🙋 Entender os cálculos das metas pode ser importante dependendo das telas da Elofy que estão disponíveis para o seu perfil, para saber mais clique aqui.
Na Elofy, existem dois tipos de configuração de meta: final e acumulada. Para saber qual a sua empresa utiliza, acesse: Progresso Final x Progresso Acumulado: qual a diferença entre eles?
Cálculo atual da meta para meta final
Quando trabalhamos com meta final e cálculo por soma, o valor atual da meta é a soma de todos os check ins.
Por exemplo, digamos que você queira aumentar em 10% a sua base de clientes, que hoje está em 12.000. Ou seja, você quer ir de 12.000 para 13.200 clientes. Em um ano, isso equivale a aumentar em 1.200 a base de clientes em 12 meses. Ou, alternativamente, 100 novos clientes, todo mês.
Com isso temos a seguinte configuração:
Os check-ins para esta meta estão:
O cálculo realizado pelo sistema para definir o valor atual da meta do tipo final de soma é muito simples, são somados os valores de todos os check-ins (em caso de redução de valor, é feito uma subtração em vez da soma), subtraídos pelo ponto de partida, divididos pela meta a ser atingida menos o ponto de partida:
Check-in 1 ➕ Check in 2... ➖ Ponto de Partida ➗ Meta ➖ Ponto de Partida ✖️ 100 🟰 Valor Atual da meta
1. Com os valores do exemplo é somado os check-ins:
70 ➕ (➖10) ➕150 ➕ 20 🟰 230
2. Depois, a meta é subtraída pelo ponto de partida:
1.200 ➖0 🟰 1.200
3. Depois, o valor de cima é dividido pelo valor de baixo:
230 ➗ 1.200 🟰 0,19
4. O resultado é multiplicado por 100
0,19 ✖️ 100 🟰 19%
Chega-se então ao progresso atual de 19%:
Cálculo atual da meta para meta acumulada
Quando trabalhamos com meta acumulada e cálculo por soma, o check-in acumulado para um dado período é a soma de todos os check-ins até aquele período e a meta parcial acumulada é a soma de todas as metas parciais até aquele período:
Check-in acumulado ➖ Ponto de Partida ➗ Meta Parcial acumulada ➖ Ponto de Partida ✖️ 100 🟰 Valor Atual da meta
Vamos ao exemplo!
A meta é aumentar em 10% a base de clientes, que hoje está em 1.2000, ou seja, é necessário chegar em 1.3200 clientes. Se temos um período anual, devemos aumentar pelo menos 100 clientes todos os meses.
Com isso temos a seguinte configuração na plataforma:
Como estamos falando de cálculo por meta acumulada, é necessário inserir metas parciais. Elas irão definir a meta final. E como estamos trabalhando com soma, sua meta será a soma de todas as metas parciais (para nosso exemplo, no final, deve somar 1.200).
Para o exemplo, vamos colocar metas contínuas, todos os meses a meta parcial será de 100 clientes:
1. Primeiro é feito a soma dos os check-ins acumulados que temos preenchidos até então (janeiro a junho) e subtraímos pelo ponto de partida:
80 ➕ 70 ➕ 0 ➕ 50 ➕ 92 ➕ 105 ➖ 0 🟰 397
2. Depois é feita a soma de todas as metas parciais até o último check-in preenchido, menos o ponto de partida (janeiro a junho):
100 ➕ 100 ➕ 100 ➕ 100 ➕ 100 ➕ 100 ➖ 0 🟰 600
2. Por fim, o sistema divide os resultados e multiplica por 100 para chegarmos à porcentagem
397/600 🟰 0,66 ✖️ 100 🟰 66%
Com isso, estamos com o valor atual de 66% da meta para meta do tipo acumulada!
Pronto! Agora você já sabe como o sistema faz para calcular o valor da meta atual por soma para meta acumulada e meta final 😁
O que achou do artigo? Clique no emoji que melhor representa sua opinião 👇