🙋 A criação de metas está disponível para o seu perfil dependendo dos acesso liberados à você, para saber mais clique aqui.
Criar metas pela Elofy é muito fácil. Neste artigo vamos te explicar como fazer de forma prática e rápida!
👟 Você está no segundo passo da criação de metas, antes de criá-las é necessário saber criar um contrato. Confira aqui:
Como criar metas simples
A criação das metas simples possui diferenças, de acordo com o tipo de acompanhamento de progresso definido por sua empresa: por progresso final ou por progresso acumulado.
Qual a diferença?
Por progresso final: você define o resultado final que quer alcançar e não estabelece metas parciais para os períodos de medição.
Por progresso acumulado: você não define o resultado final que quer alcançar, mas sim as metas parciais e a própria plataforma calcula o valor final da meta.
Passo 01 - Acesso à criação de metas
Acesse estratégia > contrato de metas > lista de contrato de metas.
Depois, na lista, clique no contrato desejado e depois em acessar contrato de meta:
Já na tela do contrato, clique em "adicionar meta" no canto superior esquerdo:
Passo 02 - Meta Simples por Progresso Final
Ao abrir a tela de criação, você preencherá os seguintes campos de criação da sua meta simples:
1. Tipo de meta: Selecione a opção de meta simples.
2. + Importar meta: Aqui você importa uma meta que já existe, quando é necessário que uma meta esteja em mais de um contrato.
3. Nome: Forneça um nome descritivo e identificável para a meta.
💡 O nome deve ser claro e conciso, para que seja facilmente compreendido por todos os envolvidos.
4. Peso da Meta no Contrato: Esse campo indica a importância relativa da meta em relação ao contrato geral.
🚨 A soma das metas não podem ultrapassar 10 ou 100, conforme a regra da empresa.
Quanto maior o peso, maior o seu progresso será levado em conta para calcular o progresso geral do contrato. Caso queira entender mais sobre como o sistema faz este cálculo, acesse:
5. Descrição: Adicione mais informações da meta, que ajudem a entendê-la melhora.
6. Responsável: Indicar a pessoa responsável pela execução e acompanhamento da meta.
7. Corresponsáveis (opcional): Existe alguma outra pessoa que contribuirá com o sucesso da meta?
8. Periodicidade de Medição: Frequência com que a meta será medida e avaliada (mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual).
9. Direção: Escolha como a meta será medida entre:
Menor Melhor: quando uma meta deve ser menor do que o atual, utiliza-se este tipo (ex: reduzir em 20% a taxa de churn da empresa). Aqui o ponto de partida não pode ser MENOR que a meta.
Maior Melhor: utilizada quando se tem a necessidade de alavancar a meta em relação ao atual (ex: aumentar em 55% a taxa NPS da empresa). Aqui o ponto de partida não pode ser MAIOR que a meta.
Plano de Ação: é utilizado para metas que são projetos de conclusão e a medição ocorre por iniciativas concluídas, por isso, nesse tipo os campos seguintes não são apresentados para preenchimento.
10. Tipo de Informação: Refere-se ao tratamento numérico que se dará para a meta (numeral, monetário ou percentual). Isso ajuda a definir a forma como a meta será acompanhada e medida.
11. Unidade de Medida: Se a meta será medida por quantidade, número de clientes % etc
12. Número de Casas Decimais: Nesse campo, você pode definir o número de casas decimais relevantes para a meta, dependendo da precisão necessária na medição. Isso é particularmente útil quando se trata de metas numéricas ou com valores fracionados.
13. Fórmula de cálculo: aqui você define como o sistema irá calcular o progresso da sua meta, de acordo com as medições registradas:
Média simples - o sistema soma as medições e divide por 12
Média proporcional - o sistema soma as medições e divide pelo número total de medições realizadas (ex: meta x com periodicidade quadrimestral, o sistema irá somar as medições e dividir por 3)
Soma - o sistema soma as medições registradas
Última linha preenchida - o progresso é igual a última medição registrada, desconsiderando as anteriores
Para saber mais sobre os cálculos acesse:
14. Ponto de Partida: Esse campo indica o status inicial em relação à meta, ou seja, de onde você está saindo numericamente.
15. Meta: Nesse campo, você define o valor/ número específico que deseja alcançar. Aqui é de fato a meta.
Em seguida, você pode inserir as metas parciais, caso a sua empresa utilize progresso acumulado. A seguir vou te explicar como funciona:
Passo 02 - Meta Simples por Progresso Acumulado
Para o progresso acumulado, a diferença é que você não preenche o campo ''14. meta'', mas define as metas parciais e a própria plataforma calcula o valor da sua meta final.
Você deve ativar a opção "inserir metas parciais" e ir preenchendo cada uma delas:
Em vez de ter apenas uma meta final para o período completo, as metas parciais dividem o objetivo geral em etapas menores e definem alvos específicos para cada período dentro desse ciclo.
💡 As metas parciais são úteis para monitorar e avaliar o progresso ao longo do tempo, permitindo que os colaboradores e as equipes verifiquem regularmente se estão no caminho certo para alcançar a meta final.
Vamos ao exemplo!
Cada meta parcial representa um marco importante dentro do período de medição, ajudando a manter o acompanhamento e a motivação ao longo do processo.
Por exemplo, se o ciclo de medição for trimestral, pode-se estabelecer metas parciais para cada trimestre, descrevendo as realizações esperadas nesse período específico.
Você também pode desconsiderar alguns períodos (meses) que não façam sentido para o cálculo das metas parciais, basta ativar a opção ao lado direito:
Não esqueça de finalizar com o botão inferior direito!
Pronto. Agora você sabe como criar metas simples na Elofy 🙂
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