Todas as coleções
Pesquisas
Pesquisa de Pulso
Como criar um questionário para a Pesquisa de Pulso
Como criar um questionário para a Pesquisa de Pulso

Neste artigo você vai aprender a criar um questionário para a pesquisa de pulso!

Atualizado há mais de uma semana

Para que seja possível realizar uma pesquisa de pulso, precisamos, antes, criar um questionário para ela. Veja o passo a passo abaixo :)

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. A criação de questionários e de pesquisas está restrita aos usuários com perfil de administrador, para saber mais clique aqui.

Agora siga o passo a passo abaixo!

Passo 1

Acesse a tela de Questionários. Vá em Configurações > Questionários.

Passo 2

Para criar um novo questionário para a pesquisa de pulso, clique em + criar questionário de pulso.

Passo 3

Em seguida, uma tela de pop-up irá aparecer, com as opções Criar pesquisa de pulso do zero ou Pesquisa de Pulso de Engajamento.

  1. Criar pesquisa de pulso do zero:
    Se você selecionar essa opção, você poderá criar as suas questões da forma que desejar e, além disso, você também terá acesso a um banco de perguntas com 100 perguntas prontas, divididas em 10 categorias, podendo selecionar quantas você quiser e adicionar a sua pesquisa.

  2. Pesquisa de Pulso de Engajamento:

    Se você selecionar essa opção, você terá um modelo pronto de questionário para uma pesquisa de pulso de engajamento, contendo as 100 perguntas do banco de perguntas. Mesmo que o questionário já esteja pronto para rodar, você pode realizar alterações se desejar (editar, excluir ou adicionar uma ou outra pergunta, por exemplo).

Passo 4

Selecionando a opção Criar pesquisa do zero, a tela de criação dos questionários irá abrir. Siga essas orientações para configurá-lo:

  1. Nome do questionário:
    Dê um nome ao questionário da sua pesquisa de pulso.

  2. Adicionar questão:

    Aqui, você pode criar a sua própria questão personalizada. Você pode criar uma questão do zero ou selecionar questões prontas do nosso banco de perguntas. Se você clicar para adicionar questão, uma nova caixa de configuração irá abrir, conforme a imagem abaixo.

3. Categoria:

Defina a categoria da pergunta. A categoria serve como um agrupador, assim como nos outros tipos de questionário.

4. Pergunta:

Escreva a pergunta que você deseja fazer. Para pesquisa de pulso, só é admitida perguntas com respostas afirmativas.

  • IMPORTANTE: Para as pesquisas de pulso, é necessário que as perguntas sejam sempre no formato "afirmação positiva", como consta na imagem acima. Isso porque, nos resultados da pesquisa, será calculada uma média de engajamento geral e por áreas, a qual terá, por exemplo, a escala de 0 a 5, sendo 0 a "pior nota" e 5 a "melhor nota". Para que essa média fique condizente com a régua de opinião, que vai das opções "Discordo totalmente" até a opção "Totalmente de acordo", é preciso que a afirmação seja positiva, visto que assim o "Discordo totalmente" será também a "pior nota" e o "Totalmente de acordo" será a "melhor nota".

5. Descrição da pergunta:

Se desejar, você pode fazer uma descrição para a sua pergunta.

6. Escalas de Pontos da Régua:

Na pesquisa de pulso, só há a opção de pergunta do tipo escala de opinião com escalas de 1-4, 1-5 ou 1-7.

  • Só é possível usar 01 tipo de escala por questionário, uma vez que a média do pulso depende de questões com a mesma escala. Dessa forma, só é possível alterar a régua na primeira pergunta, essa régua será aplicada a todas as demais.

  • Uma vez que o questionário esteja vinculado à uma pesquisa que já tenha pelo menos 1 resposta computada, não é possível alterar o campo “Escala de pontos da régua”.

7. Régua:

Você pode alterar o texto da régua, basta clicar duas vezes em cima do ponto que desejar.

8. Preview:

Você pode ver como ficou sua régua criada.

9. Justificativa:

Escolha se você deseja que o respondente justifique a resposta. OBS - Caso seja marcado a opção justificativa, o campo se torna obrigatório para os usuários na hora de responder a pesquisa.

10. Pergunta ativa:

  • Ative ou desative a pergunta. Se ela estiver desativada, ela não aparecerá quando a pesquisa estiver rodando.
    Observação: Existe uma diferença entre desativar uma pergunta ou excluir uma pergunta. Se você apenas desativa uma pergunta, ela para de aparecer na pesquisa e, mesmo que você já tenha rodado uma pesquisa com ela ativa, as informações não serão perdidas, sendo possível acessar as respostas e também reativar a pergunta quando desejar. Entretanto, se você excluir uma pergunta, as informações sobre ela e todas as respostas serão excluídas também, não sendo possível acessá-las novamente.

Agora, você pode também duplicar uma pergunta ou excluí-la rapidamente, clicando nos botões da parte inferior direita da caixa.

Passo 5

Como dito acima, para criar uma nova pergunta, você pode criar uma pergunta do zero, duplicar suas perguntas já configuradas e editá-las ou selecionar uma pergunta pronta do nosso branco de perguntas.

Você terá disponível 100 perguntas diferentes, divididas em 10 categorias entre (Engajamento, Segurança Psicológica, Crescimento pessoal, Alinhamento, Feedback, Embaixadorismo, Felicidade, Relacionamento, Gestão da Inovação e Satisfação). Se você quiser buscar as perguntas desejadas mais rapidamente, você pode filtrar pelas categorias selecionando aqui:

Para adicionar uma pergunta pronta para o seu questionário, clique no botão de + ao lado da pergunta:

Ao adicionar, a pergunta aparecerá preenchida ao lado automaticamente, e um aviso de que ela já está em uso irá aparecer ao lado dela no banco de perguntas, conforme a imagem:

Passo 6

Por fim, após ter criado ou selecionado suas perguntas basta você ativar o seu questionário, se desejar que ele já esteja disponível, e depois salvá-lo.

Obs - Se for necessário fazer alguma modificação no questionário, a nossa orientação é que sempre seja criado um novo, assim como uma pesquisa nova, para não modificar os relatórios com resultados.

PRONTO!

Você já pode criar um questionário de pesquisa de pulso! Agora você precisa criar a pesquisa para que possa rodar o questionário criado. Clique aqui para ver como criar uma pesquisa de pulso.

Respondeu à sua pergunta?