🙋 Os recursos da tela de sucessão estão disponíveis de acordo com a sua permissão. Para saber mais sobre, clique aqui.
A importação da Gestão da Sucessão de Cargos permite trazer para a plataforma todas as informações relacionadas aos cargos, seus respectivos sucessores e planos de sucessão de forma prática e automatizada.
Esse recurso facilita a atualização em massa dos dados, garantindo que o mapeamento de talentos e planos de continuidade estejam sempre alinhados à estrutura organizacional.
Assim, é possível manter uma visão centralizada e atualizada sobre quem está pronto para assumir novas posições e quais cargos ainda precisam de sucessores definidos.
Veja a seguir como utilizar a tela de sucessão da Elofy:
Passo 01 - Acesso
Acesse no carreira > sucessão:
Passo 02 - Visão por sucessores e por posições
A tela de sucessão traz duas visualizações "por sucessores" ou "por posições - cargos da sua empresa":
Na visão de sucessores, você visualize os usuário e os detalhes da sucessão de cargos. Já na visão de posições você os detalhes dos cargos.
Ambas visões serão melhor detalhadas ao longo do artigo.
Passo 03 - Highlights
No topo da tela, você consegue entender quantas posições são críticas para a sua empresa e quantas delas estão pendentes ou preenchidas:
Dessa forma, você consegue ter uma visão 360 dos seus processos de sucessão e o que se atentar.
Passo 04 - Filtros de sucessores
Na visão de sucessores, temos um campo de busca disponível, como forma mais direta de informações daquela visão e diversos filtros para facilitar sua busca:
Passo 05 - Lista de usuários (sucessores)
Na visão de "por sucessores", temos a lista de usuários com diversos dados disponíveis:
Nome da pessoa;
Se é ou não sucessor de algum cargo;
Cargo atual em que se encontra na empresa;
Time que faz parte;
Qual o cargo que vai suceder (Sucessão para);
Tempo de empresa;
Nível de prontidão para o cargo de sucessão (em quanto tempo a pessoa estará pronta para assumir o cargo em específico.
🚨 Caso o colaborador esteja mapeado para mais de um cargo, as informações serão trazidas em linhas separadas, isto é, uma linha por cargo de sucessão, de forma que as colunas “sucessão para” e “tempo de empresa” correspondam em cada linha à uma sucessão. Por isso, poderemos ter nomes "duplicados" na lista.
Passo 06 - Ver conceito da avaliação de desempenho e n-box (sucessores)
Na lista de sucessores, além de todas as informações listadas acima, você tem a opção de adicionar a visão das notas da avaliação de desempenho e também da n-box. Basta clicar em "ver conceito avaliação e n-box" e selecionar o ciclo desejado:
Depois de selecionar o ciclo desejado, você vai desbloquear novas colunas, como: conceito da avaliação, da n-box, se é pessoa talento e se e pessoa-chave:
Passo 07 - Detalhes da pessoa colaboradora (sucessores)
Ao clicar no nome do colaborador, uma nova aba será aberta com mais informações sobre o usuário: dados, currículo e sucessão:
Na aba de dados, você tem acesso a biografia da pessoa, cargo, time, papéis e responsabilidades cadastradas, competências, e-mail, data de aniversário e de admissão
Em dados complementares, você tem acesso a um mini currículo da pessoa
E na aba de sucessão você também consegue atribuir novos cargos de sucessão. Veja mais detalhes a seguir:
Passo 08 - Criar prontidão de cargos, excluir e ver detalhes
Na aba de sucessão, você pode criar cargos para prontidão e também excluir os cargos já criados para aquele usuário em específico.
Para excluir um cargo já criado para aquela pessoa, basta clicar no símbolo de lixeira🗑️:
Depois de clicar na lixeira, confirme sua ação e o cargo será deletado:
Para criar um cargo basta clicar no + :
Logo depois, três campos surgirão abaixo e você deve selecionar o cargo que gostaria de atribuir a prontidão para aquele usuário, selecionar o tempo de prontidão e incluir um comentário:
Depois, basta clicar em salvar.
Para ver detalhes do cargo já cadastrado, basta clicar na seta \/:
Passo 09 - Filtros de posições
Na visão de posições, temos um campo de busca disponível, como forma mais direta de informações daquela visão e diversos filtros para facilitar sua busca:
Passo 10 - Lista de posições
Na visão "por posições", ao invés de visualizar os dados dos colaboradores mapeados para sucessão, a plataforma traz os cargos da sua empresa com informações importantes:
Nome do cargo;
Quantas pessoas ocupam o cargo atualmente. Para ver quem são os colaborador, passe o mouse em cima do número:
Quais colaboradores estão mapeados para sucessão daquele cargo, de acordo com o nível de prontidão. Assim como no caso anterior, é possível passar o mouse e ver os colaboradores mapeados:
O nível de impacto e dificuldade de cada cargo (alto, médio e baixo)
Abaixo de cada cargo, você pode visualizar a organização hierárquica da empresa. Para isso, clique na seta para baixo:
Passo 11 - Detalhes (por posições)
Ao clicar no nome do cargo, uma nova aba será aberta com os dados de cada cargo:
Na aba de dados da posição, você tem acesso ao nome da posição, descrição, dificuldade, impacto, classificação e tempo médio de contratação
Na aba de requisitos da posição, você tem as "regras" necessárias para ocupar o cargo em específico:
Na aba de sucessão é possível acessar e adicionar novos colaborador para sucessão, de acordo com o tempo de prontidão:
Basta clicar no + no tempo de prontidão desejado, e depois selecione o nome da pessoa que estará pronta para aquele cargo em específico:
Você também pode excluir pessoas das prontidões cadastradas, basta clicar no símbolo de lixeira🗑️:
Dica extra
É possível ordenar as informações, nas duas telas, de forma dinâmica, ou seja, você consegue clicar nos títulos para ordenar/reordenar de forma ascendente/descendente tanto em relação à palavras como números.
Pronto!
Agora você já sabe como utilizar os recursos da tela de sucessão.
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