favor

Um elogio falado é importante, mas registrar esse reconhecimento e torná-lo público pode ser mais eficiente e engajador. Assim, você pode usar a tecnologia para promover e otimizar a cultura de elogios na sua empresa, incentivando a motivação e o desempenho da equipe.

Por isso, dissemine a cultura de elogios com a Plataforma Elofy. Para saber como funciona a feature, clique aqui.

Cultura do elogio profissional com a Elofy

Para essas e mais dicas, acesse o nosso blog! Não perca tempo!

Respondeu à sua pergunta?