Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAvaliação de DesempenhoResultados da Avaliação de Desempenho
Como funciona o cálculo para os resultados das avaliações de desempenho?
Como funciona o cálculo para os resultados das avaliações de desempenho?

Nesse artigo vamos explicar como chegamos na média final da avaliação de desempenho e o como esse cálculo é feito.

Atualizado há mais de uma semana

Você tem dúvidas de como funciona o cálculo para definir os resultados das avaliações de desempenho e como são calculadas as médias?

A plataforma Elofy realiza esses cálculos automaticamente, você só precisa definir os pesos de cada uma das etapas para definir como cada nota irá influenciar na média final do cálculo. Porém, é importante entender como tudo isso é calculado.

Vamos lá?

Fases, modalidades e pesos da avaliação de desempenho

O processo de avaliação de desempenho (avd) é composto por até 5 fases (Resultados, Potencial, Valores, Competências e Feedback), que são criadas pelo usuário administrador no momento da criação do ciclo.

Cada fase tem suas próprias definições de modalidades para avaliação (Auto Avaliação, Gestor, Pares, Equipe e Clientes Internos)

Cada usuário avalia, a si e a outros usuários, em uma ou mais modalidades de avaliação. Após realizadas, cada modalidade em cada fase retorna uma média de nota. Cada modalidade pode ter um peso diferente, por exemplo, numa fase de Valores, a auto avaliação pode ter o peso 2 e a de pares ter o peso 3.

Quanto maior o peso, mais ele será levado em conta para compor a média final da AVD!

Customização de cálculo da AVD

A parte onde é realizada a customização de cálculo está localizada no final da tela de configuração de ciclo. A forma como a tabela de cálculo aparecerá para você, vai depender da quantidade de etapas e tipos de avaliação que você escolher. Abaixo é só um exemplo:

Além disso, para incluir a nota de uma determinada etapa no cálculo é necessário ativar o switch daquela fase. E assim, colocar então, o peso desejado em cada um das fases e marcar, caso queira utilizar aquela fase para a média final.

Bom, agora que você já sabe que cada avaliação de desempenho pode ter mais de uma etapas e que cada uma dessas fases pode ter um diferente tipo de avaliação, com distintos pesos que influenciarão na nota, vamos entender como a média final das avaliações é definida.

Como é definida a média final simples?

A primeira resposta é: depende. Isso porque a pessoa que configura o ciclo de avaliação pode definir diferentes pesos para cada uma das etapas de avaliação e pode ainda, não considerar algumas etapas para compor o resultado da média final.

Mas de forma geral, para facilitar o entendimento, em uma avaliação de desempenho de apenas uma fase com todas as modalidades avaliadas, todas com o peso 1, temos:

Ou seja, todas as médias das modalidades da avaliação são somadas e depois divididas pela quantidade de modalidades. No exemplo acima o cálculo seria dividido por 5. Acompanhe:

Nota da média autoavaliação= 5

Nota média do gestor= 5

Nota média da equipe= 4

Nota média dos pares= 4

Nota média dos clientes internos= 5

Soma total da quantidade de modalidades= 5

Média final = 5+5+4+4+5/5 = 4,6

Média final do colaborador é de 4,6

Agora, vamos entender como é a nota final para uma média composta por pesos diferentes:

Como é definida a média final para etapas com diferentes pesos?

Quando configurada a Avaliação de Desempenho, podem ser definidos diferentes pesos para cada modalidade e cada fase do ciclo, impactando diretamente na sua nota. Na média ponderada. A média de todas as modalidades de avaliação devem ser somadas, multiplicadas pelo seu próprio peso e divididas pela soma total dos pesos.
​ 

No caso de não haver nota em alguma das modalidades, a modalidade é excluída da conta, não tendo impacto na média final. Veja um exemplo de avaliação, de etapa de Potencial, onde temos 3 modalidades de avaliação, cada uma tendo um peso diferente: 

Nota da média autoavaliação= 3,0 (peso 1)

Nota média do gestor= 4,0 (peso 3)

Nota média da equipe=2,0 (peso 2)

Soma total dos pesos= 6

Média das notas de uma etapa com 5 modalidades = ((3,0*1) + (4,0*3) + (2,0*2)) / 6 = 3,17

Média final do colaborador é de 3,17

Vamos ver mais exemplos?

Exemplo de cálculo da média da avaliação de desempenho

Para ilustrar o nosso exemplo, digamos que o colaborador tenha tido na Avaliação de Competências com as seguintes médias e pesos:

Nota média do gestor= 3,0 (peso 3)

Nota média dos pares= 4,0 (peso 1)

Nota média dos times=2,0 (peso 1)

Soma total dos pesos: 03

Para calcular a média da Avaliação de Desempenho, seguimos a nossa fórmula:

O formato é: Média X Peso/ Soma dos Pesos, ou seja:

((3x1)+(4x1)+(2x1))/3 = 3

Média final das notas do colaborador = 3


Pronto!

Agora você já sabe como funciona o cálculo final das avaliações de desempenho 😀

Caso permaneçam dúvidas, entre em contato conosco, estamos à disposição para ajudar!

Respondeu à sua pergunta?