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Como editar, medir, acompanhar e inativar metas simples, compostas e consolidadoras
Como editar, medir, acompanhar e inativar metas simples, compostas e consolidadoras
Atualizado há mais de uma semana

O contrato de metas é uma ferramenta que formaliza as metas individuais que cada colaborador deve alcançar dentro de um período específico. Geralmente, está associado a programas de bonificação e difere da metodologia de OKRs.

Neste artigo, você encontrará orientações sobre como editar, medir e acompanhar as suas metas, sejam elas simples, compostas ou consolidadoras.

Boa leitura!

Como editar, inativar e medir as metas pela sidebar lateral

Passo 01

Acesse Estratégia > Contrato de metas > Lista de Contrato de metas.

Passo 02

Na lista do contrato de metas, clique na opção expandir para visualizar as metas vinculadas ao seu contrato e clique naquela que deseja editar ou inativar:

Passo 03

Ao clicar em uma meta, uma sidebar lateral será aberta, exibindo os principais dados relacionados a essa meta. Você terá a opção de editar esses dados diretamente ou mesmo inativar a meta do seu contrato, se necessário. Isso proporciona uma experiência mais fácil e conveniente para gerenciar suas metas.

😄META SIMPLES

Parte 01 - Contem a régua de progresso da meta, os valores numéricos de alcance e a visão do realizado versus previsto em cada período.

Parte 02 - A primeira aba contém os dados gerais de criação da meta. Eles podem ser editados se você for responsável ou corresponsável ou se possuir perfil de gestor do responsável ou administrador.

  • descrição da meta

  • responsável e/ou corresponsável

  • periodicidade de medição

  • tipo de informação

  • casas decimais

  • unidade de medida

  • direção da meta

  • tags para busca

  • possibilidade de vincular a meta a um direcionador da empresa

  • fórmula de cálculo do progresso

  • possibilidade de definir a meta como de manutenção: Uma meta de manutenção refere-se a um objetivo estabelecido para manter um determinado estado, nível ou condição. Ao contrário de metas de melhoria ou crescimento, em que o objetivo é avançar para um novo patamar, as metas de manutenção têm o objetivo de preservar o status quo e garantir que algo permaneça em um determinado nível de desempenho ou funcionamento.

  • status de progresso definido pela plataforma

  • possibilidade de ativar ou inativar a meta do contrato

Parte 03 - Na segunda aba, você registra as medições da sua meta.

Para registrar um check-in, você precisa adicionar:

  1. Mês: Selecione o mês ao qual o check-in se refere. Essa informação indica o período de medição em que você está reportando o progresso da meta.

  2. O campo meta parcial só é editado pela tela de detalhes no progresso do tipo acumulado

  3. Check-in: Insira o valor atual da sua meta nesse campo. Ele representa o progresso realizado até o momento específico em que você está realizando o check-in. Por exemplo, se a sua meta é vender 100 unidades e você já vendeu 50, você pode registrar o valor "50" neste campo.

  4. Nível de Confiança: Selecione o seu nível de confiança em relação ao alcance do resultado final da meta. Isso representa a sua avaliação subjetiva de quão confiante você está em atingir a meta. Escolha entre as opções de "baixo", "médio" ou "alto".

  5. Comentário: Utilize este campo para adicionar qualquer informação adicional relevante ao check-in da meta. Por exemplo, você pode descrever os desafios enfrentados, estratégias implementadas ou qualquer outra observação relevante.

  6. Arquivos de até 5MB: Se necessário, você pode anexar arquivos relacionados ao check-in da meta. Certifique-se de que o arquivo esteja dentro do limite de tamanho permitido (até 5MB) e siga as instruções da plataforma para anexar os arquivos.

    • Extensões aceitas: pdf, docx, doc, odt, html, pptx, ppt, key, numbers, odp, jpg, png, svg, gif, xlsx, xls, ods, csv, tsv

Parte 04 - A terceira aba contém a régua das faixas de atingimento da sua meta. Você só irá ver essa aba se tiver a permissão necessária no seu perfil de acesso.

Parte 05 - A penúltima aba traz a lista de iniciativas, fornecendo uma visão geral das iniciativas ou ações específicas associadas à meta do contrato. A lista de iniciativas ajuda a acompanhar e gerenciar as atividades que devem ser realizadas para alcançar os objetivos estabelecidos. Veja como é o processo de criação de iniciativas, clicando aqui.

Parte 06 - A última aba apresenta o histórico de atualizações na meta e é por onde você pode registrar comentários.

😄META COMPOSTA

A sidebar da meta composta traz apenas a régua de progresso, os dados gerais e as metas simples que estão vinculadas a ela.

Conforme pode ser observado na imagem abaixo, você tem a opção de inativar a meta composta do contrato e editar os campos de peso, descrição, responsável/corresponsável se tiver a permissão necessária.

OBS - Não existe check-in para a meta composta.

😄META CONSOLIDADORA

A sidebar da meta consolidadora traz outras informações, visto que essa meta possui direção e pode ter faixas de atingimento, por exemplo.

Você também tem a opção de inativar a meta consolidadora do contrato e editar os campos de peso, descrição, responsável/corresponsável, forma de cálculo, unidade e tipo de informação, direção e casas decimais se tiver a permissão necessária.

Também é possível visualizar as metas vinculadas e ver as faixas de atingimento (para os scores só com o perfil de acesso necessário).

OBS - Não existe check-in para a meta consolidadora.

Como acessar e acompanhar as metas pela tela de detalhes

A sua empresa pode adotar o acompanhamento das metas por progresso final ou acumulado. Qual a diferença?

  1. Acompanhamento por progresso da meta final: O acompanhamento é feito comparando o resultado real obtido com a meta final estabelecida. Por exemplo, se a meta final é de 100 unidades de venda em um ano e você vendeu 20, o seu progresso em relação ao resultado final foi de 20%.

  2. Acompanhamento por progresso acumulado: O acompanhamento é feito considerando o progresso acumulado em direção à meta final ao longo do período de medição. Em vez de avaliar apenas o resultado final, é analisado o progresso alcançado em cada período de medição dentro do ciclo. Isso permite uma visão mais detalhada do desempenho ao longo do tempo e ajuda a identificar tendências e padrões. Por exemplo, se a meta final é de 100 unidades de venda em um trimestre e o progresso acumulado é medido mensalmente, o acompanhamento será feito observando o número de unidades vendidas em cada mês e acumulando esses valores para ver o progresso em relação à meta final ao longo do trimestre.

Na tela de detalhes, o que muda em relação ao tipo de progresso é o gráfico de acompanhamento apresentado.

Em ambos os casos, primeiro acesse a tela pelo botão ''acessar meta'' na sidebar lateral.

Progresso por metal final

PARTE 01

  • Régua de progresso: A régua de progresso é uma representação visual do andamento da meta. Essa régua permite acompanhar visualmente o avanço das metas ao longo do tempo.

    • Se a sua empresa não usa faixa de atingimento, a cor da régua refletirá a cor do status definido pela plataforma.

  • Check-ins pendentes das metas: Esse campo lista os check-ins que ainda não foram concluídos para a meta. A listagem dos check-ins pendentes ajuda a identificar os períodos que não foram atualizados.

  • Iniciativas pendentes: Essa seção exibe as iniciativas ou ações relacionadas à meta que ainda não foram concluídas. As iniciativas são atividades ou projetos específicos que devem ser realizados para alcançar as metas estabelecidas. A listagem das iniciativas pendentes permite acompanhar o status e a progressão dessas ações.

  • Iniciativas concluídas: Essa seção mostra as iniciativas ou ações que foram concluídas com sucesso em relação à meta. Isso permite visualizar as realizações e os esforços concluídos em direção ao cumprimento das metas.

  • Nível de confiança: O último nível de confiança registrado, em relação ao alcance do resultado final da meta. Isso representa a sua avaliação subjetiva de quão confiante você está em atingir a meta. Escolha entre as opções de "baixo", "médio" ou "alto".

PARTE 02

Aba progresso

  1. Campo de partida, meta e peso: mostra o valor inicial, o resultado que se deseja atingir e o peso que indica a importância relativa da meta dentro do contrato.

  2. Edição das Metas Parciais: Esse recurso permite editar as metas parciais associadas à meta principal. As metas parciais são metas intermediárias definidas para diferentes períodos dentro de um ciclo de medição. Através dessa opção, é possível ajustar ou modificar as metas parciais de acordo com as necessidades ou mudanças nas circunstâncias.

  3. Anexos para Download de Cada Check-in: Esse campo permite baixar os arquivos que foram anexados em cada check-in.

  4. Comentários de Cada Check-in: Esse campo permite ver os comentários que foram registrados em cada check-in.

  5. Desconsiderar Período: Essa opção permite desconsiderar um período específico durante o cálculo da meta. Pode ser útil em situações em que ocorrem eventos excepcionais, como circunstâncias imprevistas ou interrupções temporárias, e se deseja remover o impacto desses períodos no acompanhamento ou cálculo do desempenho global da meta.

Na aba do progresso também fica a lista de iniciativas da meta e você pode adicionar novas iniciativas também.

Aba progresso por período

A aba do gráfico de progresso por período exibe um gráfico visual que representa o progresso da meta ao longo do tempo, apresentando a evolução do desempenho em cada período de medição.

Nesse gráfico, o eixo horizontal representa os períodos de medição, como meses, trimestres ou outros intervalos definidos. O eixo vertical representa o progresso da meta (a cor rosa são os valores registrados no check-in e a cor azul as metas parciais de cada período).

Esse gráfico oferece uma representação clara e intuitiva do progresso da meta, permitindo identificar tendências, padrões ou flutuações no desempenho ao longo dos períodos de medição. Pode auxiliar na análise do ritmo de avanço, no reconhecimento de melhorias ou quedas no desempenho, e na identificação de eventuais desvios em relação às expectativas.

PARTE 03

Por fim, a aba lateral traz as informações contidas na sidebar anteriormente apresentada e por onde também é possível fazer os check-ins.

Progresso por metal acumulada

Se a sua empresa adota o acompanhamento por progresso acumulado, o que vai mudar é a aba de gráfico.

  1. Gráfico de realizado vs. previsto: Nessa aba, é exibido um gráfico que compara o progresso realizado em cada período de medição da meta com o previsto. O gráfico visualiza a evolução ao longo do tempo, permitindo identificar o desempenho das metas em relação às expectativas estabelecidas.

  2. Desvio de resultados: O desvio de resultados é um campo que mostra a diferença entre o progresso realizado e o previsto para cada período de medição da meta. Essa informação é expressa em porcentagem, destacando se houve um desempenho acima ou abaixo das metas definidas.

  3. Edição da Meta Parcial e Check-in acumulados: Ativando essa opção, você pode editar nessa aba os valores de check-in e meta parcial acumulada.

Esses campos são especialmente úteis para avaliar a efetividade do progresso acumulado das metas ao longo do tempo. O gráfico proporciona uma visualização clara do desempenho real em relação ao planejado, permitindo que você identifique padrões, tendências ou discrepâncias que possam exigir ajustes nas estratégias ou ações.

Tela de detalhes para meta composta e consolidadora

Existem algumas diferenças na tela de detalhes para metas compostas e metas consolidadoras. Veja abaixo:

METAS COMPOSTAS (progresso por meta final) - Irá trazer a régua do progresso, o número de metas vinculadas e a listas das metas simples (você pode editar por aqui o peso de cada meta simples dentro da composta).

METAS COMPOSTAS (progresso por meta acumulada) - Além das informações mostradas acima, uma segunda aba é apresentada com o gráfico do progresso da meta composta, de acordo com a periodicidade definida.

Lembrando que o progresso da meta composta se dá pela média ponderada dos progressos e pesos das metas simples vinculadas.

METAS CONSOLIDADORAS (progresso por meta final) - Irá trazer a régua do progresso, o número de metas vinculadas e a listas das metas simples (você pode editar por aqui o peso de cada meta simples dentro da composta).

Além disso, conforme pode ser observado na imagem abaixo, diferente da composta, a tela de detalhes da meta consolidadora também apresenta o progresso dela, de acordo com a periodicidade definida para acompanhamento, o valor atual e o seu peso dentro do contrato que faz parte.

Lembrando que o progresso da meta consolidadora se dá pela média ou soma dos progressos das metas simples vinculadas.

METAS CONSOLIDADORAS (progresso por meta acumulada) - Além das informações mostradas acima, uma terceira aba é apresentada com o gráfico que compara o progresso realizado em cada período da meta consolidadora com o previsto. O gráfico visualiza a evolução ao longo do tempo, permitindo identificar o desempenho das metas em relação às expectativas estabelecidas.

Além disso, também é apresentado o desvio de resultados que mostra a diferença entre o progresso realizado e o previsto para cada período da meta consolidadora.


💡Extra: você pode pesquisar por suas metas inativadas na tela de contrato de metas, utilizando o filtro de 'ativo-metas':


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