O objetivo deste artigo é te mostrar como utilizar os tipos de OKRs dentro da plataforma. Mas antes disso, caso você ainda não saiba como funciona a metodologia, recomendamos a leitura do seguinte material ⬇️
Depois da leitura, você pode se inspirar nas ideias de objetivos e resultados-chaves que desenvolvemos para te explicar melhor sobre as possibilidades de criação existentes na plataforma.
Boa leitura!
Tipos de objetivos
Para a metodologia OKRs, no módulo estratégia, sua empresa pode optar entre ativar 01 tipo ou os 03 tipos de objetivos existentes.
Você define qual o tipo de objetivo que está criando na tela de criação de OKRs, conforme imagem abaixo:
➡️ Tipo 01 - Objetivo individual
O primeiro tipo de objetivo é o individual, isto é, quando apenas uma pessoa será responsável pelo atingimento.
Para o tipo individual é preciso definir quem será a pessoa ''dona'' do objetivo e a qual time ela pertence.
Quando um colaborador está criando seus próprios objetivos, não é preciso alterar os campos ''responsável'' e ''time'', tendo em vista que a plataforma já preenche automaticamente com as informações do usuário criador.
Mas se você é Gestor e está criando objetivos para os liderados, é só alterar o campo de responsável, bem como o campo de time, caso entenda necessário.
Exemplo de um objetivo individual 😉
Objetivo - Garantir que os clientes estejam satisfeitos com o atendimento do suporte da Elofy.
Responsável: Elô (esse é um objetivo só dela, ou seja, ninguém mais é responsável pelo atingimento).
Time: Customer Success.
➡️ Tipo 02 - Objetivo do time
O segundo tipo de objetivo é o de time, isto é, quando a responsabilidade pelo atingimento é de todas as pessoas que compõe um time.
Ou seja, se o time de marketing possui 05 funcionários, todos compartilharão a responsabilidade em atingir o objetivo criado.
A plataforma preenche, automaticamente, com o time do usuário criador, mas esse campo é editável. Assim, caso você seja o CEO da empresa, consegue criar objetivos para cada time e atribui-los corretamente.
Exemplo de um objetivo de time 😉
Objetivo - Tornar a Elofy conhecida nacionalmente.
Responsável: Time de marketing (isso significa que todos que fazem parte do time de marketing dividirão a responsabilidade pelo atingimento desse objetivo).
Geralmente, em objetivos de time, são estruturados KRs para cada membro do time que contribuem para alcançar o objetivo final.
➡️ Tipo 03 - Objetivo compartilhado
Por fim, o terceiro tipo é o compartilhado, quando um objetivo é de responsabilidade de mais de um time dentro da empresa.
Nesse caso, todos que fazem parte dos times responsáveis dividem o compromisso de atingir o objetivo final.
Assim como no caso anterior, o sistema preenche, automaticamente, apenas com o time do usuário criador, mas é possível alterar e adicionar outros times da empresa.
Exemplo de um objetivo compartilhado 😉
Objetivo - Superar o recorde de vendas de 2022.
Responsável: Time de marketing e vendas (isso significa que ambos os times se responsabilizam pelo atingimento do objetivo criado e compartilham os resultados-chaves que irão medir o progresso total).
➡️ Extra - Objetivo estratégico
Independentemente do tipo de objetivo criado, seja ele individual, de time ou compartilhado, é possível, posteriormente, definir que se trata de um objetivo estratégico para a empresa.
Isso significa que aquele objetivo possui uma prioridade ainda maior, em relação aos demais criados, pois ele irá trazer um impacto mais relevante para o crescimento do negócio.
Por exemplo, sabemos que aumentar as vendas é fundamental para entender e projetar o crescimento de um negócio. Dessa forma, conseguir aumentá-las é um objetivo essencial e estratégico para o crescimento da empresa, pois indica que a organização está faturando mais.
Então, é possível sinalizar que o objetivo de Superar o recorde de vendas 2022, compartilhado entre os times de marketing e vendas, é estratégico. Assim, todos os outros times ficarão alinhados sobre o planejamento das ações do negócio.
🚨A sinalização na plataforma é apenas visual, não impactando nos cálculos do sistema.
🤔E qual a diferença de um objetivo estratégico para um direcionador?
Os direcionadores indicam para os times quais são os objetivos a longo prazo da empresa, dentro de um período de 01 ou até em períodos maiores de 3 ou 5 anos. Eles estão diretamente relacionados à missão do negócio.
Assim, geralmente, não é de responsabilidade individual de nenhum time ou de nenhuma pessoa atingi-los, visto que ele serve para direcionar a criação dos OKRs de todos. Por isso, eles acabam sendo atribuídos ao CEO.
Já um objetivo estratégico é um objetivo de uma pessoa ou de um time ou mais que vai trazer um impacto maior para que a empresa consiga alcançar os direcionadores criados.
Então, por exemplo, se o direcionador da Elofy é ''Se tornar a plataforma de gestão de pessoas referência do Brasil'', o objetivo estratégico ''Superar o recorde de vendas de 2022'' é estratégico na jornada de fazer o direcionador virar realidade.
Tipos de resultados-chaves
Dentro dos seus objetivos é preciso criar os resultados-chaves, pois eles ajudarão a traquear o seu progresso, isto é, o quão perto ou longe você está de alcançar o resultado final.
Na plataforma, você pode criar resultados-chaves de 04 tipos. Eles são definidos na tela de criação de OKRs, exceto o tipo de manutenção, conforme imagem abaixo:
➡️Tipo 01 - KR maior melhor
O primeiro tipo é o resultado-chave com direção maior melhor, ele mostra que você quer aumentar um determinado valor, isto é, alavancar seu resultado, em relação ao ponto de partida que é de onde você está saindo numericamente.
Assim, a sua meta final sempre será maior que o seu ponto de partida.
Recomendamos, nesse caso, a utilização de verbos que tragam um sentido de acréscimo para o seu resultado-chave: aumentar, ampliar, expandir, crescer, elevar...
Na plataforma, quando você opta pela direção maior melhor, é possível definir a periodicidade de registro de medição, o tipo de informação com a unidade de medida (número, monetário ou percentual), a quantidade de casas decimais e o seu ponto de partida e meta final.
Exemplo de um KR maior melhor 😉
Objetivo - Garantir que os clientes estejam satisfeitos com o atendimento do suporte da Elofy.
Resultado-chave maior melhor: Aumentar o NPS de satisfação de atendimento em 25% no quarter 02 de 2023.
➡️ Tipo 02 - KR menor melhor
Por outro lado, o resultado-chave com direção menor melhor mostra que você quer reduzir um determinado valor, isto é, sair de um ponto de partida maior e chegar a um resultado final menor.
Para este tipo, recomendamos o uso de verbos que mostrem que o seu objetivo é alcançar um valor menor do que o seu ponto de partida: reduzir, diminuir, restringir, abater...
Na plataforma, os recursos disponibilizados para o tipo maior melhor também estão presentes para o tipo menor melhor.
Exemplo de um KR menor melhor😉
Objetivo - Garantir que os clientes estejam satisfeitos com o atendimento do suporte da Elofy.
Resultado-chave menor melhor: Reduzir o número de chamados de reclamação sobre o produto em 25% no primeiro semestre de 2023.
➡️ Tipo 03 - KR Plano de ação
Em terceiro lugar, temos o resultado-chave do tipo plano de ação, ele é utilizado quando você precisa entregar algum projeto que é super importante para o atingimento do objetivo final.
A diferença do plano de ação para uma iniciativa é o impacto no objetivo, o plano de ação é algo maior que é medido pelas iniciativas que são tarefas menores entregues em partes para garantir que o resultado-chave tenha sucesso.
Para esse tipo, não existem opções como periodicidade, ponto de partida ou meta. O plano de ação é mensurado com base nas iniciativas criadas por você.
Exemplo de um KR plano de ação😉
Objetivo - Expandir os negócios da empresa para os Estados Unidos.
Resultado-chave plano de ação: Abrir uma filial da Elofy em Nova York.
➡️ Tipo 04 - KR de manutenção
Por fim, temos o resultado-chave do tipo manutenção, ele serve para quando você quer manter determinado valor porque isso será importante para atingir o seu objetivo final.
Diferente dos outros tipos, a definição do KR de manutenção acontece em uma etapa posterior ao processo de criação. Assim, primeiro você cria o resultado-chave do tipo maior melhor ou menor melhor e depois ativa a opção de manutenção.
Recomendamos que já no processo de criação, você defina o ponto de partida igual a meta e depois só ative a função de manutenção.
Mas caso você tenha criado um KR com partida e valor final diferentes, não tem problema, ao ativar a manutenção, a própria plataforma irá mudar o valor do ponto de partida para que fique igual ao valor da meta final.
Para esse tipo, recomendamos o uso de verbos que tragam o sentido de continuação: manter, continuar, permanecer, preservar...
A ativação do KR de manutenção acontece dentro do detalhe do resultado-chave, seja pela sidebar ou dentro da tela de detalhes:
Exemplo de um KR de manutenção 😉
Objetivo - Garantir que os clientes estejam satisfeitos com o atendimento do suporte da Elofy.
Resultado-chave manutenção: Manter a taxa de retornos de cards de bugs em 4%.
Agora você já deve está pronto para criar seus próprios OKRs, certo?!
Recomendamos a leitura dos artigos que estão nos seguintes links ⬇️
Pronto!
Agora você pode se inspirar e criar os seus OKRs. Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso time de suporte, pelo ícone de chat localizado na plataforma.