Você já parou para pensar em como está a saúde mental do seu time neste momento? Qual a importância de olhar para isso?
Neste artigo, vamos falar com detalhes sobres a pesquisa de pulso e sua importância para as empresas!
Navegue pelo conteúdo 😉
Contexto interno das empresas
O engajamento e a satisfação dos colaboradores são pontos cruciais para todas as empresas e precisam de mais atenção. Pensando nisso, a pesquisa de pulso pode ser uma forte aliada para medir e monitorar os sentimentos dos colaboradores e entender, de maneira estratégia, as raízes de problemas e como solucioná-los.
Segundo pesquisa, mais de 90% dos brasileiros estão infelizes em seus empregos e esse cenário é um grande problema para as empresas. Insatisfação leva a um alto turnover, dificuldades em manter uma boa produtividade e gerar bons resultados, entre muitos outros problemas internos.
Porém, quando a organização possui um cuidado frequente com o emocional dos colaboradores, é muito mais fácil enxergar e evitar problemas relacionados ao clima organizacional e performance dos funcionários.
A pesquisa de pulso é um meio para medir a satisfação e saúde emocional, trazendo respostas mais rápidas e, consequentemente, ações no tempo proporcional.
Para te ajudar a entender melhor sobre a pesquisa de pulso, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é a pesquisa de pulso, o porquê ela está em alta em empresas de alta performance e como aplicar na empresa.
O que é a pesquisa de pulso?
A pesquisa de pulso, também conhecida como pulse, é basicamente uma avaliação utilizada para medir e analisar como está a saúde emocional e o engajamento dos colaboradores 😄🥲
O pulse também pode ser utilizado para medir outros aspectos importantes dentro da empresa, como: sentimentos em relação ao home office, treinamentos, normativas, carga de trabalho, liderança, ou outros pontos específicos. Dessa forma é possível ter uma visão ampla do seu time e entender os possíveis problemas na gestão de pessoas, na motivação, desempenho e engajamento.
A pesquisa de pulso é feita de forma rápida e prática, e pode ser aplicada com a frequência que faça mais sentido para a empresa: semanal, quinzenal, mensal e até trimestral. Mas para que os resultados sejam eficientes, o ideal é que a pesquisa de pulso não seja muito espaçada.
Podemos dizer que o pulso é uma forma de gerar feedbacks com mais frequência, através de check-ins mais simples. O que é ótimo, afinal, estudos mostram que 77% dos colaboradores querem responder uma pesquisa pelo menos uma vez ao ano.
Quais os benefícios da pesquisa de pulso?
Analisar seus colaboradores é essencial para tomar melhores decisões e criar estratégias para processos internos. E é por isso, que a pesquisa de pulso é um dos métodos mais adotados por empresas de alta performance. Afinal é uma forma de entender as pessoas e suas relações com o trabalho de forma rápida e prática, possibilitando soluções eficazes para o momento.
Confira rapidamente alguns dos benefícios da pesquisa de pulso:
Aumenta o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, a satisfação, a produtividade e resultados financeiros.
Ajuda gestores e profissionais de RH a resolverem problemas que precisam de atenção imediata. Muitas situações precisam de cuidado momentâneo, simplesmente não dá para resolver um grande conflito daqui a 3 meses, por exemplo.
É uma forma mais rápida de medir resultados de pequenas ações e melhorias na empresa.
Melhora a comunicação entre líderes e liderados, quando você entende o que seus colaboradores estão sentindo, é possível melhorar a relação.
Ajuda diminuir a rotatividade de colaboradores (turnover) e, ao mesmo tempo, melhora a retenção os grandes talentos.
É uma forma de mostrar para seus funcionários que a empresa se importa, que quer cuidar e dar a devida atenção para todos.
Melhora o clima organizacional, pois a pesquisa de pulso também oferece insights em como otimizar o ambiente de trabalho.
Mostra resultados mais eficientes para tomadas de decisões, por ser uma pesquisa rápida e prática, a taxa de respostas tende a ser maior. Além de que com a automatização do pulse, a coleta de dados se torna constante, gerando um volume interessante para análises.
Pesquisa de pulso e pesquisa de clima, qual a diferença?
Muitos confundem a pesquisa de clima organizacional com a pesquisa de pulso, mesmo que ambas as ferramentas sejam usadas em prol da satisfação e engajamento dos colaboradores, são conceitos diferentes.
A pesquisa de clima é feita para entender o clima organizacional da empresa em geral, ou seja, o que os funcionários acham do ambiente de trabalho. Essa avaliação mapeia questões como a satisfação com o trabalho, a eficiência das lideranças, a cultura, missão e valores.
Já a pesquisa de pulso, assim como falamos acima, é muito prática e, normalmente, acontece várias vezes ao ano. Ela aborda questões mais específicas relacionadas a satisfação com a empresa, que precisam de um olhar imediato. Também é possível usar essa avaliação para monitorar os sentimentos e saúde emocional dos colaboradores.
Como aplicar a pesquisa de pulso?
Que a pesquisa de pulso é super importante na empresa, nós já sabemos, certo? Mas como aplicar, de fato, essa ferramenta? É o que o vamos explorar agora.
#1 Estabeleça um objetivo e questões
O primeiro passo é focar em estabelecer um objetivo claro e relevante. Pergunte-se o que é importante mensurar com essa pesquisa, quais os tópicos essenciais que precisam ser analisados para o momento da empresa. E a partir daí, você consegue construir questões, se necessário, para sua pesquisa.
Uma dica é que o RH sempre trabalhe com líderes das principais áreas da empresa, e, juntos, pensem no que é importante avaliar com essa pesquisa, um brainstorming (reunião de ideias) vai ajudar a melhorar os resultados do pulso.
Caso você decida trabalhar com questionários específicos no pulso, este é momento de montá-los. Também é importante que você crie perguntas que condizem com seus objetivos, para assim estruturar sua pesquisa.
Normalmente, é indicado criar um questionário com no máximo 7 perguntas, sendo 3, o ideal. Lembre-se também que estas perguntas precisam ser curtas, simples e fáceis de obter resposta.
Na elofy, já temos um template pronto para aplicar a pesquisa e um banco com 100 perguntas que você pode utilizar. Legal, né?
#2 Garanta o anonimato
É muito importante que a pesquisa de pulso não mostre quem deu uma resposta específica. Muitas pessoas podem se sentir incomodadas em responder esse tipo de avaliação, por isso, o anonimato vai ajudar a trazer mais segurança e confiança para seus colaboradores.
Ao deixar seu time à vontade para mostrar seus reais sentimentos, também é possível obter respostas muito mais condizentes com a realidade da empresa, facilitando uma tomada de decisões mais assertivas e eficientes.
Na elofy, o colaborador é sempre avisado, antes de responder à pesquisa, se aquela pesquisa é anônima ou não.
#3 Analise os dados com cuidado e tome decisões
O intuito de ter uma pesquisa como esta, é usar de seus resultados para tomar decisões assertivas e rápidas. Então, após criar toda a pesquisa de pulso anônima e segura, é hora de receber os dados e analisá-los. Lembre-se sempre que, o quanto mais claro seus objetivos, mais fácil vai ficar de ver os resultados.
O importante dessa etapa é entender esses dados, ver como anda o nível de satisfação dos seus funcionários e criar estratégias para mudar ou manter o cenário em que sua empresa se encontra.
Na elofy, você tem acesso a relatórios e dashboards intuitivos, repletos de insights que você pode usar nos planos de ações da empresa.
#4 Seja transparente
Uma boa prática é compartilhar os dados e as decisões tomadas a partir da pesquisa de pulso para seu time. Isso ajuda a melhorar os relacionamentos da empresa, além de criar um ambiente de confiança.
A transparência é essencial para a efetividade da pesquisa, uma vez que seus colaboradores se sintam ouvidos e observem as mudanças, mais sinceros e abertos eles serão nas próximas.
Na elofy, você conta com um mural onde você pode compartilhar todas as ações da empresa, permitindo interações dos colaboradores.
Como a Elofy pode te ajudar na pesquisa de pulso?
A Elofy tem a funcionalidade de pesquisa de pulso automática para te ajudar nessa missão. Além de ser possível automatizar a frequência de envio e definir o número de perguntas por pulso, ela traz a possibilidade de anonimato para garantir a segurança da pesquisa.
O pulse da Elofy também conta com um template de pulso de engajamento e um banco com 100 perguntas, desenvolvidas por especialistas da área, que te ajudará a desenvolver as primeiras pesquisas na sua empresa.
Por fim, você também conta com um analytics de pulso com todas as informações relevantes para a tomada de decisão do RH e gestores.
Entenda como estruturar sua pesquisa de pulso nos seguintes artigos:
Prontinho!
Agora você já sabe o que é uma pesquisa de pulso, seus benefícios, as diferenças com pesquisa de clima, como aplicar na sua empresa e como a elofy te ajuda nisso!
Se restou alguma dúvida, entre em contato com nosso time, iremos adorar atender você 💙