🙋 A criação de metas está disponível para o seu perfil dependendo dos acesso liberados à você, para saber mais clique aqui.
Criar, editar e inativar um contrato de metas é muito prático e aqui a gente te apresenta um guia completo sobre o assunto!
Para facilitar a sua busca, dividimos este artigo em três seções. Clique em uma das opções abaixo para ir direto ao que deseja:
Como criar o contrato de metas
Dentro de um contrato de metas podem haver diversas metas, por exemplo, você pode criar o contrato de metas do time financeiro e inserir ali todas as metas daquele departamento. Veja como a seguir:
Passo 01 - Acesso à criação do contrato
Vá no "+" no canto superior direito da tela > Contrato de metas.
Passo 02 - Preencha os seguintes campos
Siga as orientações abaixo para criar o seu contrato:
1. Período: Selecione o período anual em que você deseja desdobrar o seu contrato;
🚨 Após selecionar o período, não é possível alterá-lo posteriormente.
2. Nome: Dê um nome descritivo ao contrato de metas.
💡 Isso facilitará a identificação e a comunicação sobre ele na plataforma.
3. Descrição: Forneça uma descrição clara e concisa do contrato de metas. Explique qual é o propósito do contrato e quais são as expectativas;
4. Responsável: Defina quem será o responsável pelo contrato de metas. Isso pode ser um gestor, um líder de equipe ou qualquer pessoa designada para monitorar e auxiliar na implementação do contrato;
5. Time: Defina qual o time que o responsável do contrato faz parte;
6. Peso do contrato: Atribua um peso ou uma importância relativa ao contrato de metas. Isso é feito para indicar o grau de relevância e impacto do contrato em relação a outras contratações vinculados ao direcionador.
7. Opções avançadas: Defina tags para que sirvam de filtro de busca:
💡 Se a meta for do marketing, por exemplo, você pode incluir tags relacionadas como: marketing, leads, inbound. Termos que ajudem na indentificação.
Após preencher todos os campos, você pode clicar em finalizar e criar as metas depois ou clicar em avançar para dar continuidade.
📖 Saiba como criar os diferentes tipos de metas acessando: metas simples, metas compostas e metas consolidadoras.
Como editar o contrato de metas
Após criado, você pode alterar alguns pontos do seu contrato. Veja como:
Passo 01 - Acesso ao contrato
Acesse Estratégia > Contrato de metas > Lista de Contrato de metas:
Na lista do contrato de metas, clique no contrato que você deseja editar:
Passo 03 - Edição na aba lateral do contrato
Ao clicar no contrato, uma sidebar lateral será aberta contendo a régua de progresso, a aba de dados gerais e a timeline com o histórico de atualizações. Veja:
Geral
Na aba geral, você pode editar os seguintes pontos:
Descrição do contrato
Status de aprovação dele (em planejamento, aprovado, reprovado, em aprovação),
Time
Nível de confiança (baixa, média, alta)
Tags, é possível criar novas ou adicionar existentes
Peso
✏️ Para editar essas informações basta clicar nelas, selecionar as opções desejadas ou no caso da descrição escrever.
Timeline
A aba timeline traz as últimas atualizações feitas no contrato, como alterações de dados. Além disso, por essa aba, você pode registrar comentários, conforme imagem abaixo:
Régua de progresso
É o resultado da soma das notas ponderadas das metas do contrato. Ela pode aparecer em régua, como abaixo:
Ou em porcentagem, caso, sua empresa não utilize faixas de atingimento:
Passo 04 - Edição na tela de detalhes
Para acessar a tela de detalhes do contrato, clique no contrato, em seguida, na side bar, clique em "acessar contrato de metas":
Na tela de detalhes, você tem acesso a diversas informações que também são editáveis, de acordo com as permissões do seu perfil de acesso.
Clique na aba lateral da tela de detalhes, localizada no canto superior direito:
Como explicado no passo 03 você consegue editar as seguintes informações: Descrição do contrato; Status de aprovação dele (em planejamento, aprovado, reprovado, em aprovação); Time; Nível de confiança (baixa, média, alta); Tags, é possível criar novas ou adicionar existentes e Peso.
Passo 05 - Adicionar meta ao contrato
Além de editar informações do contrato, você ainda pode adicionar uma nova meta ao contrato. Para isso, clique no botão "adicionar meta" localizado no canto superior direito da tela de detalhes:
Ao clicar nesse botão ou link, você será direcionado para uma tela onde poderá inserir os detalhes da nova meta, como nome, descrição, prazo e indicadores de sucesso. Isso facilita a expansão e a atualização do contrato com novas metas, conforme necessário.
Passo 06 - Criar iniciativa
Você também pode adicionar iniciativas ao seu contrato. Basta rolar até o final da página e clicar em "nova iniciativa":
Interpretação dos Dados da Tela de Detalhes
Passo 01 - Acesso
Para acessar a tela de detalhes da meta, siga o passo 04 deste tutorial.
Passo 02 - Highlights
Em highlights, você encontra as seguintes informações:
1. Régua de progresso: A régua de progresso é uma representação visual do andamento das metas incluídas no contrato. Essa régua permite acompanhar visualmente o avanço das metas ao longo do tempo.
🚨 Se a sua empresa não usa faixa de atingimento, a cor da régua refletirá a cor do status definido pela plataforma.
2. Check-ins pendentes das metas: Esse campo lista os check-ins que ainda não foram concluídos para as metas específicas do contrato. Os check-ins são momentos de avaliação em que os colaboradores registram seu progresso, atualizam o status das metas e fornecem informações adicionais, se necessário.
3. Iniciativas pendentes: Essa seção exibe as iniciativas ou ações relacionadas às metas do contrato que ainda não foram concluídas. As iniciativas são atividades ou projetos específicos que devem ser realizados para alcançar as metas estabelecidas.
4. Iniciativas concluídas: Essa seção mostra as iniciativas ou ações que foram concluídas com sucesso em relação ao contrato de metas. Isso permite visualizar as realizações e os esforços concluídos em direção ao cumprimento das metas.
Passo 03 - Exportar PDF
Essa opção permite gerar um arquivo em formato PDF contendo as informações do contrato de metas e seu progresso. É útil para compartilhar ou imprimir o contrato e seus detalhes para fins de revisão, comunicação ou registro:
Parte 04 - Aba metas
Na aba "Metas" da tela de consultas do contrato, você pode encontrar os seguintes campos e funcionalidades:
Metas com informações de progresso: metas incluídas no contrato, juntamente com informações sobre o progresso em relação a cada uma delas. Essas informações podem incluir o status atual da meta (por exemplo, em andamento, concluída, atrasada) e a porcentagem de conclusão
Possibilidade de inativar metas do contrato: A opção de inativar metas permite remover uma meta específica do contrato. Essa funcionalidade pode ser útil caso uma meta não seja mais relevante ou precise ser substituída. Ao inativar uma meta, ela não será mais considerada nas métricas e no acompanhamento do contrato
Filtros para as colunas que aparecem na aba: permite que você selecione os campos de informações específicos que deseja visualizar, de acordo com as suas necessidades e preferências
Filtro das metas por últimos check-ins: Esse filtro permite visualizar as metas com base nos últimos check-ins registrados. Você pode escolher exibir apenas as metas que tiveram check-ins recentes. Essa opção facilita a identificação das metas que foram atualizadas recentemente ou requerem atenção imediata
🚨 Essa opção só aparece se a sua empresa utilizar progresso por meta acumulada
Parte 05 - Aba Progresso Acumulado
Na aba de "Progresso Acumulado" da tela de consultas do contrato, você encontrará os seguintes campos, que só estarão visíveis se a empresa tiver ativado o acompanhamento por progresso acumulado:
Gráfico de realizado vs. previsto: gráfico que compara o progresso realizado em cada período de medição das metas com o previsto. O gráfico visualiza a evolução ao longo do tempo, permitindo identificar o desempenho das metas em relação às expectativas estabelecidas.
Desvio de resultados: O desvio de resultados é um campo que mostra a diferença entre o progresso realizado e o previsto para cada período de medição das metas. Essa informação é expressa em porcentagem, destacando se houve um desempenho acima ou abaixo das metas definidas.
💡 Esses campos são úteis para avaliar a efetividade do progresso acumulado das metas ao longo do tempo, proporcionando uma visualização clara do desempenho real em relação ao planejado, permitindo que você identifique padrões, tendências ou discrepâncias que possam exigir ajustes nas estratégias ou ações.
Como inativar um contrato de metas
Passo 01 - Acesso
Acesse Estratégia > Contrato de metas > Lista de Contrato de metas:
Passo 02 - Inative a meta
Na tela do contrato de metas, clique no contrato que deseja inativar. Na aba geral, desative a opção ativo. Confirme sua ação e pronto:
💡 Você também pode inativar um contrato na tela de detalhes, na aba lateral. É o último item da aba geral. Veja mais detalhes aqui.
Pronto!
Agora você já sabe como criar, editar ou inativar um contrato de metas :)
Gostou do tutorial? Clique no emoji abaixo que melhor representa sua opinião: