Este artigo é voltado para os usuários do tipo Administrador. A diferença entre esses perfis se refere ao nível de acesso à visualização e edição das informações: minha visão, meu time ou empresa. Importante: Para entender mais sobre perfis de acesso, clique AQUI e realize a leitura do artigo sobre perfis de acesso.
Perfil Administrador
Acesse pesquisas, em: configurações > perfis > administrador > aba pesquisas > pesquisas. Em seguida, ative as opções "visualiza e edita" para usuários de toda a empresa:
A Pesquisa de Pulso é uma pesquisa curta, cujo objetivo é avaliar de forma constante algum tema organizacional específico. Dessa forma, suas perguntas são rápidas de responder, sendo enviadas aos respondentes escolhidos, com uma determinada frequência (semanal, quinzenal, mensal ou diário) e cadência (uma, três, cinco ou sete perguntas de cada vez).
Para iniciar a configuração da pesquisa, você deve, inicialmente, criar um questionário de pulso. Clique AQUI e confira como criá-lo!
Em seguida, siga os passos abaixo para configurar sua pesquisa de pulso. 😉
Passo 01
Acesse Pesquisas > Pesquisas.
Passo 02
Na tela pesquisas, clique no botão + Nova pesquisa.
Passo 03
Em seguida, preencha os campos necessários para criação da pesquisa de pulso, conforme informações registradas a seguir.
Informações básicas: Informe o nome e o objetivo da pesquisa.
Nome da pesquisa (obrigatório): insira o nome da pesquisa, que será mostrado para os respondentes no campo "Pendências", na tela "Minha Visão".
Objetivo (opcional): descreva a finalidade da pesquisa, que será mostrada logo abaixo do nome da pesquisa.
Configuração: preencha os campos identificados abaixo, de 1 a 8, para configurar a pesquisa.
Tipo (obrigatório): selecione a pesquisa que será criada: "Pesquisa de Pulso".
Questionário (obrigatório): selecione o questionário que deverá ser utilizado, de acordo com o tipo da pesquisa: "Pesquisa de Pulso". Os únicos questionários que aparecerão como opção serão apenas aqueles referentes ao tipo de pesquisa selecionado.
Frequência do Pulso (obrigatório): selecione de quanto em quanto tempo (semanal, quinzenal, mensal ou diário) o pulso será enviado para o(s) respondente(s).
Perguntas por Pulso (obrigatório): selecione quantas perguntas (1, 3, 5 ou 7) serão respondidas do questionário total, em cada pulso enviado ao(s) respondente(s). Observação: na pesquisa de pulso, o questionário com as perguntas é enviado aos poucos para o(s) respondente(s), de acordo com a frequência e quantidade de perguntas selecionadas. Ou seja, se você configurar uma frequência semanal, por exemplo, e definir que terão 5 perguntas por pulso, mesmo que o questionário possua 100 perguntas, o(s) respondente(s) receberão as 5 perguntas a cada semana. Essas 5 perguntas serão enviadas de forma inteligente (randômica) pelo Elofy, para que todas as perguntas e categorias do questionário sejam bem distribuídas entre todos os respondentes, de maneira que não se repitam, no sentido de não ter dois colaboradores respondendo a mesma pergunta, no mesmo pulso (a não ser que haja mais colaboradores do que perguntas) e, também, no sentido do colaborador não responder a mesma pergunta duas vezes ou perguntas da mesma categoria no mesmo pulso (a não ser que tenham menos categorias que a quantidade de perguntas selecionadas para o pulso).
Dia de envio (obrigatório): selecione o dia da semana para envio do pulso, se a frequência escolhida for: semanal ou quinzenal. Para escolha da frequência mensal, selecione o dia do mês: 1, 2, 3, 4 ... 28. Observações: para pulsos diários, os envios ocorrem todos os dias, a partir das 4h da manhã. Com relação às pendências das pesquisas geradas na data ou na mesma periodicidade selecionada, só serão enviadas na data do próximo evento. Exemplo: se for criada uma pesquisa de pulso e selecionada uma periodicidade diária, ela só será liberada no dia seguinte. Já se for criada uma pesquisa de pulso semanal, para toda terça-feira, será enviada apenas na terça-feira da semana seguinte.
Habilitar pesquisa anônima (opcional): defina se os respondentes da pesquisa serão anônimos ou não, habilitando ou desabilitando o botão.
Ocultar dados de etapas com menos de 3 respostas (opcional): defina se as respostas da pesquisa serão ocultadas se menos de três colaboradores dos times/equipes/áreas responderam, habilitando o botão. Essa medida visa preservar o anonimato das respostas, especialmente nos casos em que os times/equipes/áreas tenham menos de três colaboradores.
Situação do status da pesquisa: selecione "Ativa" ou "Inativa" para indicar o status da pesquisa criada.
Importante: ao definir pelo anonimato das respostas da pesquisa:
Apenas as respostas serão visualizadas. Ou seja, os nomes dos respondentes serão substituídos pela palavra "Anônimo".
Na tela em que a pesquisa será respondida haverá uma sinalização, no cabeçalho da página, para reforçar aos respondentes que estão participando de uma pesquisa anônima.
Haverá uma sinalização para os respondentes da pesquisa, em pendências, na tela "Minha Visão", reforçando sobre o anonimato.
Passo 04
Selecionar público (obrigatório): agora, defina o público-alvo da pesquisa de pulso, escolhendo o(s) time(s) que participará(ão) como respondente(s), conforme informações abaixo.
Filtros:
Times: todas as pessoas da empresa começam como "não selecionados". Com o filtro de times, todos os participantes daquela equipe serão inseridos na pesquisa ao serem selecionados.
Switch "Selecionar hierarquia": Ao ativar o switch, aparecerão os times que possuem hierarquia entre si. Ele é muito utilizado para empresas maiores que possuem muitas equipes e traz mais assertividade na visualização do relatório de resultados.
Observação: no campo "Colunas adicionais", você poderá escolher as colunas "Tipo de Cargo" e/ou "Nível de Responsabilidade" para que sejam apresentadas na tela de seleção do público-alvo da pesquisa de pulso. Assim, você tem uma visão mais completa dos selecionados ou não na pesquisa.
Importante: é possível direcionar a pesquisa para um ou mais times específicos.
Sempre que novos colaboradores forem admitidos na empresa e vinculados a um time, ou colaboradores forem inativados na tela de usuários, o Elofy atualizará o público-alvo da pesquisa de pulso, automaticamente. Ou seja, para os novos admitidos, a pesquisa de pulso será entregue, a partir do próximo pulso, enquanto que os inativados deixarão de receber a pesquisa.
Caso seja necessário inserir, automaticamente, novos times vinculados abaixo de times selecionados como público-alvo da pesquisa de pulso, é imprescindível ativar o botão específico para essa ação, localizado no rodapé do painel "Selecionar Público".
Excluir o(s) time(s) selecionado como respondente(s) da pesquisa de pulso: no campo Selecionado(s), clique no "x" do(s) time(s) selecionado(s) como respondente(s) da pesquisa de pulso para excluí-lo(s). Veja como é fácil:
Assim que clicar no "x" o(s) time(s) selecionado(s) será(ão) excluído(s)
Importante:
A pesquisa de pulso criada será mostrada em "Pendências", na tela "Minha Visão" do(s) colaborador(es) do(s) time(s) selecionado(s) como público-alvo, determinado na criação da pesquisa.
Sempre que um novo pulso for liberado na plataforma, o público-alvo respondente da pesquisa receberá uma notificação por e-mail!
Observação: O que faz parar uma Pesquisa de Pulso?
A pesquisa de pulso pode ser interrompida por dois motivos:
1. Quando acabam as perguntas disponíveis dentro daquele questionário
2. Ou quando a pesquisa é inativada:
PRONTO!
Você acaba de aprender a configurar a sua pesquisa de pulso. Agora é só enviá-la para o seu público-alvo e aguardar pelos resultados! :)