Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesContrato de MetasCálculo de progresso de metas, valores e faixas de atingimento
Progresso Acumulado x Progresso Final: qual a diferença entre eles?
Progresso Acumulado x Progresso Final: qual a diferença entre eles?

Qual tipo de progresso minha empresa utiliza, final ou acumulado? Veja como descobrir isso e quais suas diferenças:

Atualizado há mais de um ano

🙋 Entender sobre os cálculos das metas pode ser importante dependendo das telas da Elofy que estão disponíveis para o seu perfil, para saber mais clique aqui.

Na plataforma Elofy, temos dois conceitos de cálculos de progresso diferentes: por meta final e por meta acumulada e a própria empresa que escolhe qual utilizar. Entender claramente a diferença entre os dois é bem importante.

Continue a leitura e entenda de uma vez por todas a diferença entre eles:

Acesso à seleção de progresso final ou acumulado

Você pode ver a forma de cálculo usada pela sua empresa dentro da configuração de estratégia: configurações > funcionalidades > estratégia:

Na tela de configuração de estratégia, na parte de "contrato de metas":

O que é progresso final?

O progresso final se refere apenas ao resultado final da meta, se foi atingida ou não e se não, o quão próxima você ficou do resultado esperado.

Como funciona o progresso final na Elofy

Por exemplo, sua meta é “Aumentar em 10% a base de clientes em 2024” e no nomento você iniciou o ano com 12.000 clientes.

Em uma empresa por meta final, você irá inserir sua meta para o período (nesse caso, atingir 13.200 clientes).

Seu ponto de partida é de 12.000 e sua meta final é de 13.200.

Digamos que no último dia do ano, você fechou o mês chegando em 12.600 clientes. Nesse caso, seu progresso é de 50%, visto que você “percorreu” 50% do caminho entre seu ponto de partida e a meta:

Ou seja, o seu valor atingido (12.600) e é levado em consideração para o resultado de 50%, apenas a meta ao final do período (13.200).

O que é progresso acumulado?

Já o progresso acumulado é a soma de todos os avanços feitos em cada mês, refletindo o quanto já foi realizado em relação ao objetivo final. Ou seja, o avanço contínuo em direção a uma meta ao longo do tempo.

Como funciona o progresso acumulado na Elofy

Ao criar a meta, você não irá preencher o campo “meta”, mas sim preencher os valores para as metas parciais:

As metas parciais representam o valor que você busca atingir em cada mês, e são usadas para calcular progresso parcial e progresso acumulado. Nesse caso, sabemos que buscamos atingir 13.200 clientes ativos até o final do ano.

Mas quantos clientes queremos ter até fevereiro? Abril? Setembro? No nosso exemplo, a meta é obter 100 novos clientes todo mês, até chegarmos em 13.200 em dezembro.

💡 Neste caso, o próprio sistema preenche o campo "meta", após a finalização do preenchimento de todas as metas parciais.

Como funciona a visão do progresso acumulado de meta

Retornando ao exemplo anterior: Se atingimos 12.600 clientes, qual o nosso progresso? Isso depende de qual mês estamos falando.

Por exemplo: Até fevereiro, minha meta é ter atingido 12.200 novos clientes (ou seja, aumentar em 200). Se em fevereiro eu tiver chegado em 12.600, terei triplicado a minha meta, crescendo 600 clientes, ao invés de 200. Ou seja, em fevereiro terei a visão de 300% no progresso de meta acumulada:

Agora, caso em junho eu tenha atingido 12.600 clientes, exatamente a minha meta para aquele mês, minha visão acumulada será de 100%:

Agora, caso eu atinja 12.600 apenas em dezembro, minha visão será de exatamente metade da minha meta:

💡De forma resumida, o progresso final diz onde você está em relação a onde quer chegar, enquanto o progresso acumulado diz onde você está em relação a onde deveria estar.


Pronto! Agora você já sabe a diferença entre progresso acumulado e progresso final 😊

O que achou do artigo? Clique no emoji que melhor representa sua opinião 👇

Respondeu à sua pergunta?