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Plano de Desenvolvimento Individual - PDI
Como configurar PDI e criar o catálogo de iniciativas
Como configurar PDI e criar o catálogo de iniciativas

Neste artigo, vamos te ensinar a configurar PDI no Elofy. Chega mais!

Atualizado há mais de uma semana

O plano de desenvolvimento individual, conhecido como PDI, é uma ferramenta indispensável para empresas que buscam saltar de patamar. Trata-se de um método que busca alinhar interesses da empresa e dos colaboradores, auxiliando no alcance de metas de curto e longo prazo.

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Apenas os administradores da empresa na plataforma poderão realizar configuração do PDI, para saber mais clique aqui.

Acesse: em Perfis> Administrador > Aba Admin > Configuração de PDI.

No final da tela, ative as opções "visualiza" e "edita" para toda a empresa e depois salve.

Passo 01

Para acessar a tela e iniciar a configuração de PDI, acesse em Configurações > Configurações de PDI.

Passo 02

Aberta a tela de configuração, o primeiro passo é definir se a sua empresa permitirá a vinculação de PDI's a cargos e/ou competências.

  • A vinculação de cargos permitirá que um PDI possa ser vinculado a um ou mais cargos da empresa que estejam cadastrados na plataforma. Essa opção é interessante para que os colaboradores possam mostrar que a intenção do plano de desenvolvimento está associada ao desejo de uma mudança futura de cargo ou para melhorar competências do cargo atual.

  • Já a vinculação de competências permitirá que um PDI possa ser vinculado a competências que estejam registradas na plataforma. Com ela será possível que, após uma avaliação de desempenho, o Gestor consiga conversar com o liderado sobre os resultados da etapa de competências para orientar onde ele precisa melhorar ou desenvolver, a partir da criação de um PDI.

Com as duas opções ativadas, os colaboradores poderão vincular, ao mesmo tempo, competências e cargos ou escolher apenas uma das vinculações, na hora de estruturar o plano de desenvolvimento.

Passo 03

O próximo passo é definir os tipos de iniciativas que a sua empresa possuirá, ou seja, os tipos de ações que as iniciativas estarão vinculadas.

Você encontrará 03 tipos padrões da nossa plataforma. Eles foram criados, a partir da metodologia 70/20/10 que orienta que um PDI seja dividido em três partes: 70% investido no alcance do desafio profissional, 20% investido em acompanhamento por feedbacks e mentorias e 10% investido em aprendizagem formal:

Lembramos que por serem tipos padrões da nossa plataforma, eles não podem ser excluídos, mas você consegue criar novos tipos de iniciativas que estejam mais alinhados e orientados a cultura organizacional da sua empresa.

Você pode depois editar ou excluir os novos tipos criados, posteriormente.

OBS - Caso um tipo seja excluído e já existam iniciativas vinculadas, automaticamente, essas iniciativas ficarão sem vinculação a um tipo.

Passo 04

Após definir os tipos, crie o catálogo de iniciativas para que os usuários possam importá-las no PDI. O catálogo é uma forma de mostrar aos colaboradores, o que a empresa espera em termos de desenvolvimento.

Existem duas formas de adicionar iniciativas ao catálogo:

1 - Manual: clique nos três pontos, localizados no canto superior direito, para abrir a tela e adicionar uma nova iniciativa. Defina um nome e vincule ela a um tipo existente.

2 - Importação: para importar várias iniciativas ao mesmo tempo, clique no botão "importar", com isso, uma nova tela será aberta para o processo de importação do catálogo. Siga os passos abaixo:

a) Clique no botão de expandir e depois em "download exemplo de arquivo .xlsx" para baixar a planilha que será utilizada para a importação. OBS - Ela irá conter as iniciativas já criadas no Elofy, mas caso não exista nenhuma, ela estará vazia.

b) Preencha a planilha da seguinte forma:

01 - Na primeira coluna, defina o tipo de iniciativa, ao qual ela estará vinculada. Insira apenas números, de acordo com a lista criada no passo 02 (exemplo: se for utilizar o tipo 02, coloque apenas "2").

02 - Na segunda coluna, coloque o nome da nova iniciativa.

03 - Na terceira coluna, defina o status da iniciativa: 1, ela está ativa e pode ser importada, caso esteja com 0, ela ficará inativa e não poderá ser importada.

04 - A quarta coluna, do ID da inicativa, deve ficar em branco, não podendo ser alterada.

c) Após preencher a planilha, clique em "Importar/atualizar catálogo de iniciativas" e depois em avançar.

d) Escolha o arquivo desejado e importe no Elofy.

e) Antes de finalizar, verifique se as 03 primeiras linhas do catálogo estão corretas. Caso estejam, clique em salvar.

f) Ao finalizar, será aberta a tela de importações. Verifique nela se tudo ocorreu bem ou se deu algum problema na planilha.

01. Verifique o status da importação;

02. Caso tenha dado problema em alguma linha, será sinalizado na coluna de itens não importados. Clique para verificar qual foi;

03. Baixe a planilha com as linhas que deram erro para ajeitá-las;

04. Volte a tela de importação, caso queira refazer o processo.

g) Por fim, volte a tela de configurações de PDI para verificar o catálogo.

Se, posteriormente, você quiser editar ou excluir uma iniciativa do catálogo, clique nos três pontos, localizados do lado direito, que as opções de editar e excluir aparecerão.


Pronto!

Agora você já sabe como configurar PDI no Elofy :)

A nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas.

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