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Pesquisa de Pulso
Como criar uma Pesquisa de Pulso
Como criar uma Pesquisa de Pulso

Aprenda a criar Pesquisa de Pulso, que são enviadas de acordo com o intervalo de tempo e cadência escolhidos pela empresa.

Atualizado há mais de uma semana

Este artigo é voltado para os usuários do tipo Administrador. A diferença entre esses perfis se refere ao nível de acesso à visualização e edição das informações: minha visão, meu time ou empresa. Importante: Para entender mais sobre perfis de acesso, clique AQUI e realize a leitura do artigo sobre perfis de acesso. 

Perfil Administrador

Acesse pesquisas, em: configurações > perfis > administrador > aba pesquisas > pesquisas. Em seguida, ative as opções "visualiza e edita" para usuários de toda a empresa:


A Pesquisa de Pulso é uma pesquisa curta, cujo objetivo é avaliar de forma constante algum tema organizacional específico. Dessa forma, suas perguntas são rápidas de responder, sendo enviadas aos respondentes escolhidos, com uma determinada frequência (semanal, quinzenal, mensal ou diário) e cadência (uma, três, cinco ou sete perguntas de cada vez).

Para iniciar a configuração da pesquisa, você deve, inicialmente, criar um questionário de pulso. Clique AQUI e confira como criá-lo!

Em seguida, siga os passos abaixo para configurar sua pesquisa de pulso. 😉

Passo 01

Acesse Pesquisas > Pesquisas.

Passo 02

Na tela pesquisas, clique no botão + Nova pesquisa.

Passo 03

Em seguida, preencha os campos necessários para criação da pesquisa de pulso, conforme informações registradas a seguir.

Informações básicas: Informe o nome e o objetivo da pesquisa.

  1. Nome da pesquisa (obrigatório): insira o nome da pesquisa, que será mostrado para os respondentes no campo "Pendências", na tela "Minha Visão".

  2. Objetivo (opcional): descreva a finalidade da pesquisa, que será mostrada logo abaixo do nome da pesquisa.


Configuração: preencha os campos identificados abaixo, de 1 a 8, para configurar a pesquisa.

  1. Tipo (obrigatório): selecione a pesquisa que será criada: "Pesquisa de Pulso".

  2. Questionário (obrigatório): selecione o questionário que deverá ser utilizado, de acordo com o tipo da pesquisa: "Pesquisa de Pulso".  Os únicos questionários que aparecerão como opção serão apenas aqueles referentes ao tipo de pesquisa selecionado. 

  3. Frequência do Pulso (obrigatório): selecione de quanto em quanto tempo (semanal, quinzenal, mensal ou diário) o pulso será enviado para o(s) respondente(s). 

  4. Perguntas por Pulso (obrigatório): selecione quantas perguntas (1, 3, 5 ou 7) serão respondidas do questionário total, em cada pulso enviado ao(s) respondente(s). Observação: na pesquisa de pulso, o questionário com as perguntas é enviado aos poucos para o(s) respondente(s), de acordo com a frequência e quantidade de perguntas selecionadas. Ou seja, se você configurar uma frequência semanal, por exemplo, e definir que terão 5 perguntas por pulso, mesmo que o questionário possua 100 perguntas, o(s) respondente(s) receberão as 5 perguntas a cada semana. Essas 5 perguntas serão enviadas de forma inteligente (randômica) pelo Elofy, para que todas as perguntas e categorias do questionário sejam bem distribuídas entre todos os respondentes, de maneira que não se repitam, no sentido de não ter dois colaboradores respondendo a mesma pergunta, no mesmo pulso (a não ser que haja mais colaboradores do que perguntas) e, também, no sentido do colaborador não responder a mesma pergunta duas vezes ou perguntas da mesma categoria no mesmo pulso (a não ser que tenham menos categorias que a quantidade de perguntas selecionadas para o pulso).

  5. Dia de envio (obrigatório): selecione o dia da semana para envio do pulso, se a frequência escolhida for: semanal ou quinzenal. Para escolha da frequência mensal, selecione o dia do mês: 1, 2, 3, 4 ... 28. Observações: para pulsos diários, os envios ocorrem todos os dias, a partir das 4h da manhã. Com relação às pendências das pesquisas geradas na data ou na mesma periodicidade selecionada, só serão enviadas na data do próximo evento. Exemplo: se for criada uma pesquisa de pulso e selecionada uma periodicidade diária, ela só será liberada no dia seguinte. Já se for criada uma pesquisa de pulso semanal, para toda terça-feira, será enviada apenas na terça-feira da semana seguinte.

  6. Habilitar pesquisa anônima (opcional): defina se os respondentes da pesquisa serão anônimos ou não, habilitando ou desabilitando o botão. 

  7. Ocultar dados de etapas com menos de 3 respostas (opcional): defina se as respostas da pesquisa serão ocultadas se menos de três colaboradores dos times/equipes/áreas responderam, habilitando o botão. Essa medida visa preservar o anonimato das respostas, especialmente nos casos em que os times/equipes/áreas tenham menos de três colaboradores.

  8. Situação do status da pesquisa: selecione "Ativa" ou "Inativa" para indicar o status da pesquisa criada.

Importante: ao definir pelo anonimato das respostas da pesquisa:

  • Apenas as respostas serão visualizadas. Ou seja, os nomes dos respondentes serão substituídos pela palavra "Anônimo".

  • Na tela em que a pesquisa será respondida haverá uma sinalização, no cabeçalho da página, para reforçar aos respondentes que estão participando de uma pesquisa anônima.

  • Haverá uma sinalização para os respondentes da pesquisa, em pendências, na tela "Minha Visão", reforçando sobre o anonimato.


Selecionar público (obrigatório): agora, defina o público-alvo da pesquisa de pulso, escolhendo o(s) time(s) que participará(ão) como respondente(s), conforme informações abaixo.

  • Filtro adicionar Times: todas as pessoas da empresa começam como "não selecionados". Com o filtro de times, todos os participantes daquela equipe serão inseridos na pesquisa ao serem selecionados.

Observação: no campo "Colunas adicionais", você poderá escolher as colunas "Tipo de Cargo" e/ou "Nível de Responsabilidade" para que sejam apresentadas na tela de seleção do público-alvo da pesquisa de pulso. Assim, você tem uma visão mais completa dos selecionados ou não na pesquisa.

Importante: é possível direcionar a pesquisa para um ou mais times específicos.

Sempre que novos colaboradores forem admitidos na empresa e vinculados a um time, ou colaboradores forem inativados na tela de usuários, o Elofy atualizará o público-alvo da pesquisa de pulso, automaticamente. Ou seja, para os novos admitidos, a pesquisa de pulso será entregue, a partir do próximo pulso, enquanto que os inativados deixarão de receber a pesquisa.

Caso seja necessário inserir, automaticamente, novos times vinculados abaixo de times selecionados como público-alvo da pesquisa de pulso, é imprescindível ativar o botão específico para essa ação, localizado no rodapé do painel "Selecionar Público".


  • Excluir o(s) time(s) selecionado como respondente(s) da pesquisa de pulso: no campo Selecionado(s), clique no "x" do(s) time(s) selecionado(s) como respondente(s) da pesquisa de pulso para excluí-lo(s). Veja como é fácil:

    Assim que clicar no "x" o(s) time(s) selecionado(s) será(ão) excluído(s)

Importante:

  • A pesquisa de pulso criada será mostrada em "Pendências", na tela "Minha Visão" do(s) colaborador(es) do(s) time(s) selecionado(s) como público-alvo, determinado na criação da pesquisa.

  • Sempre que um novo pulso for liberado na plataforma, o público-alvo respondente da pesquisa receberá uma notificação por e-mail!

Observação: O que faz parar uma Pesquisa de Pulso?

A pesquisa de pulso pode ser interrompida por dois motivos:

1. Quando acabam as perguntas disponíveis dentro daquele questionário

2. Ou quando a pesquisa é inativada:


PRONTO!

Você acaba de aprender a configurar a sua pesquisa de pulso. Agora é só enviá-la para o seu público-alvo e aguardar pelos resultados! :)

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