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Avaliação de Desempenho
Tela de Gestão do Progresso de Ciclo: entenda tudo
Tela de Gestão do Progresso de Ciclo: entenda tudo

Confira como fazer a gestão do progresso de ciclo das avaliações de desempenho.

Atualizado há mais de uma semana

A tela de Gestão do Progresso do Ciclo tem o objetivo de ajudar o RH a fazer o monitoramento do andamento dos ciclos avaliativos, especialmente para acompanhar quais avaliadores já avaliaram determinado avaliado.

O mais importante da tela é uma visão de gestão em relação aos progressos, fornecendo highlights e gráficos, que te permitem fazer o acompanhamento por avaliador, por time e por gestor.

Ou seja, você pode acessar gráficos que facilitam ainda mais esse entendimento do progresso das avaliações e ter uma visão mais estratégica.

Entenda no texto a seguir como fazer a gestão completa do progresso do ciclo de desempenho:

Passo 01

Clique em Carreira > Ciclos de Revisão.

Passo 02

Assim, aparecerá uma listagem com todos os Ciclos que estão Ativos naquele momento. Para prosseguir, clique no símbolo de "Dashboard" no ciclo desejado.


Passo 03 - Utilizando os filtros

O filtro possui diversas opções para facilitar a sua busca e ter uma visão específica dos dados.

É válido ressaltar que o filtro só traz informações do público que faz parte daquele ciclo em questão. Ou seja, é possível que alguns dados filtrados não apareçam caso não existir ninguém contemplado com o que for filtrado, como por exemplo, filtrar por algum cargo específico.

Você pode filtrar por:

a) Usuários: participantes da avaliação de desempenho. Ao escolher essa opção, você pode ainda filtrar por usuários avaliados ou avaliadores;

b) Status usuário: filtre somente por usuários ativos ou inativos;

c) Cargo: selecionar por posições na empresa;

d) Tipo de profissional: divisão entre Contribuidores (colaboradores que não ocupam cargo de liderança) e Gestor (colaboradores que ocupam cargo de liderança);

e) Times: filtre pelas equipes que compõem sua empresa. Exemplo: comercial, marketing, tecnologia, financeiro etc;

f) Gestores: selecione apenas líderes ou diretamente apenas os gestores desejados;

g) Nível do profissional: separação entre os diferentes níveis que compõem a empresa (nível 01, 02, 03, 04 e 05);

h) Avaliação: escolha entre as modalidades, como auto avaliação, avaliação por gestor, equipe e pares;

i) Status avaliação: possibilita escolher entre visualizar apenas avalições concluídas ou não concluídas;

j) Data de atualização: nessa opção, você pode selecionar especificamente uma data do calendário.

Passo 04 - Exportar

No canto direito da tela, encontra-se o botão de "exportar". Ao clicar nele, o relatório será enviado para o e-mail cadastrado.

O relatório vai conter todos os dados que você filtrou na dash naquele momento.

Ou seja, caso sua visualização na dash seja de usuários avaliados, avaliações por gestor e avaliações concluídas, o seu excel conterá essas informações.

Portanto, é possível gerar vários relatórios diferentes, dependendo dos dados que você filtrar.

Confira um exemplo de relatório exportado:

Passo 05 - Highlights

Logo na parte superior da dash, temos a porcentagem do progresso das avaliações. Ao passar o mouse por cima da barra (lado verde ou vermelho), você verá também o número absoluto de avaliações. No caso do exemplo abaixo (3 avaliações concluídas e 4 pendentes).

Em seguida, temos o total de avaliações inativas e quantos dias faltam para o encerramento do ciclo.

Passo 06 - Gráficos

Em "Ver Gráficos", é possível acessar o progresso das avaliações divididas por modalidades; times e liderança. A cor vermelha representa o número de avaliações pendentes e a verde as avaliações concluídas.

a) Gráfico de progresso por modalidade

Nesses gráficos, você tem a visão do progresso das avaliações por modalidade: autoavaliação, gestor, equipe e pares. Ou seja, é possível perceber qual tipo de avaliação possui mais conclusões ou pendências.

b) Gráfico de progresso por time

Aqui, você possui a visão do progresso por todos os times. Ou seja, consegue perceber qual time possui mais ou menos avaliações concluídas ou pendentes.

c) Gráfico de progresso por gestores

Nesse gráfico é possível visualizar o número de liderados por gestor que ainda estão com avaliação pendente ou já concluíram.

6.1 Alternando a visão das barras: pendente e concluído

Ao clicar nas cores do gráfico, sendo vermelho pendente e verde concluído, você suprime a visão de uma ou mais barras e mantém apenas a que for desejada para visualizar:

6.2 Visão dos gráficos a partir dos filtros selecionados

É importante ressaltar que a visão dos gráficos, assim como dos highlights, irá mudar de acordo com os filtros selecionados.

Por exemplo, caso eu filtre apenas por autoavaliação, nos meus gráficos terei a visão do progresso por time e líderes referente às autoavaliações. Isso serve para todo filtro que for selecionado. Essa opção fornece diversos insights importantes.

Passo 07 - Avaliações ativas e inativas

Após iniciar uma avaliação de desempenho, é possível que, por algum motivo, a avaliação de um usuário específico precise ser inativada e, posteriormente, reativada. Ao ser inativar uma avaliação, ela não será mais contabilizada na média do ciclo de revisão daquele usuário.

7.1 Visualização por avaliações ativas e inativas

Na tabela, você pode visualizar as avaliações ativas ou inativas. Para alternar essa visão, basta clicar no switch na lista que deseja ver:

7.2 Inativar ou ativar uma avaliação

Para desativar uma avaliação ativa, basta clicar no switch ligado. O procedimento de reativar uma avaliação é o mesmo, basta ligar o switch novamente. Caso precise desfazer a ação, basta clicar em "reverter" na janela que surgirá no canto direito da tela.

Passo 08 - Tabela customizável

8.1 Tamanho da coluna

O tamanho das colunas da tabela pode ser modificado, aumentando ou diminuindo para facilitar a visão geral da planilha. Para fazer isso é muito fácil, basta clicar no topo da coluna, segurar e arrastar o mouse para o tamanho desejado.

8.2 Ordem das colunas e linhas

A ordem das linhas também podem ser mudadas, basta clicar no elemento que deseja inverter a ordem, subir ou descer.

Já as colunas, basta clicar e segurar a coluna que desejada mudar a ordem e soltar no local que preferir.

Para visualizar todas as colunas, basta deslizar na parte inferior da tabela.

8.3 Colunas adicionais

Ainda é possível adicionar ou retirar colunas, deixando a tabela mais completa ou mais simplista. Quanto mais colunas, mais informações você tem do usuário.

Basta clicar em "Colunas adicionais" e marcar ou desmarcar a informação que deseja incluir ou retirar da tabela. As colunas adicionais disponíveis são:

a) Avaliados: nome dos usuários que estão sendo avaliados no ciclo;

b) Status usuário: visualizar se o usuário está ativo ou inativo;

c) Cargo: posições na empresa;

d) Tipo de cargo: visualizar se o usuário é Contribuidor (colaboradores que não ocupam cargo de liderança) e Gestor (colaboradores que ocupam cargo de liderança);

e) Times: equipe que o usuário faz parte;

f) Gestores: nome do gestor do usuário;

g) Nível do profissional: separação entre os diferentes níveis que compõem a empresa (nível 01, 02, 03, 04 e 05);

h) Avaliação: escolhe entre auto avaliação, avaliação por gestor, equipe e pares;

i) Status avaliação: exibir se a avaliação foi concluída ou não concluída;

j) Data de atualização: último dia que houve atualização referente aquela avaliação;

k) Avaliador: exibir o nome do avaliador do usuário;

l) Ações: switch de ativar ou desativar a avaliação.

Além disso, você pode utilizar o campo de busca para encontrar informações específicas da tabela.

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Pronto!

Agora você já sabe como acessar e utilizar os recursos da tela de Gestão do Progresso do Ciclo de desempenho 😀

Todos os recursos da tela existem para te ajudar a acompanhar o progresso das avaliações a partir de uma visão estratégica.

Se tiver alguma dúvida específica, entre em contato com nosso time 💙

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