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Como criar, editar e inativar competências
Como criar, editar e inativar competências

Uma etapa de competências no ciclo de desempenho, exige uma criação prévia de competência, veja com criá-las, editá-las e inativá-las:

Atualizado há mais de 2 meses

🙋 Apenas os administradores da empresa na plataforma poderão criar categorias de competências, para saber mais sobre como mudar as permissões clique aqui.

Na Elofy, você pode criar competências de forma individual, uma por uma, ou importar em uma tabela várias competências em massa. Neste artigo, vamos aprender o metódo de criação individual.

📖 Para aprender como importar várias competências de uma só vez, clique aqui.

👟 Você está no segundo passo da criação de competências. Após criar as categorias das competências, você deve dar continuidade ao cadastro das competências. Para isso, confira o tutorial abaixo:

Passo 01 - Acesso à tela de competências

Vá até Configurações (engrenagem) > Funcionalidades > Avaliação de desempenho > Competências:

Passo 02 - Tela competências

Na tela, temos o botão de criação e importação no canto direito superior, abaixo temos também os seguintes filtros que facilitam a sua busca por competências já criadas:

2.1 - Filtros

  • Nome: filtre digitando o nome no campo

  • Categoria: busca por categorias de competências já criadas anteriormente

  • Time: filtra por competências vinculadas à times

  • Tipo: tipo previamente criado, pode variar

  • Situação: filtra por competências ativas ou inativas ou as duas

  • Cargos: puxa competências vinculadas à cargos específicos

Passo 03 - Criação de competência

Para criar uma competência, clique em + Competência, localizado no canto direito da tela:

Passo 04 - Campos Gerais

Preencha os campos, conforme orientação abaixo:

Nome: Insira um nome para a competência.

Categoria: Indique a qual categoria essa competência pertence. Categorias servem para fazer o agrupamento das competências. Saiba mais sobre categorias, neste artigo.

Descrição: Adicione uma descrição da sua competência, se desejar.

Tipo: Aqui você seleciona o tipo da competência: qualidade pessoal, técnica, liderança ou nível específico. Para criar um novo tipo clique no +, escreva o novo tipo em "título" e depois em "+ tipo de competência". Para editar algum tipo já criado, basta clicar no lápis ✏️, editar e salvar.

Agora, você pode vincular cargos, times e níveis de responsabilidade para a competência criada. Basta selecioná-las a partir das opções disponíveis:

Você deve vincular as competências aos cargos/times que você entenda que faça sentido na empresa. Com isso, na avaliação por competências, elas aparecerão apenas para os cargos vinculados

🚨Se você definir dois cargos e dois times, por exemplo, essa competência ficará disponível para todos que possuem os dois cargos selecionados e, também, para todos que pertencem aos times selecionados, mesmo que possuam outros cargos.

Vamos ao exemplo!

Competência Comunicação vinculada aos cargos de Analista de Marketing, vinculadas aos times de Marketing e Desenvolvimento:

  • Maria está no time de Desenvolvimento, mas possui o cargo Analista de Sistemas - será avaliada pela competência de Comunicação

  • João possui o cargo Analista de Marketing e faz parte do Marketing - será avaliado pela competência de Comunicação

Finalizando com os campos:

Exibir para todos os usuários: Aqui, você poderá liberar a competência para todos os usuários, sem precisar selecionar os times ou os cargos nos filtros anteriores.

Ativo: Mantenha o ativo para a competência ser utilizada na avaliação de desempenho. Você depois pode voltar aqui e inativar, caso deseje que ela não seja mais utilizada:

Passo 05 - Campos Específicos

Na aba Específico, você tem a possibilidades de escolher se a opção "Detalhar comportamentos da competência" ou a opção "Avaliar comportamentos da competência".

🚨 Você só pode escolher uma dessas opções, pois escolhendo uma, a outra fica indisponível.

5.1 - Detalhar Comportamentos da Competência

Caso opte pela opção Detalhar comportamentos da competência, você poderá definir para ela "comportamentos esperados", "comportamentos que queremos" e "comportamentos que não queremos", os quais irão aparecer durante a Avaliação de Desempenho como informações adicionais da Competência a ser avaliada.

Veja na imagem abaixo:

5.2 - Avaliar Comportamentos da Competência

Caso você opte pela opção Avaliar comportamentos da competência, você poderá definir um ou mais comportamentos que compõem aquela competência e avalia-los separadamente na Avaliação de Desempenho, dentro da etapa Competências. Veja como configurar:

Clique em no símbolo + à direita da tela, adicione quantos comportamentos esperados você desejar.

Depois que finalizar, basta clicar em Salvar!

Depois de salvo, você pode definir a ordem que os comportamentos irão aparecer nas telas de "responder à avaliação, relatório de performance individual, tela de calibração e no pdf do avaliado". É só mover os comportamentos e depois salvar novamente:

Passo 06 - Como editar e inativar uma competência

A nova competência aparecerá automaticamente na lista de competências com todas as configurações prontas. Caso queira editá-la, posteriormente, basta clicar no ícone de edição da competência que deseja alterar.

Você pode editar todas as informações dos campos gerais e específicos.

Para inativar uma competência, basta clicar em editar a competência, ir nos campos gerais e desmarcar a opção "ativo" e clicar em salvar.


Pronto! 

Agora, você já sabe criar, editar e inativar competências 🙂

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