🙋 A configuração do módulo estratégia está disponível apenas para usuários do perfil administrador, para saber mais clique aqui.
É importante configurar o Módulo Estratégia de forma adequada, para que ela esteja alinhado ao planejamento estratégico da sua organização. Este processo é super intuitivo
Confira abaixo como fazer:
Passo 01 - Acesso às configurações de estratégia
Acesse Configuração > Funcionalidades > Estratégia.
Passo 02 - Três tipos de configurações diferentes
A tela de configuração de estratégia é dividida em três partes. Aqui, vamos te explicar 2 pontos. Caso queira ver algum específico é só clicar para ir direto:
Configurações gerais de Estratégia
Passo 01 - Ativação das faixas de atingimento
Sua empresa pode ativar as faixas de atingimento para as metas de forma global ou por indicador.
Como esta etapa é opcional, você pode conferir mais sobre as faixas de atingimento nos artigos abaixo:
Passo 02 - Status automático de Metas
O status automático nada mais é que o indicador do momento da meta (atigindo, encerrado, não iniciado etc):
Os status das metas vão ser definidos de acordo com o progresso registrado nos check-ins, considerando os intervalos numéricos de cada status, conforme será visto abaixo;
Os status dos objetivos e dos contratos vão ser definidos, de acordo com a média dos status de metas, levando em conta o peso se houver.
Você mesmo pode personalizar o status, como a cor, nome e intervalo ou utilizar a versão pré-definida da Elofy:
Personalize a cor de cada status que você deseja que seja utilizado no Módulo Estratégia, clicando na cor desejada.
Defina um nome para cada status clicando na barra e alterando.
Estabeleça o intervalo numérico de cada status, clicando e inserindo o número desejado. É com base neles e no progresso registrado que a plataforma definirá os status das metas:
🚨 Os status podem sofrer influência de metas parciais dentro de Contratos de metas. Com as metas parciais, os cálculos do sistema serão feitos por período.
Vamos ao exemplo!
Sua meta total é de 120 com periodicidade mensal e você definiu metas parciais de 10 para cada mês, sendo assim, o status irá olhar para o período para indicar se você está ou não dentro do previsto.
Ou seja, se no mês de março sua medição registrada foi de 9, o sistema atribui o status de "dentro do previsto" para a meta.
Além do termo "dentro do previsto" ou "fora do previsto", por exemplo, a régua do progresso dos Contratos com as metas refletirá a cor do status que você definiu/a plataforma atribuiu, com base nos intervalos de cada status, desde que as faixas de atingimento por indicador não estejam ativas. Exemplo:
🔵 Cor do status configurado:
🔵 Cor da régua do progresso da meta:
Passo 03 - Notificações dos Check-ins
Os check-ins servem para que os usuários marquem onde você está em relação a meta, é uma forma de controle e acompanhamento mais efetivo dos andamentos das metas.
Para Metas existem duas opções: check-in mensal e personalizado:
Periodicidade mensal: Você define o dia limite do mês para o check-in dos resultados batidos no mês anterior. Os usuários irão receber uma notificação por e-mail e, caso a medição não seja feita, o sistema contará o progresso como sendo 01.
Para a opção mensal, ainda existe uma segunda forma de notificação que pode ser enviada antecipadamente ao dia do check-in, tanto para o responsável, como para o corresponsável do OKR:
Você ainda pode ativar notificações por e-mail e sino para notificar pessoas relacionadas à meta:
Passo 04 - Ano fiscal
Por fim, você pode ou não ativar a configuração de ano fiscal. Com ela, a redistribuição dos meses das metas irão iniciar de acordo com o mês inicial do calendário fiscal. Para ativar essa opção, é necessário falar com o atendimento da Elofy.
Após as configurações gerais do Módulo Estratégia, você irá configurar as funcionalidades específicas de OKRs e/ou de Contrato de metas, a depender do que a sua empresa tenha ativado na configuração das features na tela de ''empresa''.
Configurações Específicas de Metas
Passo 01- Cálculo de progresso
Em primeiro lugar, defina o tipo de acompanhamento do progresso das metas que você quer que os colaboradores utilizem:
Progresso por meta final - os usuários só precisam cadastrar a meta final que desejam alcançar (as parciais são opcionais) e a plataforma calcula a distância em relação a esse objetivo final.
Exemplo de progresso por meta final:
Meta final - 100
Atual - 30
Progresso calculado - 30%
Progresso por meta acumulada - os usuários cadastram as metas parciais e a plataforma mostra o progresso em relação ao planejado para o período (realizado versus previsto). Além disso, é o nosso próprio sistema que calcula a meta final, com base nas parciais registradas.
Exemplo de progresso por meta acumulada:
Meta final - 100
Meta do período de maio - 30
Atual - 30
Progresso acumulado - 100% do previsto no período
Quando ativado o progresso por meta acumulada, na tela de detalhes das metas, a aba de gráfico apresentará o progresso do realizado vs previsto com os eventuais desvios de cada mês:
Passo 02 - Meta consolidadora ou meta composta
Em segundo lugar, defina se a sua empresa irá utilizar metas consolidadora e/ou compostas:
Metas consolidadoras: Meta que consolida outras metas simples. Essa abordagem permitirá que você tenha uma visão geral do progresso da meta consolidadora com base no desempenho das metas simples vinculadas.
O progresso da meta consolidadora é calculado a partir da soma ou média das metas e check-ins das metas simples.
Além disso, a meta consolidadora possui valor e check-ins
Metas compostas: Meta que será composta de metas simples, ou seja, no momento da criação da meta será possível vincular a metas simples. Criar uma meta composta com metas simples vinculadas é uma abordagem útil para desdobrar grandes metas em partes menores e mais gerenciáveis.
O progresso dessa meta composta será calculado como uma média ponderada dos progressos das metas simples associadas.
Além disso, a meta composta em si não terá um valor ou check-ins, funcionando mais como um contrato ou objetivo.
Vamos ao Exemplo!
O contrato do Líder Paulo, do time de vendas, possui uma meta composta que se compõe das metas individuais de cada liderado. Assim, ele consegue acompanhar o progresso do time como um todo sem precisar monitorar cada meta simples individualmente.
Prontinho. Agora você já sabe como configurar o módulo de estratégia 👏
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