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Após enviada uma pesquisa padrão/ enquete, é possível acompanhar seus resultados, bem como exportar e compartilhar seus resultados.
Dividimos este artigos em 03 seções principais, clique no assunto que deseja saber mais:
🚨 Todas as explicações abaixo servem tanto para a pesquisa padrão quanto para enquetes.
1. Acessando os relatórios da Pesquisa Padrão e Enquete e Filtros
Clique em Pesquisas > Pesquisas.
Filtre pelo tipo de pesquisa desejado para facilitar a sua busca: para padrão selecione "pesquisa padrão" e para enquete selecione "enquete". Você também pode utilizar o campo de busca e digitar diretamente o nome da pesquisa que deseja acessar:
Na pesquisa desejada, seja enquete ou padrão, clique em no ícone 📋 "relatório".
Filtros do relatório
Uma página contendo o relatório da pesquisa irá se abrir:
Você pode filtrar o relatório de diversas maneiras:
a) Gestor: selecione apenas os gestores desejados;
b) Categoria: escolha a categoria criada nos questionários
c) Pergunta: escolha uma ou mais perguntas para visualizar os resultados
d) Times: filtre pelas equipes que compõem sua empresa. Exemplo: comercial, marketing, tecnologia, financeiro etc. Dentro desse filtro, você pode ainda localizar os times a partir de suas respectivas hierarquias, por exemplo, o time de Produto é acima hierarquicamente de Product Design e Product Marketing. Com o switch dentro desse filtro, você consegue visualizar também os subtimes, refinando ainda mais a sua filtragem.
e) Nível de responsabilidade: separação entre os diferentes níveis que compõem a empresa (nível 01, 02, 03, 04 e 05)
f) Tags: filtre por tags específicas que você cadastrou previamente.
2. Resultados de todos os tipos de pesquisa
Na área de relatório, teremos os resultados de todos os tipos de perguntas que foram criadas. Elas estão divididas por abas. Abaixo, você confere cada um dos tipos de relatórios existentes:
➡️ Aba de Questões Quantitativas
Nesta aba, você encontrará os analytics para questões de escala de opinião, NPS, escala de opinião / rating e escolha única.
a) Escala de Opinião e Rating:
A escala de opinião é o tipo de questão que possui escalas de pontos e o rating é o tipo de questão que pode ter réguas com emojis, corações ou estrelas.
Para ambos os tipos, as perguntas são apresentadas por agrupamento de categoria, ou seja, se dentro do questionário existir a categoria "relacionamento", as perguntas deste tipo serão apresentadas em conjuntos.
Além disso, elas contém os seguintes dados: o texto da questão, a quantidade total de respostas registradas, a escala usada e a média final, de acordo com a régua utilizada:
Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:
O ponto da régua;
Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;
A média do ponto, em relação aos demais da régua.
Distribuição de cores: Abaixo, você encontrará a representação de cores correspondente às quatro escalas utilizadas. As cores estão dispostas de forma que, à esquerda, estão as respostas menos favoráveis, enquanto à direita estão as respostas mais favoráveis. É importante seguir esse padrão ao criar o questionário para facilitar na compreensão dos dados.
Escala 4 | Escala 5 | Escala 7 | Escala 10 |
Ponto 1 (vermelho principal) Ponto 2 (amarelo principal) Ponto 3 (verde mais claro) Ponto 4 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho principal) Ponto 2 (amarelo mais escuro) Ponto 3 (amarelo principal) Ponto 4 (verde mais claro) Ponto 5 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho mais escuro) Ponto 2 (vermelho mais claro) Ponto 3 (amarelo mais escuro) Ponto 4 (amarelo principal) Ponto 5 (verde mais claro) Ponto 6 (verde claro) Ponto 7 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho mais escuro) Ponto 2 : (vermelho mais claro) Ponto 3 (laranja mais escuro) Ponto 4 (laranja mais claro) Ponto 5 (amarelo mais escuro) Ponto 6 : (amarelo principal) Ponto 7 (verde claríssimo) Ponto 8 (verde mais claro) Ponto 9 (verde claro) Ponto 10 (verde principal) |
b) Questões NPS:
São perguntas voltadas para medir a satisfação dos colaboradores dentro da empresa, com o objetivo de identificar os promotores, neutros e detratores da cultura da organização:
🟢 Promotores: O grupo mais satisfeito com a empresa e que atua como fortalecedores da cultura interna.
🟡 Neutros: O grupo dos que não auxiliam na promoção da cultura, mas também não a prejudicam.
🔴Detratores: O grupo mais insatisfeito e que pode afetar a reputação da empresa, como marca empregadora.
NPS = % de Promotores − % de Detratores
Lembrando que para NPS a lógica da distribuição de detratores, neutros e promotores, varia de acordo com o tamanho da régua utilizada:
NPS 0-5 | NPS 1-5 | NPS 0-10 | NPS 1-10 |
0,1,2,3 [Detratores] 4 [Neutros] 5 [Promotores] | 1,2,3 [Detratores] 4 [Neutros] 5 [Promotores] | 0,1,2,3,4,5,6 [Detratores] 7,8 [Neutros] 9,10 [Promotores] | 1,2,3,4,5,6 [Detratores] 7,8 [Neutros] 9,10 [Promotores] |
Sabendo disto, é importante observar que assim como no caso anterior, as questões são apresentadas agrupadas por categoria e contém informações como: texto da questão, quantidade de respostas, escala utilizada e o cálculo do NPS para cada pergunta.
Ademais, ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:
Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;
A porcentagem de respondentes do ponto da régua;
E a porcentagem de distribuição de respostas dos demais pontos da régua.
c) Escolha única:
São perguntas, em que os colaboradores podem escolher uma opção dentre as alternativas apresentadas.
Para o gráfico deste tipo de pergunta, você também visualiza as questões agrupadas por categoria, contendo informações como: texto da questão, quantidade total de respostas e escala utilizada (no caso, quantas alternativas a pergunta possui - ex: alternativas A e B = escala 2):
Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto alternativa da pergunta, sendo eles:
O título da opção analisada da pergunta;
Quantidade total de respostas daquela alternativa específica;
E o resultado da divisão entre total respondentes da alternativa e o total de respondentes de todas as alternativas, isto é, a porcentagem de distribuição.
➡️ Aba de Questões de Escolha Única
Nesta aba, você encontra as perguntas quantitativas (da primeira aba - escala de opinião e escolha única), mas em gráficos no formato rosca, conforme imagem abaixo:
No gráfico de rosca, é possível visualizar a porcentagem geral de cada uma das opções de resposta. Já o gráfico de barras exibe a distribuição por time, permitindo uma comparação fácil entre as percepções de cada equipe. é possível observar também que para questões do tipo Escala de opinião o padrão de cores segue o mesmo da primeira aba.
➡️ Aba de Questões Qualitativas
Logo após, vem a aba com as perguntas qualitativas, ou seja, as perguntas com respostas abertas dos colaboradores.
Elas são apresentadas trazendo a categoria e o texto da pergunta, bem como a resposta de cada usuário. Caso a pesquisa tenha sido anônima, não serão apresentados os nomes dos respondentes.
➡️ Aba de Heatmap (mapa de calor)
Na última aba, você encontrará o mapa de calor das perguntas. Ele serve para que você consiga de forma ainda mais visual, entender como está a distribuição de respostas dos colaboradores da empresa.
No mapa de calor, você pode escolher a forma de visualização dos dados da pesquisa, combinando informações: pergunta por escala, por gestor/time/tag e por tipo de valor exibido (moda, média), nesse último caso, para questões de escala de opinião e rating.
Exemplo: analisar dados das perguntas respondidas agrupada por Gestores (nesse caso apresentam as respostas dos liderados de cada gestor), do tipo escala de opinião de 05 pontos, mostrando a média dos resultados.
É importante observar os seguintes pontos:
Você só pode gerar média no heatmap de questões com a mesma escala de régua, com exceção das questões de NPS que não utilizam média para cálculo e, portanto, só podem ser agrupadas entre si;
É possível gerar média de questões de rating com escala de opinião, desde que elas possuam a mesma escala de régua;
Não é possível gerar média de questões NPS + rating e/ou escala de opinião, tendo em vista que questões NPS possuem cálculo próprio;
Não é possível gera média de questões de NPS com diferentes escalas, mesmo que possuam a mesma metodologia de cálculo.
A) Exemplo de Heatmap com NPS (o campo "tipo de valor exibido" vem desativado, justamente porque NPS não trabalha com média ou moda):
B) Exemplo de Heatmap com questões de escala de opinião e rating, ambos com escala 1-5 e 0-10, podendo selecionar uma ou mais questões para ver em específico; cruzar os dados com os time e o tipo de valor exibido, como média, moda ou NPS.
Em ambos os casos, você pode visualizar o mapa, por tipos de usuários (por gestor ou time) ou por categoria (por gestor ou time).
3. Exportando o relatório
Na mesma página de relatórios da pesquisa, você encontrará no canto superior direito, a opção "exportar excel". Ela está disponível em todas as abas do relatório:
Ao clicar na opção Exportar Excel, escolha, em sequência, o tipo de visualização que você deseja ter no excel: por linha ou coluna. Confira a diferença entre essas opções:
Por linha: Utilizando essa opção, será possível ter acesso ao nome de cada respondente, presente várias vezes na planilha;
Por coluna: Nessa opção, todas as perguntas presentes na pesquisa serão distribuídas nas colunas do excel. Com isso, facilitando a análise dos dados.
Pronto!
Agora você já sabe como visualizar o relatório e exportar os resultados da sua pesquisa padrão e da enquete 😉
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