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Como criar metas simples, compostas e consolidadoras.
Como criar metas simples, compostas e consolidadoras.
Atualizado há mais de uma semana

O contrato de metas é uma ferramenta que formaliza as metas individuais que cada colaborador deve alcançar dentro de um período específico. Geralmente, está associado a programas de bonificação e difere da metodologia de OKRs.

Neste artigo, você encontrará orientações sobre como criar metas simples, compostas e consolidadoras.

Se você já possui um contrato de metas e deseja aprender a criar metas, siga os passos fornecidos aqui. Caso ainda não tenha criado seu contrato, recomendamos que leia aqui primeiro as instruções sobre como criar o contrato e, em seguida, retorne para entender como estabelecer as metas.

Para acessar diretamente a seção desejada, selecione uma das opções abaixo:

Boa leitura!

Como criar as metas

➡️ Metas simples

A criação das metas simples possui diferenças, de acordo com o tipo de acompanhamento de progresso definido por sua empresa: por progresso final ou por progresso acumulado.

Qual a diferença?

  • Por progresso final: você define o resultado final que quer alcançar e não estabelece metas parciais para os períodos de medição.

  • Por progresso acumulado: você não define o resultado final que quer alcançar, mas sim as metas parciais e a própria plataforma calcula o valor final da meta.

Passo 01

Depois de ter criado o contrato, você preencherá os seguintes campos de criação da sua meta simples:

😄Por progresso final

  1. Tipo de meta: defina a meta simples.

  2. + Importar meta: Esse campo permite importar uma meta existente no catálogo de indicadores da empresa. Elas servem para quando uma mesma meta precisa estar em mais de um contrato e a medição dela ficará concentrada em uma só pessoa.

  3. Nome: Aqui, você deve fornecer um nome descritivo e identificável para a meta. O nome deve ser claro e conciso, para que seja facilmente compreendido por todos os envolvidos.

  4. Peso da Meta no Contrato: Esse campo indica o peso ou a importância relativa da meta em relação ao contrato geral.

    • É importante lembrar que a soma das metas não podem ultrapassar 10 ou 100, conforme a regra da empresa. Caso as metas possuam pesos diferentes, isso servirá para uma compreensão do que é mais importante dentro do contrato (ex: meta 01 - 75 e meta 02 - 25).

    • A definição do peso da meta é importante para fins de cálculo, visto que a nota ponderada de cada meta é o resultado da multiplicação do peso e da nota da meta na régua de progresso. Para entender mais sobre a lógica de cálculo, leia aqui.

  5. Descrição: Nesse campo, você pode adicionar uma descrição mais detalhada da meta. Isso pode incluir informações adicionais sobre o objetivo da meta e qualquer outra informação relevante que ajude a entender melhor a meta em questão.

  6. Responsável: Aqui, é necessário indicar a pessoa responsável pela execução e acompanhamento da meta. Isso ajuda a atribuir claramente as responsabilidades e garantir que haja um ponto de contato designado para a meta.

  7. Corresponsáveis (opcional): Existe alguma outra pessoa que contribuirá com o sucesso da meta?

  8. Periodicidade de Medição: Aqui, você seleciona a frequência com que a meta será medida e avaliada. Pode ser mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual, dependendo do ciclo de avaliação definido pela organização.

  9. Direção: Esse campo permite selecionar a direção da meta, isso é importante para metas que envolvem indicadores ou métricas onde se deseja maximizar ou minimizar o valor obtido.

    • Menor Melhor: quando uma meta deve ser menor do que o atual, utiliza-se este tipo (ex: reduzir em 20% a taxa de churn da empresa).

      • O ponto de partida não pode ser MENOR que a meta - exemplo correto: partida 50 e meta 30.

    • Maior Melhor: utilizada quando se tem a necessidade de alavancar a meta em relação ao atual (ex: aumentar em 55% a taxa NPS da empresa).

      • O ponto de partida não pode ser MAIOR que a meta - exemplo correto: partida 5 e meta 10.

    • Plano de Ação: é utilizado para metas que são projetos de conclusão e a medição ocorre por iniciativas concluídas, por isso, nesse tipo os campos seguintes não são apresentados para preenchimento.

    • Manutenção: Uma meta de manutenção refere-se a um objetivo estabelecido para manter um determinado estado, nível ou condição. Ao contrário de metas de melhoria ou crescimento, em que o objetivo é avançar para um novo patamar, as metas de manutenção têm o objetivo de preservar o status quo e garantir que algo permaneça em um determinado nível de desempenho ou funcionamento.

  10. Tipo de Informação: Esse campo permite especificar o tipo de informação relacionada à meta, numeral, monetário ou percentual. Isso ajuda a definir a forma como a meta será acompanhada e medida.

  11. Unidade de Medida: Aqui, você especifica a unidade de medida associada à meta e ao tipo de informação definido.

  12. Número de Casas Decimais: Nesse campo, você pode definir o número de casas decimais relevantes para a meta, dependendo da precisão necessária na medição. Isso é particularmente útil quando se trata de metas numéricas ou com valores fracionados.

  13. Fórmula de cálculo: aqui você define como o sistema irá calcular o progresso da sua meta, de acordo com as medições registradas:

    • Média simples - o sistema soma as medições e divide por 12

    • Média proporcional - o sistema soma as medições e divide pelo número total de medições realizadas (ex: meta x com periodicidade quadrimestral, o sistema irá somar as medições e dividir por 3)

    • Soma - o sistema soma as medições registradas

    • Última linha preenchida - o progresso é igual a última medição registrada, desconsiderando as anteriores

  14. Ponto de Partida: Esse campo indica o ponto de partida ou o status inicial em relação à meta, ou seja, de onde você está saindo numericamente.

  15. Meta: Nesse campo, você define o valor ou o objetivo específico que deseja alcançar com a meta.

Em seguida, você pode inserir as metas parciais, caso a sua empresa utilize progresso acumulado.

😄Por progresso acumulado

Para o progresso acumulado, a diferença é que você não preenche o campo ''meta'', mas define as metas parciais e a própria plataforma calcula o valor final.

As metas parciais de cada período de medição referem-se a metas intermediárias ou submetas estabelecidas dentro de um ciclo de medição mais longo. Em vez de ter apenas uma meta final para o período completo, as metas parciais dividem o objetivo geral em etapas menores e definem alvos específicos para cada período dentro desse ciclo.

Essas metas parciais são úteis para monitorar e avaliar o progresso ao longo do tempo, permitindo que os colaboradores e as equipes verifiquem regularmente se estão no caminho certo para alcançar a meta final. Cada meta parcial representa um marco importante dentro do período de medição, ajudando a manter o acompanhamento e a motivação ao longo do processo. Por exemplo, se o ciclo de medição for trimestral, pode-se estabelecer metas parciais para cada trimestre, descrevendo as realizações esperadas nesse período específico.

Caso você opte por inserir metas parciais, você pode desconsiderar alguns períodos (meses) que não façam sentido para o cálculo das metas parciais:

Em seguida, você pode criar as faixas de atingimento.

Se a sua empresa utiliza faixas de atingimento por meta, isso significa que o progresso percentual da sua meta será traduzido em uma escala de notas, como por exemplo, de 1 a 5 ou de 1 a 3.

Quando a meta não alcança o percentual mínimo do ponto 1, o resultado é zerado. Da mesma forma, se a meta ultrapassa o percentual máximo do ponto 5, o resultado é fixado em 5.

Abaixo, você pode simular o valor exato para cada percentual definido. Caso tenha dúvidas, defina 100% para o ponto 3 e estabeleça os critérios das extremidades de acordo com as necessidades da sua empresa.

Ao lado da definição do percentual, é possível visualizar exatamente o valor correspondente a cada faixa da escala. Por exemplo, considerando um ponto de partida de 10 e uma meta de 100, ao atingir a nota 01 (80%), o valor alcançado seria 82.

Você tem a opção de editar o campo percentual para obter o valor exato correspondente ou editar o campo de valor exato para obter as porcentagens correspondentes, conforme necessário.

Essa funcionalidade permite uma adaptação flexível de acordo com as regras e critérios definidos pela empresa, fornecendo uma forma precisa de avaliar o progresso das metas de acordo com as faixas de atingimento estabelecidas.

➡️ Metas composta

Agora, vamos entender o que é e como se cria uma meta composta.

😄O que é uma meta composta? Uma meta composta é uma meta que é formada pela combinação de várias metas simples. Em vez de ter uma única meta ampla, uma meta composta é composta por várias metas menores, que são denominadas metas simples.

A ideia por trás das metas compostas é desdobrar uma meta maior em partes mais gerenciáveis e específicas. Cada meta simples dentro da meta composta representa um aspecto específico ou uma etapa necessária para alcançar a meta geral.

As metas compostas são particularmente úteis para Gestores acompanharem o progresso do time, a partir do progresso de uma meta que contém as metas individuais de cada liderado.

😄Como ela é medida? O progresso em relação à meta composta é calculado com base no progresso das metas simples vinculadas a ela. Isso é feito através de uma média ponderada, na qual cada meta simples contribui para o progresso geral de acordo com seu peso ou importância relativa.

Por isso, a meta composta não possui campos de ponto de partida, meta, faixas de atingimento ou direção e nem check-ins, funcionando mais como um contrato ou objetivo.

  1. Tipo de meta: defina a meta composta.

  2. Nome: Aqui, você deve fornecer um nome descritivo e identificável para a meta. O nome deve ser claro e conciso, para que seja facilmente compreendido por todos os envolvidos.

  3. Peso da Meta no Contrato: Esse campo indica o peso ou a importância relativa da meta em relação ao contrato geral.

    • É importante lembrar que a soma das metas não podem ultrapassar 10 ou 100, conforme a regra da empresa. Caso as metas possuam pesos diferentes, isso servirá para uma compreensão do que é mais importante dentro do contrato (ex: meta 01 - 75 e meta 02 - 25).

    • A definição do peso da meta é importante para fins de cálculo, visto que a nota ponderada de cada meta é o resultado da multiplicação do peso e da nota da meta na régua de progresso. Para entender mais sobre a lógica de cálculo, leia aqui.

  4. Descrição: Nesse campo, você pode adicionar uma descrição mais detalhada da meta. Isso pode incluir informações adicionais sobre o objetivo da meta e qualquer outra informação relevante que ajude a entender melhor a meta em questão.

  5. Responsável: Aqui, é necessário indicar a pessoa responsável pela execução e acompanhamento da meta. Isso ajuda a atribuir claramente as responsabilidades e garantir que haja um ponto de contato designado para a meta.

  6. Corresponsável (opcional): Existe alguma outra pessoa que contribuirá com o sucesso da meta?

  7. Periodicidade: Aqui, você seleciona a frequência com que a meta será analisada e avaliada. Pode ser mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual, dependendo do ciclo de avaliação definido pela organização

  8. Vinculação de metas simples: Vincule as metas simples que irão compor o progresso da meta composta. Isso é feito para estabelecer uma relação entre as metas e indicar que as metas simples estão contribuindo para o alcance da meta composta.

    • Só é possível vincular metas simples com a mesma periodicidade da meta composta, significa que as metas simples devem ter a mesma frequência de avaliação ou acompanhamento que a meta composta. Por exemplo, se a meta composta for avaliada mensalmente, então as metas simples vinculadas a ela também serão avaliadas mensalmente.

    • Ao clicar nas metas simples que você deseja vincular, é preciso definir o peso que cada uma terá dentro da meta composta, respeitando a soma total de 10 ou 100.

➡️ Metas consolidadora

Agora, vamos entender o que é e como se cria uma meta composta.

😄O que é uma meta consolidadora? Uma meta consolidadora é uma meta que engloba e combina o progresso de várias metas simples relacionadas. No momento da criação da meta, é possível vincular metas simples a ela, estabelecendo uma conexão entre as metas menores e a meta consolidadora.

A meta consolidadora tem uma meta específica, que é expressa como um valor a ser alcançado. Por exemplo, se a meta consolidadora for aumentar a receita trimestral da empresa, seu valor pode ser definido como 10% de crescimento em relação ao trimestre anterior.

A meta consolidadora fornece uma visão resumida do progresso geral das metas simples e permite acompanhar o desempenho em relação à meta estabelecida. É uma forma de consolidar e analisar de forma mais abrangente o progresso das metas componentes, proporcionando uma visão global do desempenho em relação à meta principal.

😄Como ela é medida? O progresso da meta consolidadora é medido com base na soma ou média dos valores das metas simples vinculadas a ela. Isso significa que os valores das metas simples são agregados para calcular o progresso geral da meta consolidadora.

Por exemplo, suponha que a meta consolidadora de aumento de receita trimestral tenha três metas simples vinculadas a ela: aumento de 5%, aumento de 10% e aumento de 15%. Se essas metas simples estiverem igualmente ponderadas, o progresso da meta consolidadora será a média dos valores das metas simples: (5% + 10% + 15%) / 3 = 10%.

Por isso, diferente da composta, a meta consolidadora possui direcionamento, faixas de atingimento e alguns outros campos de criação.

  1. Tipo de meta: defina a meta composta.

  2. Nome: Aqui, você deve fornecer um nome descritivo e identificável para a meta. O nome deve ser claro e conciso, para que seja facilmente compreendido por todos os envolvidos.

  3. Peso da Meta no Contrato: Esse campo indica o peso ou a importância relativa da meta em relação ao contrato geral.

    • É importante lembrar que a soma das metas não podem ultrapassar 10 ou 100, conforme a regra da empresa. Caso as metas possuam pesos diferentes, isso servirá para uma compreensão do que é mais importante dentro do contrato (ex: meta 01 - 75 e meta 02 - 25).

    • A definição do peso da meta é importante para fins de cálculo, visto que a nota ponderada de cada meta é o resultado da multiplicação do peso e da nota da meta na régua de progresso. Para entender mais sobre a lógica de cálculo, leia aqui.

  4. Descrição: Nesse campo, você pode adicionar uma descrição mais detalhada da meta. Isso pode incluir informações adicionais sobre o objetivo da meta e qualquer outra informação relevante que ajude a entender melhor a meta em questão.

  5. Responsável: Aqui, é necessário indicar a pessoa responsável pela execução e acompanhamento da meta. Isso ajuda a atribuir claramente as responsabilidades e garantir que haja um ponto de contato designado para a meta.

  6. Corresponsável (opcional): Existe alguma outra pessoa que contribuirá com o sucesso da meta?

  7. Direção: Esse campo permite selecionar a direção da meta, iIsso é importante para metas que envolvem indicadores ou métricas onde se deseja maximizar ou minimizar o valor obtido.

    • Menor Melhor: quando uma meta deve ser menor do que o atual, utiliza-se este tipo (ex: reduzir em 20% a taxa de churn da empresa).

      • O ponto de partida não pode ser MENOR que a meta - exemplo correto: partida 50 e meta 30.

    • Maior Melhor: utilizada quando se tem a necessidade de alavancar a meta em relação ao atual (ex: aumentar em 55% a taxa NPS da empresa).

      • O ponto de partida não pode ser MAIOR que a meta - exemplo correto: partida 5 e meta 10.

    • Plano de Ação: é utilizado para metas que são projetos de conclusão e a medição ocorre por iniciativas concluídas, por isso, nesse tipo os campos seguintes não são apresentados para preenchimento.

  8. Periodicidade de Medição: Aqui, você seleciona a frequência com que a meta será medida e avaliada. Pode ser mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual, dependendo do ciclo de avaliação definido pela organização.

  9. Tipo de Informação: Esse campo permite especificar o tipo de informação relacionada à meta, numeral, monetário ou percentual. Isso ajuda a definir a forma como a meta será acompanhada e medida.

  10. Forma de cálculo: aqui você define como o sistema irá calcular o progresso da sua meta, de acordo com as medições registradas nas metas simples:

    • Média simples - o sistema soma as medições das metas simples e divide pelo número total de metas simples

    • Soma - o sistema soma as medições registradas das metas simples

  11. Número de Casas Decimais: Nesse campo, você pode definir o número de casas decimais relevantes para a meta, dependendo da precisão necessária na medição. Isso é particularmente útil quando se trata de metas numéricas ou com valores fracionados.

  12. Unidade de Medida: Aqui, você especifica a unidade de medida associada à meta e ao tipo de informação definido.

  13. Vinculação de metas simples: Vincule as metas simples que irão compor o progresso da meta composta. Isso é feito para estabelecer uma relação entre as metas e indicar que as metas simples estão contribuindo para o alcance da meta composta.

    • Só é possível vincular metas simples com a mesma periodicidade, direção e tipo de informação da meta consolidadora. Por exemplo, se a meta consolidadora for avaliada mensalmente com direção maior melhor, então as metas simples vinculadas a ela também serão avaliadas mensalmente e precisam ser do tipo maior melhor.

OBS - Na meta consolidadora, você também pode definir as faixas de atingimento.


Pronto!

Agora, você já sabe como criar metas simples, compostas e consolidadoras :)

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