Como configurar cada tipo de avaliação de desempenho

Aprenda a configurar todos os tipos de avaliação de desempenho presentes na elofy: resultados, competências, valores, potencial e feedbacks!

Atualizado essa semana

A avaliação de desempenho pode ser feita por 5 critérios diferentes e opcionais, Alguns deles são configuradas previamente nas configurações da empresa, outros necessitam de um questionário para avaliação de desempenho. Veja quais são esses tipos e qual o tipo de configuração necessárias de cada um:

  • Avaliação por resultados dos colaboradores (essa etapa pode ser feita de quatro formas diferentes: por iniciativas, por OKR's, por papéis e responsabilidades ou por um questionário);

  • Avaliação das competências (previamente cadastradas);

  • Avaliação por valores (previamente cadastrados);

  • Avaliação por potencial (a partir de um questionário) ou

  • Avaliação por feedbacks (a partir de um questionário).

Nesse artigo, vamos mostrar em detalhes como configurar cada um deles! Para isso, vamos organizar os tipos de avaliação de acordo com a semelhança no processo de configuração, dividindo esse artigo em 3 partes:

Para ver como configurar um ciclo de revisão desde o início, clique aqui, mas para esse artigo vamos mostrar diretamente como definir que a avaliação de desempenho contemple cada um dos critérios de avaliação.


1. Como configurar uma avaliação de desempenho por iniciativas e por OKRs.

Como dito acima, a avaliação de desempenho por iniciativas e por OKRs é uma forma de avaliação de desempenho por resultados. O objetivo desse tipo de avaliação é mensurar quanto os colaboradores estão concluindo suas iniciativas de resultados-chaves. Dessa forma, o processo de configuração é semelhante. Vamos ver como é feito cada um deles.

Como configurar uma avaliação de desempenho por iniciativas:

Para essa opção, os colaboradores primeiro devem enviar as iniciativas para avaliação para depois você poder habilitar essa opção no ciclo.

Feito o envio, basta selecionar, em Etapas do Ciclo de Revisão, a opção Resultados no campo etapa e deixar o campo de questionário em branco:

E em seguida, habilitar a opção "Habilitar avaliação por iniciativas" nas configurações de Tela de Execução da Avaliação.

OBS - É necessário que a data fim do prazo da iniciativa esteja contida dentro dos trimestres selecionados para o ciclo de revisão (ex: se o seu ciclo irá avaliar o segundo trimestre do ano, o prazo fim da iniciativa para avaliar precisa estar dentro dos meses de abril, maio e junho) para que elas consigam ser incluídas na Avaliação de Desempenho.

Note que ao selecionar a opção, você pode optar para que sejam avaliados apenas os responsáveis das iniciativas ou para que sejam avaliados tanto os responsáveis quanto os corresponsáveis.

Como configurar uma avaliação de desempenho por OKR's:

Neste tipo de avaliação, será avaliado o desempenho do colaborador em relação aos objetivos e resultados chave que ele é responsável. Diferentemente da avaliação por iniciativas, não é preciso fazer envio dos objetivos desejados, basta que eles estejam cadastrados corretamente na plataforma e possuam o mesmo período de ocorrência do ciclo de avaliação. Com essas configurações corretas, é só selecionar, em Etapas do Ciclo de Revisão, a opção Resultados no campo etapa e deixar o campo de questionário em branco:

E em seguida, habilitar a opção "Avaliar Objetivos e Resultados-Chave" nas configurações de Tela de Execução da Avaliação:

Note que ao selecionar a opção, você pode optar para que sejam avaliados apenas os responsáveis dos resultados-chaves ou para que sejam avaliados tanto os responsáveis quanto os corresponsáveis. Também pode optar para que resultados-chaves de objetivos estratégicos não façam parte da avaliação de desempenho.

2. Como configurar uma avaliação de desempenho por papéis e responsabilidades, por competências e por valores.

A semelhança entre esses três tipos de avaliação de desempenho, é que as três exigem configurações de empresa previamente cadastradas. Ou seja, é preciso cadastrar as competências, os valores e os papéis e responsabilidades da empresa antes de tudo. Feita essa etapa, a configuração na avaliação de desempenho é extremamente simples, basta incluí-los no ciclo. Isso é feito nas configurações do ciclo de revisão, na parte de Etapas do Ciclo de Revisão.

Como configurar a avaliação de desempenho por competências:

Avalie o colaborador pelas competências contempladas pelo seu cargo ou time. Cada competência pode ainda ser dividida em comportamentos para avaliação (opcional). Caso você opte por incluir a etapa de competências na avaliação de desempenho, é preciso antes criar as categorias que irão agrupá-las, bem como configurá-las com os comportamentos esperados dentro da cada uma.

1 - Como criar novas categorias para as competências

Em Etapas do Ciclo de Revisão, para a avaliação de competências, basta selecionar a opção Competências no campo etapa e as competências cadastradas serão trazidas para a avaliação:

Obs: a etapa de competências possui duas configurações extras, opcionais. Nas configurações de Tela de Execução da Avaliação, podemos ativar as configurações "Exibir mais informações da Competência" e "Habilitar avaliação de competências por comportamentos".

Selecione a primeira opção, caso as competências tenham detalhes como comportamento esperado e você deseja que os colaboradores possam ter acesso durante a avaliação. Seleciona a segunda opção, se você deseja utilizar os comportamentos cadastrados nas competências (definidos no menu de competências em configurações) para a avaliação em vez da competência em si.

🚨 OBS - Caso alguma competência ou comportamento tenha sido avaliado em um cargo/time mesmo que elas não devessem ter sido avaliadas, só será possível fazer a remoção do comportamento/competência do cargo/time via banco pelo nosso time de arquitetura, por isso, entre em contato com o suporte da Elofy.

Como configurar a avaliação de desempenho por valores:

Identifique se os valores da empresa estão alinhados com as ações do colaborador. Se a avaliação também possuir a etapa de valores, é preciso antes configurá-los na plataforma. Para isso, você pode voltar na etapa 02 de configurações da empresa, na parte de cultura empresarial, e relembrar o processo de criação.

Em Etapas do Ciclo de Revisão, para a avaliação de valores, basta selecionar a opção Valores no campo etapa, e os valores cadastrados serão trazidos para a avaliação:

Como configurar a avaliação de desempenho por papéis e responsabilidades:

Por fim, para avaliação por papéis e responsabilidades, que é um dos tipos de avaliação de desempenho por resultados, você deve configurar os papéis e responsabilidades da empresa e habilitar essa opção no ciclo.

Em Etapas do Ciclo de Revisão, para a avaliação por papéis e responsabilidades, basta selecionar a opção Resultados no campo etapa e deixar o campo de questionário em branco.

E em seguida, habilitar a opção "Habilitar avaliação por entregas" nas configurações de Tela de Execução da Avaliação.

3. Como configurar uma avaliação de desempenho por resultados (questionário), por potencial e por feedbacks.

Como dito anteriormente, alguns tipos de avaliação de desempenho necessitam da criação de um questionário para poderem ser aplicados.


As avaliações que precisam de questionário obrigatoriamente são a avaliação por potencial e por feedbacks. A avaliação por resultados pode ser feita de quatro formas diferentes: por iniciativas, por OKR's, por papéis e responsabilidades (que são configurados previamente) ou por um questionário também.

Dessa forma, para configurar esses três tipos de avaliação de desempenho, basta aprender como configurar um questionário para avaliação de desempenho. O passo a passo para isso está bem detalhado nesse link.


Pronto!

Agora você sabe como configurar todos os tipos de avaliação de desempenho possíveis dentro da elofy. Qualquer dúvida, nossa equipe está à disposiçãp para ajudar! :)

Respondeu à sua pergunta?