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Como editar, inativar, realizar o check-in/medição e acompanhar metas simples
Como editar, inativar, realizar o check-in/medição e acompanhar metas simples

Quer editar suas metas depois de criadas e fazer o check-in? Veja como aqui como:

Atualizado há mais de um mês

🙋 O acompanhamento e edição de metas está disponível para o seu perfil dependendo dos acesso liberados para você, para saber mais clique aqui.

Após criar as suas metas simples, você pode fazer a edição, medição, acompanhamento e ainda a inativação. Neste artigo você vai aprender a fazer todas essas ações. Confira:

Como editar, inativar e fazer o check-in das metas simples

Passo 1 - Acesso às metas

Acesse Estratégia > Contrato de metas > Lista de Contrato de metas:

Na lista do contrato de metas, clique na opção expandir para visualizar as metas vinculadas ao seu contrato e clique naquela que deseja editar ou inativar. Assim, a side bar se abrirá

Passo 2 - Edição pela side bar (barra lateral)

Nas primeiras informações da meta, você pode editar os 4 campos: partida, meta, atual e peso. Basta clicar e editar.

Na primeira aba contém os dados gerais de criação da meta:

Os dados que podemos ser editados são estes:

  • Descrição da meta

  • Responsável e/ou corresponsável

  • N° de casas decimais

  • Unidade de medida

  • Tags para busca

  • Alinhar a meta a um direcionador da empresa

  • Tipo Score

  • Fórmula de cálculo

  • Meta de manutenção: Uma meta de manutenção refere-se a um objetivo estabelecido para manter um determinado estado, nível ou condição. Ao contrário de metas de melhoria ou crescimento, em que o objetivo é avançar para um novo patamar, as metas de manutenção têm o objetivo de preservar o status quo e garantir que algo permaneça em um determinado nível de desempenho ou funcionamento.

  • Ativo

🚨 Os dados podem ser editados se você for responsável ou corresponsável pela meta, ou se possuir perfil de gestor do responsável ou administrador.

Passo 2.1- Como inativar a meta

Para realizar a inativação da meta, ainda em na "aba geral" mostrada acima, desça até a opção "ativo", desative o switch e confirme:

Passo 3 - Fazer o check-in/medição da meta simples

Para realizar o check-in/medição da meta, você precisa preencher os campos abaixo. Confira a explicação de cada um dos campos abaixo:

Para registrar um check-in, você precisa adicionar:

  1. Mês: Selecione o mês ao qual o check-in se refere. Essa informação indica o período de medição em que você está reportando o progresso da meta.

  2. O campo meta parcial só é editado pela tela de detalhes no progresso do tipo acumulado

  3. Check-in: Insira o valor atual da sua meta nesse campo. Ele representa o progresso realizado até o momento específico em que você está realizando o check-in. Por exemplo, se a sua meta é vender 100 unidades e você já vendeu 50, você pode registrar o valor "50" neste campo.

  4. Nível de Confiança: Selecione o seu nível de confiança em relação ao alcance do resultado final da meta. Isso representa a sua avaliação subjetiva de quão confiante você está em atingir a meta. Escolha entre as opções de "baixo", "médio" ou "alto".

  5. Comentário: Utilize este campo para adicionar qualquer informação adicional relevante ao check-in da meta. Por exemplo, você pode descrever os desafios enfrentados, estratégias implementadas ou qualquer outra observação relevante.

  6. Arquivos de até 5MB: Se necessário, você pode anexar arquivos relacionados ao check-in da meta. Certifique-se de que o arquivo esteja dentro do limite de tamanho permitido (até 5MB) e siga as instruções da plataforma para anexar os arquivos.

    • Extensões aceitas: pdf, docx, doc, odt, html, pptx, ppt, key, numbers, odp, jpg, png, svg, gif, xlsx, xls, ods, csv, tsv

Passo 4 - Iniciativas

A penúltima aba traz a lista de iniciativas que estão associadas à meta. Aqui, você pode incluir novas ações ou marcar como concluídas:

💡 A lista de iniciativas ajuda a acompanhar e gerenciar as atividades que devem ser realizadas para alcançar os objetivos estabelecidos.

Passo 5 - Histórico

A última aba apresenta o histórico de atualizações na meta, as datas e horários em que foram realizados check-ins e outras atualizações, além de poder registrar comentários.

💡 Você pode utilizar o filtro no canto direito para localizar melhor os dados

Como acompanhar o progressos e detalhes das metas simples

A sua empresa pode adotar o acompanhamento das metas por progresso final ou acumulado.

Qual a diferença?

  • Acompanhamento por progresso final: O acompanhamento é feito comparando o resultado real obtido com a meta final estabelecida.

  • Por progresso acumulado: O acompanhamento é feito considerando o progresso acumulado em direção à meta final ao longo do período de medição. Em vez de avaliar apenas o resultado final, é analisado o progresso alcançado em cada período de medição dentro do ciclo.

📖 Para entender exemplos e como são feitos os cálculos pelo sistema, acesse: Progresso final x Progresso acumulado: quais as diferenças entre eles?

Passo 1 - Acesso à tela de detalhes

Ainda na side bar da meta, clique em "acessar metas":

Na tela de detalhes, o que muda em relação ao tipo de progresso (final ou acumulado) é o gráfico de acompanhamento apresentado. A seguir, você visualiza os dois tipos:

Acompanhamento de progresso da metal final

Passo 2 - Dados gerais de progresso da meta

Para metas com faixas de atingimento, teremos na área de highlights a régua de progresso, que representa o andamento da meta de acordo com a régua que já foi definida. Veja como fica:

Já para metas sem faixas de atingimento, temos a visão por barra com a cor que varia de acordo com o andamento da meta:

Em ambos formatos, temos os outros seguintes dados:

  • Check-ins pendentes das metas: Esse campo numera se temos check-in de algum mês que não foi realizado.

  • Iniciativas pendentes: Essa seção exibe as iniciativas relacionadas à meta que ainda não foram concluídas.

  • Iniciativas concluídas: Essa seção mostra as iniciativas que foram concluídas com sucesso em relação à meta.

  • Nível de confiança: O último nível de confiança registrado por check-in, em relação ao alcance do resultado final da meta. Isso representa a sua avaliação subjetiva de quão confiante você está em atingir a meta: "baixo", "médio" ou "alto".

Passo 3 - Aba de progresso por tabela

Aqui, você acompanha diversos pontos daquela meta. Veja um exemplo e confira a explicação de cada coluna:

1. Campo de partida, meta e peso: mostra o valor inicial, o resultado que se deseja atingir e o peso que indica a importância relativa da meta dentro do contrato.

💡 Você também pode editar esses valores também por esta tela.

2. Período: O mês ao qual aquele progresso se refere.

3. Edição das Metas Parciais: As metas parciais são metas intermediárias definidas para diferentes períodos dentro de um ciclo de medição. Através dessa opção, é possível ajustar ou modificar as metas parciais de acordo com as necessidades:

4. Check-in: O valor atual da meta que já foi ou ainda precisa ser adiciona (pode ser editado)

5. Progresso parcial: Visão mais dinâmica do progresso parcial da meta em relação à régua definida.

🚨 Para metas sem faixas de atingimento, a coluna de progresso parcial é com a barra.

6. Status: mostra o quão perto o mês está de cumprir a meta, como atende, supera, atende parcialmente ou não atende.

7. Anexos para Download de Cada Check-in: Esse campo permite baixar os arquivos que foram anexados em cada check-in.

8. Comentários de Cada Check-in: Esse campo permite ver os comentários que foram registrados em cada check-in. Também é possível editar o comentário

9. Desconsiderar Período: Essa opção permite desconsiderar um período específico durante o cálculo da meta. Pode ser útil em situações em que ocorrem imprevistos, como interrupções temporárias de trabalho na meta. Ele também serve caso deseje remover o impacto desses períodos no acompanhamento ou cálculo do desempenho global da meta.

Passo 4 - Lista de iniciativas

Abaixa da aba de progresso, assim como na side bar para edição de metas, temos a lista de iniciativas, onde é possível marcar como concluídas, adicionar novas ou editar:

Passo 5 - Aba de progresso por período

A aba do gráfico de progresso por período exibe um gráfico visual que representa o progresso da meta ao longo do tempo, apresentando a evolução do desempenho em cada período de medição.

Nesse gráfico, o eixo horizontal representa os períodos de medição, como meses, trimestres ou outros intervalos definidos.

O eixo vertical representa o progresso da meta (as cores podem variar de acordo com a legenda).

💡 Esse gráfico permite identificar tendências, padrões ou flutuações no desempenho ao longo dos períodos de medição. Pode auxiliar na análise do ritmo de avanço, no reconhecimento de melhorias ou quedas no desempenho, e na identificação de eventuais desvios em relação às expectativas.

Passo 6 - Side bar/barra lateral

Por fim, a aba lateral traz as informações gerais e também das metas e ao clicar em alguma meta específica, você visualiza os dados apenas daquela meta.

É possível editar as informações da meta também por aqui:

Acompanhamento de progresso da meta acumulada

Se a sua empresa adota o acompanhamento por progresso acumulado, o que vai mudar é a aba de gráfico:

  1. Gráfico de realizado vs. previsto: Nessa aba, é exibido um gráfico que compara o progresso realizado em cada período de medição da meta com o previsto. O gráfico visualiza a evolução ao longo do tempo, permitindo identificar o desempenho das metas em relação às expectativas estabelecidas.

  2. Desvio de resultados: O desvio de resultados é um campo que mostra a diferença entre o progresso realizado e o previsto para cada período de medição da meta. Essa informação é expressa em porcentagem, destacando se houve um desempenho acima ou abaixo das metas definidas.

  3. Edição da Meta Parcial e Check-in acumulados: Ativando essa opção, você pode editar nessa aba os valores de check-in e meta parcial acumulada.

💡 Esses campos são especialmente úteis para avaliar a efetividade do progresso acumulado das metas ao longo do tempo. O gráfico proporciona uma visualização clara do desempenho real em relação ao planejado, permitindo que você identifique padrões, tendências ou discrepâncias que possam exigir ajustes nas estratégias ou ações.


Pronto! Agora você sabe como editar, inativar, fazer check in e acompanhar suas metas simples na Elofy 🙂

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