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Como visualizar, exportar e compartilhar os resultados de uma Pesquisa Temporal

Quer saber como interpretar direitinho os resultados da sua pesquisa temporal? A gente te explica aqui:

Atualizado há mais de 2 semanas

🙋 Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Para saber mais sobre perfis de acesso, clique aqui.

Após enviada uma pesquisa temporal, é possível acompanhar seus resultados, bem como exportar e compartilhar seus resultados.

Dividimos este artigos em 05 seções principais, clique no assunto que deseja saber mais:

1. Acessando o relatório da pesquisa temporal e filtros

Clique em Pesquisas > Pesquisas:

Filtre pelo tipo "pesquisa temporal" para facilitar sua busca:

Na pesquisa desejada, clique em no ícone 📋 "relatório":

Uma página contendo o relatório da pesquisa irá se abrir.

Filtros

Você pode filtrar as informações do relatório de diversas maneiras:

a) Avaliador: filtre apenas pelo avaliador da pesquisa

b) Avaliado: filtre apenas pelo avaliado da pesquisa

c) Gestor do respondente ou gestor atual: visualize as respostas dos liderados de cada gestor. Já o gestor atual é importante porque às vezes a liderança pode mudar no decorrer do tempo.

d) Categoria: filtre as respostas pelas categorias associadas a grupos de perguntas nos questionários

e) Pergunta: filtre uma ou mais perguntas para visualizar os resultados

f) Times: filtre pelas equipes que compõem sua empresa. Exemplo: comercial, marketing, tecnologia, financeiro etc. Dentro desse filtro, você pode ainda localizar os times a partir de suas respectivas hierarquias, por exemplo, o time de Produto é acima hierarquicamente de Product Design e Product Marketing. Com o switch dentro desse filtro, você consegue visualizar também os subtimes, refinando ainda mais a sua filtragem.

g) Nível de responsabilidade: diferencie entre os diferentes níveis hierárquicos cadastrados na tela de usuários

h) Tags: filtre por tags específicas que você cadastrou previamente

i) Data de admissão: encontre no calendário a data de contratação da pessoa colaboradora

j) Cargo e Tipo de cargo: busque por função específica

k) Tipo de pergunta: visualize apenas o formato de pergunta desejada

3. Highlights

Logo abaixo dos filtros, você tem a visão de em highligths:

  • Barra para a taxa de respondentes entre o número de pesquisas respondidas e enviadas

  • Tempo de empresa médio dos filtros utilizados para visão de respondentes

  • A situação que a pesquisa se encontra

4. Abas do relatório

Na área de relatório, teremos os resultados de todos os tipos de perguntas que foram criadas. Elas estão divididas por visão geral, visão por time e heatmap:

  • Em visão geral, você acessa os dados de todas as perguntas da pesquisa, respeitando seus tipos de relatórios e resultados.

  • Em visão por time, você visualiza os resultados de acordo com a equipe, numa visão comparativa para pesquisas do tipo nps, escala de opinião, escolha única e rating

  • Em heatmap, você possui a visão dos resultados por cores e eixos, mudando o tipo de visualização de acordo com sua preferência

5. Aba geral e Times: tipos de perguntas

Em seu relatório, você terá os gráficos disponíveis de acordo com o tipo de pergunta que inclui na sua pesquisa. Confira abaixo a explicação do relatório de cada tipo de pergunta:

a) Escala de Opinião

A escala de opinião é o tipo de questão que possui escalas numéricas e textuais como "Discordo totalmente" a "Concordo totalmente".

Acima, é exiba a pergunta feita, abaixo a média geral de respostas, que pode depender da sua configuração de escala. No exemplo abaixo a média é de 4.6 para uma escala de 1 a 5.

Logo abaixo, temos a categoria da pergunta, no exemplo é "equilíbrio entre vida e trabalho" e ao lado o número de respostas na pergunta.

No gráfico da aba de times, temos a visão de barras comparativas horizontais que seguem a lógica de cores:

Ao passar o mouse sobre cada linha, você obterá o dado de porcentagem naquela escolha e a quantidade de respostas:

Já na aba geral, o gráfico é disposto em barras:

Logo abaixo, você vê as possibilidades de respostas separadas por cores.

🌈 Distribuição de cores: Abaixo, você encontrará a representação de cores correspondente às quatro escalas utilizadas. As cores estão dispostas de forma que, à esquerda, estão as respostas menos favoráveis, enquanto à direita estão as respostas mais favoráveis. É importante seguir esse padrão ao criar o questionário para facilitar na compreensão dos dados.

Escala 4

Escala 5

Escala 7

Escala 10

Ponto 1 (vermelho principal)

Ponto 2 (amarelo principal)

Ponto 3 (verde mais claro)

Ponto 4 (verde principal)

Ponto 1 (vermelho principal)

Ponto 2 (amarelo mais escuro)

Ponto 3 (amarelo principal)

Ponto 4 (verde mais claro)

Ponto 5 (verde principal)

Ponto 1 (vermelho mais escuro)

Ponto 2 (vermelho mais claro)

Ponto 3 (amarelo mais escuro)

Ponto 4 (amarelo principal)

Ponto 5 (verde mais claro)

Ponto 6 (verde claro)

Ponto 7 (verde principal)

Ponto 1 (vermelho mais escuro)

Ponto 2 : (vermelho mais claro)

Ponto 3 (laranja mais escuro)

Ponto 4 (laranja mais claro)

Ponto 5 (amarelo mais escuro)

Ponto 6 : (amarelo principal)

Ponto 7 (verde claríssimo)

Ponto 8 (verde mais claro)

Ponto 9 (verde claro)

Ponto 10 (verde principal)

b) Rating - símbolos

Já para questões do tipo rating que utilizam símbolos em sua escala de resposta (emojis, corações, estrelas) o gráfico da visão de times se apresenta da seguinte forma:

A escala de cores obedece a lógica explicada anteriormente. O gráfico também possui a questão superior, a média da pergunta no canto direito, a categoria de pergunta logo abaixo e o número de respostas.

Já na aba geral, o gráfico também é apresentado em barras:

O texto de interpretação do gráfico possui os símbolos para auxiliar o entendimento 🚀

c) Questões NPS:

São perguntas voltadas para medir a satisfação dos colaboradores dentro da empresa, com o objetivo de identificar os promotores, neutros e detratores da cultura da organização:

Cálculo NPS: (% PROMOTORES ➖ % DETRATORES)

🟢 Promotores: O grupo mais satisfeito com a empresa e que atua como fortalecedores da cultura interna.

🟡 Neutros: O grupo dos que não auxiliam na promoção da cultura, mas também não a prejudicam.

🔴Detratores: O grupo mais insatisfeito e que pode afetar a reputação da empresa, como marca empregadora.

Lembrando que para NPS a lógica da distribuição de detratores, neutros e promotores, varia de acordo com o tamanho da régua utilizada:

NPS 0-5

NPS 1-5

NPS 0-10

NPS 1-10

0,1,2,3 [Detratores]

4 [Neutros]

5 [Promotores]

1,2,3 [Detratores]

4 [Neutros]

5 [Promotores]

0,1,2,3,4,5,6 [Detratores]

7,8 [Neutros]

9,10 [Promotores]

1,2,3,4,5,6 [Detratores]

7,8 [Neutros]

9,10 [Promotores]

No gráfico geral de NPS, temos o índice de favorabilidade, categoria da pergunta e número de respostas. Nessa visão, ela se apresenta em rosca e de barras, com a legenda por cores abaixo do gráfico:

Ademais, ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:

  • Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;

  • A porcentagem de respondentes do ponto da régua;

  • E a porcentagem de distribuição de respostas dos demais pontos da régua.

Na aba de times, o gráfico é exibido em barras horizontais também por cores e visão comparativa:

d) Escolha única:

Na aba geral, temos a questão na parte superior e o número total de respostas e o gráfico em barras horizontais contendo o número de respostas para aquela alternativa.

Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto alternativa da pergunta, sendo eles:

  • O título da opção analisada da pergunta;

  • Quantidade total de respostas daquela alternativa específica;

  • E o resultado da divisão entre total respondentes da alternativa e o total de respondentes de todas as alternativas, isto é, a porcentagem de distribuição.

Já na aba de times, temos as barras horizontais com cores e visão comparativa para facilitar a interpretação:

e) Questões qualitativas

Já para as perguntas qualitativas possuem apenas a visualização pela aba geral, contendo a pergunta, categoria e número de respostas:

💡 Caso a pesquisa tenha sido anônima, não serão apresentados os nomes dos respondentes.

6. Aba de Heatmap (mapa de calor)

Na última aba, você encontrará o mapa de calor das perguntas. Ele serve para que você consiga de forma ainda mais visual, entender como está a distribuição de respostas dos colaboradores da empresa. Com visões comparativas entre times, gestores com valores de média e moda.

🔵 A média é o resultado da soma de todas as respostas dividido pelo número de pessoas que responderam. Ela mostra, de forma geral, como a maioria das pessoas se sentiu ou o que achou sobre algo. Por exemplo, se numa pergunta as pessoas deram notas de 1 a 5, a média vai indicar qual foi a nota média entre todos — ajudando a entender a tendência geral das respostas.

🟢 A moda é a resposta que apareceu mais vezes. Ou seja, é o que a maioria das pessoas marcou na pesquisa. Isso ajuda a identificar o sentimento ou opinião mais comum entre os participantes. Por exemplo, se muita gente respondeu “5”, então “5” é a moda — e mostra qual foi a resposta mais escolhida.

No mapa de calor, você pode escolher a forma de visualização dos dados da pesquisa, por eixos Xe Y combinando informações: categorias ou perguntas, dados específicos e média ou moda:


Ou seja, você sempre deve selecionar a combinação de dados específica para visualizar o heatmatp.

Veja o exemplo abaixo que combina os dados de perguntas, time e média:

Já para o Heatmap com NPS, o campo "tipo de valor" possui as opções de NPS ou favorabilidade:

🚨 É importante observar os seguintes pontos:

  • Você só pode gerar média no heatmap de questões com a mesma escala de régua, com exceção das questões de NPS que não utilizam média para cálculo e, portanto, só podem ser agrupadas entre si;

  • É possível gerar média de questões de rating com escala de opinião, desde que elas possuam a mesma escala de régua;

  • Não é possível gerar média de questões NPS + rating e/ou escala de opinião, tendo em vista que questões NPS possuem cálculo próprio;

  • Não é possível gera média de questões de NPS com diferentes escalas, mesmo que possuam a mesma metodologia de cálculo.

7. Como exportar o relatório da pesquisa temporal

Por fim, você também pode exportar o relatório de pesquisa.

Na mesma página de relatórios da pesquisa, você encontrará no canto superior direito, a opção "exportar". Clique nessa opção e em seguida confirme:

Ao clicar na opção Exportar Excel, escolha, em sequência, o tipo de visualização vocês quer ter do relatório no arquivo em Excel:

  • Por linha: Utilizando essa opção, será possível ter acesso ao nome de cada respondente, presente várias vezes na planilha;

    • Exemplo: Se a colaboradora Maria respondeu as 5 perguntas da pesquisa, as respostas serão apresentadas em linhas separadas, com o nome dela em cada linha.

  • Por coluna: Nessa opção, todas as perguntas presentes na pesquisa serão distribuídas nas colunas do excel. Com isso, facilitando a análise dos dados.

    • Exemplo: No mesmo caso da colaboradora Maria, as respostas das perguntas que ela respondeu vão vir em colunas, ao lado do seu nome.

8. Visão de avaliados

Ainda é possível visualizar as informações dos usuários avaliados na pesquisa. Para isso, no canto superior direito da tela, clique em "ir para adesão"

Nesta tela, você terá acesso à diversos dados da pessoa avaliada, como:

  • Nome do usuário avaliado;

  • Gestor atual;

  • Gestor respondente (gestor que respondeu a pesquisa. Isso significa que mantém o registro do gestor que recebeu a pendência da pesquisa, independentemente de possíveis alterações no gestor do usuário. Esse registro identifica quem estava no cargo no momento em que a pesquisa foi enviada);

  • Time;

  • Data de admissão;

  • Data de envio da pesquisa;

  • O progresso da pesquisa, ou seja, quantas respostas já foram respondidas pelos avaliadores;

Como compartilhar o PDF da pesquisa temporal

Na tela de adesão vá para a coluna "ações" e clique no ícone de compartilhar, que dá a opção de você compartilhar com usuários do tipo Gestor o PDF de cada pesquisa respondida. Além de usuário do tipo cargo Gestor, também é possível enviar o PDF para o próprio colaborador avaliado, independente do cargo:

Clicando no ícone de compartilhar, você deve selecionar a pessoa que deseja compartilhar o pdf, selecionando, clique fora e depois em compartilhar:

É possível enviar novamente o PDF para os mesmo usuários.

Como acessar o PDF individual da pesquisa temporal

Ao clicar no ícone "pdf", você terá acesso ao documento das respostas da pesquisa temporal daquele colaborador em específico para baixar ou imprimir:

Ao clicar no PDF, será aberta uma guia com as respostas:


Pronto!

Agora você já sabe como visualizar, exportar e compartilhar os resultados da sua pesquisa temporal dentro do Elofy 😉

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