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Como visualizar, exportar e compartilhar os resultados de uma Pesquisa Temporal
Como visualizar, exportar e compartilhar os resultados de uma Pesquisa Temporal

Neste artigo, você aprenderá a acessar os resultados de uma pesquisa temporal dentro do Elofy. Chega mais!!

Atualizado há mais de uma semana

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Para saber mais sobre perfis de acesso, clique aqui.

Agora, vamos lá!!

Dividimos este artigos em 04 seções, clique em uma das opções abaixo para ir direto ao que você deseja:

Acessando o relatório da pesquisa temporal

Passo 01

Clique em Pesquisas > Pesquisas.

Passo 02

Filtre pelo tipo "pesquisa temporal" para facilitar sua busca:

Passo 03

Na pesquisa desejada, clique em no ícone 📋 "relatório":

Passo 04

Uma página contendo o relatório da pesquisa irá se abrir.

Você pode filtrar as informações do relatório de diversas maneiras:

a) Gestor: selecione apenas líderes ou diretamente apenas os gestores desejados;

b) Categoria: escolha o tipo de pesquisa

c) Pergunta: escolha uma ou mais perguntas para visualizar os resultados

d) Times: filtre pelas equipes que compõem sua empresa. Exemplo: comercial, marketing, tecnologia, financeiro etc;

e) Nível do profissional: separação entre os diferentes níveis que compõem a empresa

f) Tags: filtre por tags específicas que você cadastrou previamente.

Passo 05

Para melhor interpretação, confira abaixo os dados que estarão presentes no relatório:

➡️ Aba de Perguntas Quantitativas

Nesta aba, você encontrará os analytics para questões de escala de opinião, NPS, escala de opinião / rating e escolha única.

a) Escala de Opinião e Rating: A escala de opinião é o tipo de questão que possui escalas de pontos e o rating é o tipo de questão que pode ter réguas com emojis, corações ou estrelas.

Para ambos os tipos, as perguntas são apresentadas por agrupamento de categoria, ou seja, se dentro do questionário existir a categoria "relacionamento", as perguntas deste tipo serão apresentadas em conjuntos.

Além disso, elas contém os seguintes dados: o texto da questão, a quantidade total de respostas registradas, a escala usada e a média final, de acordo com a régua utilizada.

Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:

  • Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;

  • A porcentagem de distribuição do ponto, em relação aos demais da régua;

  • A média do ponto, em relação aos demais da régua.

Distribuição de cores:

Escala 0-5

Escala 0-10

Escala 1-4

Escala 1-5

Escala -17

0,1,2,3: vermelho

4: amarelo

5: verde

0,1,2,3,4,5,6: vermelho

7,8: amarelo

9,10: verde

1,2: vermelho

3: amarelo

4: verde

1,2,3: vermelho

4: amarelo

5: verde

1,2,3: vermelho

4,5: amarelo

6,7: verde

b) Questões NPS: São perguntas voltadas para medir a satisfação dos colaboradores dentro da empresa, com o objetivo de identificar os promotores, neutros e detratores da cultura da organização:

🟢 Promotores: O grupo mais satisfeito com a empresa e que atua como fortalecedores da cultura interna.

🟡 Neutros: O grupo dos que não auxiliam na promoção da cultura, mas também não a prejudicam.

🔴Detratores: O grupo mais insatisfeito e que pode afetar a reputação da empresa, como marca empregadora.

Lembrando que para NPS a lógica da distribuição de detratores, neutros e promotores, varia de acordo com o tamanho da régua utilizada:

NPS 0-5

NPS 1-5

NPS 0-10

NPS 1-10

0,1,2,3 [Detratores]

4 [Neutros]

5 [Promotores]

1,2,3 [Detratores]

4 [Neutros]

5 [Promotores]

0,1,2,3,4,5,6 [Detratores]

7,8 [Neutros]

9,10 [Promotores]

1,2,3,4,5,6 [Detratores]

7,8 [Neutros]

9,10 [Promotores]

Sabendo disto, é importante observar que assim como no caso anterior, as questões são apresentadas agrupadas por categoria e contém informações como: texto da questão, quantidade de respostas, escala utilizada e a média geral do NPS para cada pergunta.

Ademais, ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:

  • Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;

  • A porcentagem de respondentes do ponto da régua;

  • E a porcentagem de distribuição de respostas dos demais pontos da régua.

c) Escolha única: São perguntas, em que os colaboradores podem escolher uma opção dentre as alternativas apresentadas.

Para o gráfico deste tipo de pergunta, você também visualiza as questões agrupadas por categoria, contendo informações como: texto da questão, quantidade total de respostas e escala utilizada (no caso, quantas alternativas a pergunta possui - ex: alternativas A e B = escala 2).

Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto alternativa da pergunta, sendo eles:

  • Quantidade total de respostas daquela alternativa específica;

  • E o resultado da divisão entre total respondentes da alternativa e o total de respondentes de todas alternativas, isto é, a porcentagem de distribuição.

➡️ Aba de Questões de Escolha Única

Nesta aba, você encontra as perguntas quantitativas (da primeira aba - escala de opinião e escolha única), mas em gráficos no formato pizza, conforme imagem abaixo:

➡️ Aba de Questões Qualitativas

Logo após, vem a aba com as perguntas qualitativas, ou seja, as perguntas com respostas abertas dos colaboradores.

Elas são apresentadas trazendo a categoria e o texto da pergunta, bem como a resposta de cada usuário. Caso a pesquisa tenha sido anônima, não serão apresentados os nomes dos respondentes.

➡️ Aba de Heatmap (mapa de calor)

Em seguida, você encontrará o mapa de calor das perguntas. Ele serve para que você consiga de forma ainda mais visual, entender como está a distribuição de respostas dos colaboradores da empresa.

No mapa de calor, você pode escolher a forma de visualização dos dados da pesquisa, combinando informações: pergunta por escala, por gestor/time/tag e por tipo de valor exibido (moda,média), nesse último caso, para questões de escala de opinião e rating.

Exemplo: analisar dados das perguntas respondidas pelos Gestores, do tipo escala de opinião de 05 pontos, mostrando a média dos resultados.

É importante observar os seguintes pontos:

  • Você só pode gerar média no heatmap de questões com a mesma escala de régua, com exceção das questões de NPS que não utilizam média para cálculo e, portanto, só podem ser agrupadas entre si;

  • É possível gerar média de questões de rating com escala de opinião, desde que elas possuam a mesma escala de régua;

  • Não é possível gerar média de questões NPS + rating e/ou escala de opinião, tendo em vista que questões NPS possuem cálculo próprio;

  • Não é possível gera média de questões de NPS com diferentes escalas, mesmo que possuam a mesma metodologia de cálculo;

A) Exemplo de Heatmap com NPS (o campo "tipo de valor exibido" vem desativado, justamente porque NPS não trabalha com média ou moda):

B) Exemplo de Heatmap com questões de escala de opinião e rating, ambos com escala de 05 pontos (nesse caso, você pode escolher entre ver a média - média de todas as notas ou moda - nota mais dada, em "tipo de valor exibido"):

Em ambos os casos, você pode visualizar o mapa, por tipos de usuários (por gestor ou time) ou por categoria (por gestor ou time);

➡️ Aba de Adesão

A penúltima aba traz a taxa de adesão da pesquisa, em cada time da empresa, ou seja, qual foi a média de participantes em cada setor, em relação a toda organização.

Na tela, você encontra a distribuição por time, participação e quantidade de usuários que responderam a pesquisa, pelo número de integrantes de cada setor.

OBS - Foi removida a regra de anonimização da aba de adesão, para que se possa ver quantas pessoas de cada time responderam a pesquisa.

➡️ Aba de Avaliados

Por fim, a última traz as informações dos usuários avaliados na pesquisa, com:

  • Nome do usuário respondente;

  • Gestor direto;

  • Gestor que foi escolhido para responder a pesquisa (isso acontece porque, por exemplo, um colaborador pode ser do time de marketing com o Gestor X, mas ter sido atribuído ao squad de marketing de produto com o Gestor Y, logo que entrou na empresa e, por isso, será avaliado por este segundo gestor)

  • Time;

  • Data de admissão;

  • Data de envio da pesquisa;

  • O progresso da pesquisa, ou seja, quantas respostas já foram respondidas pelo colaborador.

Acessando o relatório da pesquisa temporal

Na mesma página de relatórios da pesquisa, você encontrará no canto superior direito, a opção "exportar excel".

Ao clicar na opção Exportar Excel, escolha, em sequência, o tipo de visualização vocês quer ter do relatório no arquivo em Excel.

  • Por linha: Utilizando essa opção, será possível ter acesso ao nome de cada respondente, presente várias vezes na planilha;

    • Exemplo: Se a colaboradora Maria respondeu as 5 perguntas da pesquisa, as respostas serão apresentadas em linhas separadas, com o nome dela em cada linha.

  • Por coluna: Nessa opção, todas as perguntas presentes na pesquisa serão distribuídas nas colunas do excel. Com isso, facilitando a análise dos dados.

    • Exemplo: No mesmo caso da colaboradora Maria, as respostas das perguntas que ela respondeu vão vir em colunas, ao lado do seu nome.

Como compartilhar o PDF da pesquisa temporal

Na tela de relatório da pesquisa, acesse a última aba "avaliados" e arraste a barra da tela para o lado direito.

Ao clicar no ícone "pdf", você terá acesso ao documento das respostas da pesquisa temporal daquele colaborador em específico para baixar ou imprimir.

O ícone de "compartilhar" dá a opção de você compartilhar com usuários do tipo Gestor o PDF de cada pesquisa respondida:

Ao clicar no ícone de compartilhar, a seguinte tela será aberta:

Selecione com quem deseja compartilhar o PDF das respostas do colaborador e depois cliquem em salvar.

É possível enviar novamente o PDF para os mesmo usuários.

Como visualizar as respostas individuais dos usuários

Na aba de avaliados, ao clicar em um usuário, você terá acesso a uma aba lateral que traz as respostas dos respondentes, de acordo com o tipo: auto, gestor e pares.

Caso alguma das pesquisas não estiver sido respondida aparecerá uma mensagem "Esta pesquisa não foi respondida"


Pronto!

Agora você já sabe como visualizar, exportar e compartilhar os resultados da sua pesquisa temporal dentro do Elofy! 😉

Se alguma dúvida não tiver sido esclarecida, entre em contato conosco. Faremos questão de ajudar você da melhor maneira possível.

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