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Pesquisa de desligamento: o que é, como implementar e benefícios
Pesquisa de desligamento: o que é, como implementar e benefícios

Está na dúvida se a pesquisa de desligamento vai funcionar na sua empresa? Confira este artigo e entenda mais sobre essa ferramenta:

Atualizado há mais de uma semana

Por Fernanda Carolina

Já sabemos que é essencial garantir uma boa experiência para cada colaborador em toda sua jornada na empresa. Porém, muitos gestores esquecem que a saída de um funcionário também faz parte deste percurso. Mas como garantir a melhor experiência possível? Tudo começa com a pesquisa de desligamento.

Esta pesquisa é uma maneira de monitorar o clima da empresa, de entender como está a satisfação dos colaboradores e trazer diversos insights para os gestores.

A pesquisa de desligamento é uma ferramenta muito poderosa para sua estratégia de gestão e que nem todos dão a devida importância. Por isso, nós analisaremos mais sobre o assunto neste artigo.

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O que é a pesquisa de desligamento e qual sua importância?

A pesquisa de desligamento é uma ferramenta que permite que um colaborador dê feedbacks sobre sua experiência na sua organização quando estiver se desligando do trabalho. Seu intuito é entender o cenário da empresa e criar melhorias na estratégia de gestão.

Em caso de saída voluntária, é possível entender o motivo do desligamento. Além disso, os insights deste tipo de pesquisa são muito importantes, porque os feedbacks de profissionais que já não tem mais nenhum vínculo são mais sinceros.

E quais os benefícios da pesquisa de desligamento?

São vários, principalmente para a empresa, mas também para o profissional que está saindo. Confira:

1. Enternece a boa experiência final: nem sempre o desligamento é uma situação boa, assim como nem sempre o profissional sai da empresa contente com sua jornada. Porém, ao ouvir este ex-funcionário, você gera a oportunidade de amenizar a situação e isso impacta diretamente na estratégia de marca empregadora.

2. Dá voz ao profissional: 83% dos funcionários não se sentem ouvidos em seus trabalhos, o que resulta em descontentamento e frustrações. Nenhuma empresa quer um profissional insatisfeito, pois, como já mencionamos acima, a marca empregadora é extremamente afetada. Por isso, mesmo que seja no desligamento, dê voz para seus colaboradores.

3. Ajuda a identificar as falhas na gestão: ao entender os motivos que levaram à saída do colaborador, você pode entender se há falhas na gestão, em quais níveis estão estes problemas e até ter insights de como resolvê-los.

4. Oferece uma visão real do clima e da cultura da empresa: com feedbacks mais assertivos e sinceros, é possível entender se o ambiente de trabalho e a cultura estão sendo adequados.

5. Mostra falhas em relação à gestão do cargo: também há perguntas que direcionam feedbacks sobre a gestão do cargo. Assim você consegue entender se as demandas estão condizentes com as expectativas deste cargo, com as expectativas do colaborador e montar estratégias de melhoria, caso necessário.

6. Identifica questões relacionadas ao desenvolvimento da liderança: você também pode entender como está a liderança, se há necessidade de desenvolvimento de habilidades específicas, como é a relação deste gestor com o time e o que pode melhorar no futuro.

7. Mapear a jornada do colaborador e otimizá-la: também é possível entender como está a jornada de seus funcionários, o que está funcionando e o que não está. Assim, você consegue montar planos de ação para melhorar a experiência em cada etapa.

Como implementar uma pesquisa de desligamento?

A pesquisa de desligamento precisa ter o tom ideal e as perguntas mais estratégicas possíveis, por ser muitas vezes, um momento delicado. As questões devem trazer os insights que você procura sem causar maior desconforto ou descontentamento.

Veja abaixo dicas de como implementar a pesquisa:

#1 Monte um questionário estratégico

Criar uma pesquisa de desligamento não é sobre colocar diversas perguntas aleatórias e mandar para o colaborador. É preciso de estratégia.

O primeiro passo é entender quais são os principais insights que você precisa. É sobre o clima? Sobre a liderança? Cargo? Ou sobre todos esses componentes?

Lembre-se também de ser direto e imparcial na criação da sua pesquisa. Criar perguntas com um direcionamento inadequado pode prejudicar os resultados.

#2 Faça com que o respondente se sinta confortável

A pesquisa de desligamento não é obrigatória. Então, cabe ao RH ou ao gestor deixar o ex-colaborador confortável em responder às perguntas.

Você pode entrar em uma reunião antes, conversar sobre a pesquisa, expor o intuito dela e mostrar que vocês buscam por sinceridade e transparência. Assegure, principalmente, da segurança das informações e confidencialidade dos dados coletados.

#3 Aplique a pesquisa no momento certo

Existe o timing perfeito para aplicar a sua pesquisa de desligamento. Porém, tudo vai depender das condições que acontecem esse desligamento.

A dica que damos, é que sua pesquisa faça parte do processo de offboarding. Ou seja, durante o processo de demissional, tenha uma etapa de pesquisas e comunique isso para o profissional.

Realizar a pesquisa logo no momento do pedido ou da comunicação da demissão podem gerar reações negativas, assim como realizá-la muito depois da saída, pode gerar indiferença.

#4 Colete dados e compartilhe insights com a gestão

Se o intuito da pesquisa de desligamento é trazer insights sobre a empresa, é preciso, primeiro de tudo, coletar estes dados, entender o cenário e compartilhar com todos os gestores.

Ao coletar dados, atente-se para padrões de comportamentos e respostas que tragam questões estratégicas.

Como a Elofy pode te ajudar?

Com nossa funcionalidade de pesquisa de desligamento, você pode mapear os principais motivos de turnover da sua empresa e estruture planos de ação estratégicos. Além de tudo, você também pode entender como foi a experiência da jornada do ex-colaborador e manter uma boa marca empregadora.

E, o mais importante, você também tem acesso ao nosso analytics, que oferece inúmeros formatos de visualização de dados para diferentes contextos e níveis de complexidade de informação.


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