🙋 Você pode ter acesso aos recursos de sucesso a depender das permissões para o seu perfil. Para saber mais clique aqui.
O Plano de Sucessão é uma forma de planejar e mapear os talentos existentes na empresa, colocando eles em uma espécie de escada de potencial, visando desenvolver profissionais em determinadas áreas para que, futuramente, eles possam substituir cargos importantes.
Sem ele, o desempenho da empresa pode decair de forma abrupta na hora que as lideranças começam a mudar e os colaboradores estão de saída.
Então essa é uma ferramenta essencial para o futuro da empresa prevenindo a saída de colaboradores chave e garantindo bons talentos nas posições certas!
👟 Porém, antes de atribuir pessoas a sucessão de cargos, é necessário definir os cargos elegíveis para sucessão. Vamos ver como fazer isso?
Passo 01 - Acesso
Acesse configurações > pessoas > cargos:
Passo 02 - Dificuldade e impacto na criação de cargos
Para que um cargo seja elegível para sucessão é preciso que a dificuldade e o impacto dele seja: um médio e outro alto (exemplos: dificuldade média e impacto alto ou dificuldade alta e impacto médio).
Dificuldade - dificuldade de encontrar uma pessoa para ocupar aquele cargo;
Impacto - impacto que o cargo tem em seu negócio, ou seja, qual o nível de importância que ele possui.
Na criação do cargos, primeiro você deve clicar em novo cargo no canto superior direito da tela:
Depois, vá até dificuldade e impacto e selecione opções que se encaixem no critério acima (pelo menos um alto e um médio):
📖 Para saber mais sobre criação de cargos, clique aqui:
Passo 02 - Dificuldade e impacto em cargos já existentes
Na tela de cargos, vá na lista de cargos já existentes e clique no cargo desejado:
Uma janela lateral será aberta. Na aba "dados da posição", vá até dificuldade e impacto e selecione as opções pertinentes conforme explicado anteriormente:
Pronto!
Agora você já sabe como definir um cargo elegível para sucessão.
O que achou do artigo? Clique abaixo no emoji que melhor te representa: