🙋 Entender sobre os cálculos das metas pode ser importante dependendo das telas da Elofy que estão disponíveis para o seu perfil, para saber mais clique aqui.
Ao criar a sua meta, você sempre define a direção, se será maior melhor, menor melhor ou plano de ação. Cada direção é calculada de uma forma diferente pelo sistema.
Além disso, o cálculo é diferente para o progresso da meta final e meta acumulada. Caso não saiba a diferença veja aqui:
O que é meta do tipo maior melhor?
A meta "maior melhor" é aquela em que quanto maior o valor atingido, melhor o desempenho. Exemplo: a meta é chegar em 13.200 clientes e atualmente estamos com 12.000. Ou seja, quanto maior esse número aumentar, melhor.
O que é meta do tipo menor melhor?
A meta "menor melhor" é aquela em que um valor mais baixo indica melhor desempenho. Exemplo: a meta é diminuir o número de clientes cancelados por ano. Atualmente 50 clientes cancelam seus pedidos, a meta é diminuir esse número para 25. Ou seja, quanto mais esse número aumentar diminuir, melhor.
Pontos de partida
Além da direção da meta, inserimos também o ponto de partida, que indica onde estamos agora em relação à meta. Exemplo: se a meta é 13.200 clientes e atualmente temos 12.000, o ponto de partida é 12.000.
Para metas maior melhor, o ponto de partida é sempre menor que a meta. Para metas menor melhor, o ponto de partida é sempre maior que a meta:
💡O próprio sistema Elofy não permite que o usuário insira pontos de partida que não façam sentido com a direção da meta. Todos sempre obedecem a lógica acima.
Como funciona o cálculo na meta do tipo final?
Para calcular o progresso da meta final maior melhor, utilizamos uma fórmula que compara o valor atual da meta com o ponto de partida e o objetivo final.
Basicamente, o progresso é medido como a porcentagem de distância percorrida entre o ponto inicial e o valor desejado, levando em consideração o avanço atual. Isso oferece uma visualização clara de quanto já foi alcançado em direção à meta definida. Veja a fórmula:
Valor atual da meta ➖ Ponto de Partida ➗ Meta ➖Ponto de Partida ✖️100 🟰 Progresso da meta
Vamos ao exemplo!
A meta é aumentar a margem de lucro em 40% e estamos com os seguintes check-ins:
Veja como o sistema faz o cálculo:
1. Subtrai-se o valor atual da meta pelo ponto de partida:
35 ➖ 20 🟰 15
2. Subtrai-se a meta pelo ponto de partida:
40 ➖ 20 🟰 20
3. Divide-se o resultado do primeiro passo pelo resultado do segundo passo:
15 ➗ 20 🟰 0,75
4. Multiplica-se o resultado por 100 para obter a porcentagem do progresso:
0,75 ✖️ 100 🟰 75%
🟰 Ou seja, o progresso da meta é de 75%.
Como funciona o cálculo na meta acumulada?
Ao contrário do progresso por meta final, na meta acumulada, o sistema calcula o progresso acumulado para todos os períodos, e considera o progresso acumulado do mês mais recente com check in como sendo o progresso do contrato:
Check-in acumulado ➖ Ponto de Partida ➗ Meta parcial acumulada ➖Ponto de Partida ✖️100 🟰 Progresso da meta
Vamos ao exemplo!
No caso abaixo, na aba “progresso acumulado”, vemos que todos meses de janeiro - junho tem um valor de progresso acumulado a ele associado. Isso indica que o último check in foi no mês de junho:
Por conta disso, o progresso da meta acumulada, é simplesmente o progresso do mês de junho:
🚨 Se a sua empresa usa faixas de atingimento, o progresso pode zerar, caso seja menor que o progresso mínimo estabelecido. Ele também pode ficar travado no valor máximo atribuído.
Pronto. Agora você já sabe como é calculado o progresso da meta 🙂
O que achou do tutorial? Clique no emoji que melhor representa sua opinião 👇