🙋 Este artigo é voltando para pessoas com o perfil de administrador. Para saber mais clique aqui.
Um organograma é um diagrama que mostra a estrutura hierárquica de uma organização, evidenciando a relação entre cargos, funções e setores.
Ele indica quem responde para quem e como as áreas se conectam, facilitando a visualização das responsabilidades, dos fluxos de comunicação e da cadeia de comando dentro da empresa.
Além do organograma te proporcionar essa visão de estrutura hierárquica, ele também te mostra de forma mais prática pontos da sucessão de cargo.
A seguir, veja como utilizar esse recurso:
Passo 01 - Acesso
No menu superior, clique em carreira > organograma:
Passo 02 - Filtros
Logo no topo esquerdo da tela, você terá acesso aos filtros, que vão facilitar a sua visão de dados e que vai moldar um organograma diferente a cada escolha de filtro. Confira a explicação de cada um deles:
Usuários: filtre individualmente pelos usuários desejados
Gestor: faça sua escolha por liderança
Times: faça sua escolha por times em específico
Níveis: filtre pelo nível hierárquico (1, 2, 3 etc)
Cargos: seleciona a partir da posição que a pessoa ocupa
Passo 03 - Visão de organograma
Ao selecionar seus filtros, ou optar pela visão total, você pode diminuir o zoom no canto inferior direito para conseguir ver o diagrama mais expandido.
Além disso, para ver todas as pessoas participantes do organograma que estão abaixo hierarquicamente de outra, você deve clicar no número que aparece logo abaixo toda vez que ele aparecer:
Para desfazer a visão, basta clicar no número novamente.
Passo 04 - Informações de cargo e sucessão
Para obter dados de sucessão e cargo, basta clicar no cargo da pessoa:
Após clicar, no canto direito irá abrir uma sidebar contendo seus requisitos e sucessores.
✍️ Nos Requisitos de Cargo você tem acesso as qualificações, habilidades, experiências e características necessárias para que uma pessoa desempenhe com sucesso as funções daquela posição:
👑 Em sucessores, temos os colaboradores identificados como potenciais para assumir determinada função no futuro, geralmente em processos de sucessão planejada, visando garantir a continuidade das operações e a preservação do conhecimento dentro da organização:
Além de visualizar possíveis pessoas sucessoras nesta aba, você também pode adicionar outras pessoas colaboradoras.
Basta clicar em adicionar no tempo que você acha que a pessoa estará pronto para assumir o cargo (agora, 3, 6 meses ou 1 ano) > preencher a janela que será aberta selecionando a pessoa sucessora e incluindo um comentário, caso deseje:
Após isso, a pessoa já estará na lista e você poderá ver o comentário feito clicando na seta ou até excluir clicando na lixeira caso necessite.
Também é possível fazer esse processo pela tela de sucessão. Veja:
Passo 05 - Dados da pessoa colaboradora e currículo
Para acessar esses dados da pessoa, você pode clicar tanto na foto, quanto no nome:
Ao clicar, será aberto uma aba na lateral, contendo:
🧔♀️ Dados da pessoa, como cargo, time, e-mail etc:
💼 Em currículo, visualiza-se informações acadêmicas e profissionais:
Pronto. Agora você sabe como utilizar os recursos do organograma Elofy ✍️
O que achou do artigo? Selecione o emoji no fim da página que mais representa sua opinião: