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Como criar ou editar categorias para as competências
Como criar ou editar categorias para as competências

Aprenda a cadastrar novas categorias para suas competências, editar, inativar e utilizar a tela de forma geral.

Atualizado há mais de uma semana

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Apenas os administradores da empresa na plataforma poderão criar categorias de competências, para saber mais clique aqui.


Para isso, acesse em Configurações >Perfis > Administrador > Aba Admin > Categorias de competências.

Ative as opções de "visualiza" e "edita" para toda a empresa:

Antes se aprender como criar ou editar as categorias de competências na Elofy, vamos relembrar alguns pontos antes?

O que são competências?

Competências são conhecimentos técnicos, recursos ou habilidades que são importantes para a performance e desenvolvimento dos profissionais dentro das empresas, que podem ser divididas, de forma geral, entre soft skills e hard skills.

As soft skills são compostas por habilidades comportamentais qualitativas ligadas ao relacionamento interpessoal e emocional no trabalho. Exemplos: liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional, flexibilidade, entre outras.

As hard skills se referem aos conhecimentos quantitativos técnicos mais específicos de cada área de atuação. Como por exemplo: excel, power bi, programação java, photoshop, entre muitos outros.

Então o que é categoria de competência?

A categoria de competência nada mais é que um agrupador de diversas competências que se relacionam entre si. Soft skills e hard skills são exemplos de duas categorias de competências, que dentro delas, diversas habilidades fazem parte.

Na Elofy, você tem a liberdade de criar tanto competências quanto categorias de competências.

A competência "aprender e mudar rápido" faz parte da categoria #transformação, enquanto "entender para atender" e "essência cooperativista" faz parte da categoria #core. Veja o exemplo abaixo:

Com autonomia para criar as próprias competências e categorias para o seu time, seus processos tornam-se mais inteligentes, focados e personalizados 😀

Agora que já relembramos esses pontos, vamos aprender como criar e editar as categorias de competências na Elofy.

Vamos lá! 

Passo 01 

Na tela de perfil, vá até Configurações > Categoria de Competência.

Passo 02 - Tela

Em seguida, uma tela abrirá, onde haverá uma tabela com as categorias de competências, fornecendo opções de filtros para buscas, colunas adicionais e ações (editar).

2.1 Filtro

Em filtro, é possível buscar especificamente por situação ou tipo de usuário.

a) Situação: filtra por categoria de competências ativas ou inativas ou as duas

b) Tipo Usuário: filtra por usuários contribuidor ou gestor ou ambos

2.2 Colunas adicionais

A tabela pode ser customizada de acordo com os dados que você deseja visualizar, basta marcar ou desmarcar as seguintes opções:

  • Descrição (detalhes adicionados pelo usuário ao criar uma categoria)

  • Tipo de Usuário (contribuidor, gestor ou ambos)

  • Peso (adicionado pelo usuário ao criar uma categoria)

  • Situação (categoria ativa ou inativa)

2.3 Personalizando a tabela

Além de customizar quais colunas você deseja ver na tabela, é possível diminuir ou aumentar o tamanho das colunas, basta clicar, segurar e soltar no tamanho desejado. Você pode também mudar a ordem das colunas, basta clicar e soltar na ordem desejada:

Passo 03 - Criação de categoria

Para criar uma categoria de competência, clique no botão "criar categoria" e preencha os campos.

  1. Nome:

    Preencha o nome da nova categoria.

  2. Descrição:

    Dê uma breve descrição sobre ela.

  3. Peso:

    Defina um peso para sua categoria.  O peso é responsável por influenciar na nota das avaliações de desempenho, como agente importante de um grupo de competências. Quanto maior o número, maior será a consideração para a nota da avaliação. O máximo que pode ser escolhido é 10.

  4. Restrição de perfil:

    Marque essa opção se você desejar restringir a avaliação desta categoria de competências aos contribuidores ou gestores. Por exemplo, se a opção gestor for marcada, as competências dessa categoria ficarão visíveis apenas para usuários contribuidores e vice e versa.

  5. Situação:

    Deixe a categoria de competência ativa para ser utilizada ou inativa

Por fim, salve a categoria de competência no botão "salvar".

Passo 03 - Edição de categoria

Para editar uma categoria de competência já criada, é muito simples. Basta clicar no ícone de "lápis ✏️" na tabela de competências.

Dessa

Ao abrir a janela de edição, você consegue editar todos os campos: nome, descrição, peso, restrição e situação.

Dessa forma, é possível inativar uma categoria existente, desativando o switch ativado em "situação".


Pronto!

Agora você já sabe como criar e editar categorias de competência 😀

Caso precise de ajuda, a nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas! 

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