Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. A criação de questionários e de pesquisas está restrita aos usuários com perfil de administrador, para saber mais clique aqui.
As enquetes são, geralmente, pesquisas rápidas e curtas para aplicar com seus colaboradores. São utilizadas questões de NPS, rating ou escolha única.
Já a pesquisa padrão é o mais utilizado e mais versátil dentro da plataforma. Você pode criar suas pesquisas de clima, de engajamento ou sobre qualquer outro assunto. É possível utilizar os seguintes tipos de questões: escolha única, qualitativa, rating NPS ou escala de opinião.
Dividimos este artigos em duas seções, clique em uma das opções abaixo para ir direto ao que você deseja:
Criando o questionário da Pesquisa Padrão
Passo 01
Acesse configurações > funcionalidades > geral > questionários.
Passo 02
Na tela de questionários, clique em "+ criar questionário".
Passo 03
Na tela de questionário, preencha as seguintes informações:
Nome do questionário: Escolha um nome para o seu questionário;
Tipo: Selecione o tipo "pesquisas";
Status: Selecione a opção "ativo". Caso deseje posteriormente desativá-lo, é só buscar pelo nome do seu questionário, clicar em editar e mudar o status para "não".
Passo 04
Além disso, é muito importante que você defina o tipo de questão que deseja utilizar no questionário:
a) Escolha única: Você pode definir e digitar as opções que aparecerão na régua. Nesse tipo de questão, o usuário pode escolher uma entre as respostas disponíveis. Os números em porcentagem ao lado de cada opção de resposta significa a ordem em que elas aparecerão dentro da questão.
b) Qualitativa: Pergunta de campo aberto para que o respondente consiga escrever sua própria resposta.
c) Rating: É uma espécie de "avaliação". Na configuração da questão, você poderá escolher entre Estrelas (Satisfação) , Corações (Satisfação) e Emoticons. O respondente avaliará a questão de acordo com o tipo de rating escolhido:
É possível optar por escalas distintas, para as opções estrela e coração, conforme sinalizado nas imagens abaixo:
*Exemplo tipo de rating: ESTRELA:
*Exemplo tipo de rating: CORAÇÕES:
*Exemplo tipo de rating: EMOTICONS:
d) Questões NPS: São perguntas de satisfação para identificar os promotores, neutros e detratores da empresa. Ela possui as seguintes escalas: NPS 0-10, 1-10, 0-5, 1-5;
e) Escala de Opinião: Escala de concordância. É possível personalizar o texto de cada quadrante da régua, parametrizando com as seguintes opções: 1-4, 1-5 e 1-7;
OBS - Uma vez que o questionário esteja vinculado à uma pesquisa EM ANDAMENTO não deve ser possível alterar o campo “Escala de pontos da régua”. Assim, só é possível alterar a escala da questão depois que as pesquisas vinculadas ao questionário estiverem no status “Finalizada”.
OBS - Caso seja marcado a opção justificativa, o campo se torna obrigatório para os usuários na hora de responder a pesquisa.
Adicione quantas questões quiser ao seu questionário:
Passo 05
Para finalizar a criação do questionário, clique em Salvar.
Criando o questionário da Enquete
O processo de criação do questionário de Enquete é feito na mesma tela de criação, apresentada para pesquisa padrão.
Passo 01
Na tela de questionário, preencha as seguintes informações:
Nome do questionário: Escolha um nome para o seu questionário;
Tipo: Selecione o tipo "enquetes";
Status: Selecione a opção "ativo". Caso deseje posteriormente desativá-lo, é só buscar pelo nome do seu questionário, clicar em editar e mudar o status para "não".
Passo 02
Além disso, é muito importante que você defina o tipo de questão que deseja utilizar no questionário:
Para enquete, só é possível utilizar os tipos: escolha única, rating e NPS. Dessa forma,, segum e as mesmas considerações feitas no passo 04 da seção de pesquisa padrão.
Adicione quantas questões quiser ao seu questionário:
Passo 03
Para finalizar a criação do questionário, clique em Salvar.
Obs - Se for necessário fazer alguma modificação no questionário, a nossa orientação é que sempre seja criado um novo, assim como uma pesquisa nova, para não modificar os relatórios com resultados.
Pronto!
Agora você já sabe como criar um questionário para pesquisa padrão e para enquete.
Se alguma dúvida não tiver sido esclarecida, entre em contato conosco. Faremos questão de ajudar você da melhor maneira possível!