Como configurar a 9box da sua empresa

Neste artigo, vamos te ensinar a configurar os quadrantes da Nbox da sua empresa. Chega mais!

Atualizado há mais de uma semana

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Apenas os administradores da empresa na plataforma poderão configurar a 9box da empresa, para saber mais clique aqui.

Para isso, acesse em Configurações >Perfis > Administrador > Aba Carreira > 9box. Em seguida, ative as opções "visualiza e edita" para empresa:

A 9Box é um método de avaliação de desempenho dos colaboradores, dentro da empresa. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a analisar a diferença entre a performance atual, após avaliação, e o resultado esperado para os funcionários.

De fácil aplicação, ela revela quais os profissionais que necessitam de ações para que possam se desenvolver ou que estejam aptos a alcançar outras posições dentro da empresa.

Para facilitar a sua busca, dividimos este artigo em três sessões. Basta clicar em uma das opções abaixo para ir direto ao que deseja:

Como habilitar o perfil para edição da 9box

Passo 01

Acesse configurações > perfis.

Passo 02

No perfil de administrador, acesse a aba "admin" e ative as opções visualiza e edita para empresa. Dessa forma, você conseguirá editar a 9box da empresa.

Passo 03

No mesmo perfil, acesse a aba "carreira" e ative as opções visualiza e edita para 9box. Dessa forma, você conseguirá acessar a 9box da empresa.

Como configurar os quadrantes 9box

Passo 01

Após está com o perfil correto e autorização necessária, acesse configurações > empresa.

Passo 02

Na tela de empresas, acesse a aba "ninebox".

Passo 03

Escolha quantos quadrantes a 9box possuirá: 9, 15 ou 25.

Passo 04

Configure os quadrantes da sua 9box, seguindo os passo abaixo:

Cada quadrante deve contemplar as características identificadas nos colaboradores, relacionadas ao seu desempenho e seu potencial.

  1. Nome: Defina o nome daquele quadrante. Os quadrantes devem ser nomeados de cima para baixo, da esquerda para direita, conforme numeração indicada na tela.

    Você pode usar o seguinte modelo para definir cada quadrante e adaptar de acordo com o tamanho da sua 9box:

  2. Descrição: Coloque uma descrição para que as pessoas entendam o que precisa ser feito com os colaboradores, de acordo com o quadrante que se encontram (ex: quadrante 1 (insuficiente: Avalia Movimentação ou Desligamento. Gestão de Consequência: Plano de Melhoria de Performance);

  3. Cor: Defina a cor de cada quadrante, a sua escolha.

Passo 05

Após configurado todos os quadrantes, salve sua 9box.

Como definir os eixos e limites da 9box

Eixos

A 9box possui dois eixos: X (horizontal) e Y (vertical), conforme demonstrado na figura do passo 04 da sessão anterior.

Eles podem ser definidos na configuração do ciclo ou por abertura de card de parametrização (eles são abertos por nosso time de CS, entre em contato para tirar suas dúvidas).

Para saber como defini-los dentro da plataforma, siga os passos abaixo:

Passo 01

Acesse no menu carreira > ciclo de revisão.

Passo 02

Clique em + ciclo.

Passo 03

Dentro da definição das etapas do ciclo (resultados, competência, potencial, valores e feedback), você poderá escolher duas etapas para compor os eixos da Nbox, a partir dos resultados dos colaboradores na avaliação de desempenho.

Exemplo: resultados no X e competências no Y.

Para saber mais sobre configuração de ciclo, clique aqui.

OBS - É possível que um eixo possua mais de uma etapa para o seu cálculo, por exemplo: se você desejar, é possível abrir uma parametrização para que a fase de competências seja responsável por 50% da nota do eixo x e a fase de resultados seja responsável pelos outros 50%.

Limites

Os limites de cada quadrantes nos eixos, isto é, os valores mínimos e máximos das notas da avaliação que serão considerados para que os colaboradores sejam distribuídos na 9box, é definido apenas por parametrização.

Por isso, antes de configurar o seu ciclo, entre em contato com o nosso time de CS para que eles possam ajudar na configuração da sua 9box.


Pronto!

Agora você já sabe como configurar a 9box :)

Caso permaneçam dúvidas, entre em contato conosco, será um prazer ajudar!

Respondeu à sua pergunta?