Passar para o conteúdo principal

Como criar um questionário para pesquisa padrão e enquete

Neste artigo, vamos te ensinar a criar questionários para pesquisa padrão e para enquetes. Chega mais!

Atualizado há mais de 2 semanas

🙋 A criação de questionários está restrita aos usuários com perfil de administrador, para saber mais clique AQUI.

🔵 As enquetes são, geralmente, pesquisas rápidas e curtas para aplicar com seus colaboradores. São utilizadas questões de NPS, rating ou escolha única.

🟢 Já a pesquisa padrão é o mais utilizado e mais versátil dentro da plataforma. Você pode criar suas pesquisas de clima, de engajamento ou sobre qualquer outro assunto. É possível utilizar os seguintes tipos de questões: escolha única, qualitativa, rating NPS ou escala de opinião.

Dividimos este artigos em duas seções, clique em uma das opções abaixo para ir direto ao que você deseja:

Criando o questionário da Pesquisa Padrão

Passo 01 - Acesso

Acesse configurações > funcionalidades > geral > questionários.

Depois, selecione a opção + Criar questionário:

Passo 02 - Informações do questionário

Na tela de questionário, preencha as seguintes informações:

  1. Nome do questionário: Escolha um nome para o seu questionário;

  2. Tipo: Selecione o tipo "pesquisas";

  3. Status: Selecione a opção "ativo". Caso deseje posteriormente desativá-lo, é só buscar pelo nome do seu questionário, clicar em editar e mudar o status para "não".

Passo 03 - Tipos de questões

Defina o tipo de questão que deseja utilizar no questionário. Você pode selecionar quantas achar necessário:

a) Escolha única: Você pode definir e digitar as opções que aparecerão na régua. Nesse tipo de questão, o usuário pode escolher uma entre as respostas disponíveis. Para isso, você deve escrever a pergunta e descrição (opcional). Escrever o texto de respostas e a ordem da opção. Veja a seguir:

Abaixo do campo de descrição da pergunta, em "texto da resposta", você deve incluir a opção de resposta disponível, como "Bom" ou "ruim", por exemplo. Em peso percentual você deve adicionar o número da ordem da resposta. Exemplo "Bom 1%", "Ruim 2%", como primeira e segunda opção:

b) Qualitativa: Pergunta de campo aberto para que o respondente consiga escrever sua própria resposta. Basta escrever a pergunta e a descrição (opcional):

c) Rating: É uma espécie de "avaliação". Na configuração da questão, você poderá escolher entre Estrelas (Satisfação) , Corações (Satisfação) e Emoticons. O respondente avaliará a questão de acordo com o tipo de rating escolhido. Para isso, você deve escrever a pergunta, descrição (opcional), selecionar o tipo de rating e sua quantidade (5 ou 10), exceto para emojis.

💡É possível optar por escalas distintas, para as opções estrela e coração 5 ou 10 itens de classificação.

⭐ Exemplo rating tipo estrela:

💙 Exemplo rating tipo coração:

😀 Exemplo rating tipo emoji:

d) Questões NPS: São perguntas de satisfação para identificar os promotores, neutros e detratores da empresa. Ela possui as seguintes escalas: NPS 0-10, 1-10, 0-5, 1-5. Basta escrever a pergunta, descrição (opcional) e escolher o seu nível de escala:

e) Escala de opinião: Escala de concordância. É possível personalizar o texto de cada quadrante da régua.

Aqui, depois de selecionar a categoria da pergunta, a ordem, você precisa escolher a escala de pontos da régua: 1-4, 1-5 e 1-7, ou seja, a quantidade de opções para delimitar a resposta do respondente.

Em seguida, escreva o nome da pergunta, descrição (opcional) e modifique (caso queira) os textos da escala de opinião. Para editar basta clicar sobre eles e digitar o texto desejado:

🚨 Uma vez que o questionário esteja vinculado à uma pesquisa EM ANDAMENTO não deve ser possível alterar o campo “Escala de pontos da régua”. Assim, só é possível alterar a escala da questão depois que as pesquisas vinculadas ao questionário estiverem no status “Finalizada”.

Passo 04 - Questões obrigatórias e Justificativas

Além de incluir suas perguntas, escolher a categoria e ordenação, você pode marcar perguntas como obrigatórias, onde o usuário não vai conseguir prosseguir com a pesquisa sem responder à alguma pergunta específica.

Caso marque a questão com justificativa, o usuário terá que justificar sua resposta escolhida através de um texto. Se caso desejar tornar a justificativa também obrigatória, basta selecionar também a terceira caixa de seleção:

Passo 05 - Finalização

Para finalizar a criação do questionário, clique em Salvar.

🚨 Se for necessário fazer alguma modificação no questionário, crie um novo questionário e uma nova pesquisa, para não modificar os relatórios com resultados.


Criando o questionário da Enquete

O processo de criação do questionário de Enquete é feito na mesma tela de criação, apresentada para pesquisa padrão.

Passo 01 - Informações do questionário

Porém ao escolher o tipo de questionário, você deve selecionar o tipo "enquete":

  1. Nome do questionário: Escolha um nome para o seu questionário;

  2. Tipo: Selecione o tipo "enquetes";

  3. Status: Selecione a opção "ativo". Caso deseje posteriormente desativá-lo, é só buscar pelo nome do seu questionário, clicar em editar e mudar o status para "não".

Passo 02 - Tipos de questão

Para enquete, só é possível utilizar os tipos: escolha única, rating e NPS. Dessa forma, seguem as mesmas considerações feitas no passo 03 da seção de pesquisa padrão.

Passo 03 - Finalização

Para finalizar a criação do questionário, clique em Salvar.

🚨 Se for necessário fazer alguma modificação no questionário, a nossa orientação é que sempre seja criado um novo, assim como uma pesquisa nova, para não modificar os relatórios com resultados.


Pronto!

Agora você já sabe como criar um questionário para pesquisa padrão e para enquete 💡

O que achou do tutorial? Clique no emoji que melhor representa sua opinião 👇

Respondeu à sua pergunta?