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Após enviada uma pesquisa padrão/ enquete, é possível acompanhar seus resultados, bem como exportar e compartilhar seus resultados.
Dividimos este artigos em 03 seções principais, clique no assunto que deseja saber mais:
🚨 Todas as explicações abaixo servem tanto para a pesquisa padrão quanto para enquetes.
1. Acessando os relatórios da Pesquisa Padrão e Enquete e Filtros
Clique em Pesquisas > Pesquisas:
Filtre pelo tipo de pesquisa desejado para facilitar a sua busca: para padrão selecione "pesquisa padrão" e para enquete selecione "enquete". Você também pode utilizar o campo de busca e digitar diretamente o nome da pesquisa que deseja acessar:
Na pesquisa desejada, seja enquete ou padrão, clique em no ícone 📋 "relatório".
2. Tipo de pesquisa Filtros do relatório
Já na tela de relatório, você terá a informação, ao lado do nome da pesquisa, se ela é anônima ou não. Caso seja, você verá um símbolo de cadeado fechado:
Abaixo temos todos os filtros disponíveis para ajudar a refinar sua busca e moldar seu relatório:
Você pode filtrar o relatório de diversas maneiras:
Usuário: filtre diretamente pela pessoa desejada
Cargo: escolha por função e Tipo de Cargo: filtre por contribuidor e gestor
Gestor: selecione a liderança independente da atuação atual
Gestor atual: utilize essa função em caso de mudança de gestor
Categoria: escolha a categoria criada nos questionários
Pergunta: escolha uma ou mais perguntas para visualizar os resultados
Tipo de pergunta: escala, nps, qualitativa e mais
Data da resposta: selecione no calendário a data desejada
Times: filtre pelas equipes que compõem sua empresa. Exemplo: comercial, marketing, tecnologia, financeiro etc. Dentro desse filtro, você pode ainda localizar os times a partir de suas respectivas hierarquias, por exemplo, o time de Produto é acima hierarquicamente de Product Design e Product Marketing. Com o switch dentro desse filtro, você consegue visualizar também os subtimes, refinando ainda mais a sua filtragem.
Nível de responsabilidade: separação entre os diferentes níveis que compõem a empresa (nível 01, 02, 03, 04 e 05)
Tags: filtre por tags específicas que você cadastrou previamente.
3. Highlights
Logo abaixo, em highligths, temos a visão de barra para a taxa de respondentes entre o número de pesquisas respondidas e enviadas. Ao lado temos a situação que a pesquisa se encontra:
4. Abas do relatório
Na área de relatório, teremos os resultados de todos os tipos de perguntas que foram criadas. Elas estão divididas por visão geral, visão por time e heatmap:
Em visão geral, você acessa os dados de todas as perguntas da pesquisa, respeitando seus tipos de relatórios e resultados.
Em visão por time, você visualiza os resultados de acordo com a equipe, numa visão comparativa para pesquisas do tipo nps, escala de opinião, escolha única e rating
Em heatmap, você possui a visão dos resultados por cores e eixos, mudando o tipo de visualização de acordo com sua preferência
5. Aba Geral e Times: tipos de perguntas
Em seu relatório, você terá os gráficos disponíveis de acordo com o tipo de pergunta que inclui na sua pesquisa. Confira abaixo a explicação do relatório de cada tipo de pergunta:
a) Escala de Opinião
A escala de opinião é o tipo de questão que possui escalas numéricas e textuais como "Discordo totalmente" a "Concordo totalmente".
Acima, é exiba a pergunta feita, abaixo a média geral de respostas, que pode depender da sua configuração de escala. No exemplo abaixo a média é de 4.6 para uma escala de 1 a 5.
Logo abaixo, temos a categoria da pergunta, no exemplo é "equilíbrio entre vida e trabalho" e ao lado o número de respostas na pergunta.
No gráfico da aba de times, temos a visão de barras comparativas horizontais que seguem a lógica de cores:
Ao passar o mouse sobre cada linha, você obterá o dado de porcentagem naquela escolha e a quantidade de respostas:
Já na aba geral, o gráfico é disposto em barras:
Logo abaixo, você vê as possibilidades de respostas separadas por cores.
🌈 Distribuição de cores: Abaixo, você encontrará a representação de cores correspondente às quatro escalas utilizadas. As cores estão dispostas de forma que, à esquerda, estão as respostas menos favoráveis, enquanto à direita estão as respostas mais favoráveis. É importante seguir esse padrão ao criar o questionário para facilitar na compreensão dos dados.
Escala 4 | Escala 5 | Escala 7 | Escala 10 |
Ponto 1 (vermelho principal) Ponto 2 (amarelo principal) Ponto 3 (verde mais claro) Ponto 4 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho principal) Ponto 2 (amarelo mais escuro) Ponto 3 (amarelo principal) Ponto 4 (verde mais claro) Ponto 5 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho mais escuro) Ponto 2 (vermelho mais claro) Ponto 3 (amarelo mais escuro) Ponto 4 (amarelo principal) Ponto 5 (verde mais claro) Ponto 6 (verde claro) Ponto 7 (verde principal) | Ponto 1 (vermelho mais escuro) Ponto 2 : (vermelho mais claro) Ponto 3 (laranja mais escuro) Ponto 4 (laranja mais claro) Ponto 5 (amarelo mais escuro) Ponto 6 : (amarelo principal) Ponto 7 (verde claríssimo) Ponto 8 (verde mais claro) Ponto 9 (verde claro) Ponto 10 (verde principal) |
b) Rating - símbolos
Já para questões do tipo rating que utilizam símbolos em sua escala de resposta (emojis, corações, estrelas) o gráfico da visão de times se apresenta da seguinte forma:
A escala de cores obedece a lógica explicada anteriormente. O gráfico também possui a questão superior, a média da pergunta no canto direito, a categoria de pergunta logo abaixo e o número de respostas.
Já na aba geral, o gráfico também é apresentado em barras:
O texto de interpretação do gráfico possui os símbolos para auxiliar o entendimento 🚀
c) Questões NPS:
São perguntas voltadas para medir a satisfação dos colaboradores dentro da empresa, com o objetivo de identificar os promotores, neutros e detratores da cultura da organização:
🟢 Promotores: O grupo mais satisfeito com a empresa e que atua como fortalecedores da cultura interna.
🟡 Neutros: O grupo dos que não auxiliam na promoção da cultura, mas também não a prejudicam.
🔴Detratores: O grupo mais insatisfeito e que pode afetar a reputação da empresa, como marca empregadora.
NPS = % de Promotores − % de Detratores
Lembrando que para NPS a lógica da distribuição de detratores, neutros e promotores, varia de acordo com o tamanho da régua utilizada:
NPS 0-5 | NPS 1-5 | NPS 0-10 | NPS 1-10 |
0,1,2,3 [Detratores] 4 [Neutros] 5 [Promotores] | 1,2,3 [Detratores] 4 [Neutros] 5 [Promotores] | 0,1,2,3,4,5,6 [Detratores] 7,8 [Neutros] 9,10 [Promotores] | 1,2,3,4,5,6 [Detratores] 7,8 [Neutros] 9,10 [Promotores] |
No gráfico geral de NPS, temos o índice de favorabilidade, categoria da pergunta e número de respostas. Nessa visão, ela se apresenta em rosca e de barras, com a legenda por cores abaixo do gráfico:
Ademais, ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:
Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;
A porcentagem de respondentes do ponto da régua;
E a porcentagem de distribuição de respostas dos demais pontos da régua.
Na aba de times, o gráfico é exibido em barras horizontais também por cores e visão comparativa:
d) Escolha única:
São perguntas, em que os colaboradores podem escolher uma opção dentre as alternativas apresentadas.
Na aba geral, temos a questão na parte superior e o número total de respostas e o gráfico em barras horizontais contendo o número de respostas para aquela alternativa.
Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto alternativa da pergunta, sendo eles:
O título da opção analisada da pergunta;
Quantidade total de respostas daquela alternativa específica;
E o resultado da divisão entre total respondentes da alternativa e o total de respondentes de todas as alternativas, isto é, a porcentagem de distribuição.
Já na aba de times, temos as barras horizontais com cores e visão comparativa para facilitar a interpretação:
e) Questões qualitativas
Já para as perguntas qualitativas possuem apenas a visualização pela aba geral, contendo a pergunta, categoria e número de respostas:
💡 Caso a pesquisa tenha sido anônima, não serão apresentados os nomes dos respondentes.
6. Aba de Heatmap (mapa de calor)
Na última aba, você encontrará o mapa de calor das perguntas. Ele serve para que você consiga de forma ainda mais visual, entender como está a distribuição de respostas dos colaboradores da empresa. Com visões comparativas entre times, gestores com valores de média e moda.
🔵 A média é o resultado da soma de todas as respostas dividido pelo número de pessoas que responderam. Ela mostra, de forma geral, como a maioria das pessoas se sentiu ou o que achou sobre algo. Por exemplo, se numa pergunta as pessoas deram notas de 1 a 5, a média vai indicar qual foi a nota média entre todos — ajudando a entender a tendência geral das respostas.
🟢 A moda é a resposta que apareceu mais vezes. Ou seja, é o que a maioria das pessoas marcou na pesquisa. Isso ajuda a identificar o sentimento ou opinião mais comum entre os participantes. Por exemplo, se muita gente respondeu “5”, então “5” é a moda — e mostra qual foi a resposta mais escolhida.
No mapa de calor, você pode escolher a forma de visualização dos dados da pesquisa, por eixos Xe Y combinando informações: categorias ou perguntas, dados específicos e média ou moda:
Ou seja, você sempre deve selecionar a combinação de dados específica para visualizar o heatmatp.
Veja o exemplo abaixo que combina os dados de perguntas, gestor dos respondentes e média:
Já para o Heatmap com NPS, o campo "tipo de valor" possui as opções de NPS ou favorabilidade:
🚨 É importante observar os seguintes pontos:
Você só pode gerar média no heatmap de questões com a mesma escala de régua, com exceção das questões de NPS que não utilizam média para cálculo e, portanto, só podem ser agrupadas entre si;
É possível gerar média de questões de rating com escala de opinião, desde que elas possuam a mesma escala de régua;
Não é possível gerar média de questões NPS + rating e/ou escala de opinião, tendo em vista que questões NPS possuem cálculo próprio;
Não é possível gera média de questões de NPS com diferentes escalas, mesmo que possuam a mesma metodologia de cálculo.
7. Exportando o relatório
Na mesma página de relatórios da pesquisa, você encontrará no canto superior direito, a opção "exportar excel". Ela está disponível em todas as abas do relatório:
Ao clicar na opção Exportar Excel, escolha, em sequência, o tipo de visualização que você deseja ter no excel: por linha ou coluna. Confira a diferença entre essas opções:
Por linha: Utilizando essa opção, será possível ter acesso ao nome de cada respondente, presente várias vezes na planilha;
Por coluna: Nessa opção, todas as perguntas presentes na pesquisa serão distribuídas nas colunas do excel. Com isso, facilitando a análise dos dados.
Exemplo: No mesmo caso da colaboradora Maria, as respostas das perguntas que ela respondeu vão vir em colunas, ao lado do seu nome.
💡Dica extra:
Também no canto superior direito, você tem um atalho para ir diretamente ao relatório de adesão:
Pronto!
Agora você já sabe como visualizar o relatório e exportar os resultados da sua pesquisa padrão e da enquete 😉
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