O que é Avaliação de Desempenho?
Atualizado há mais de uma semana

A Avaliação de Desempenho é uma prática super conhecida e utilizada no meio empresarial, mas ainda há quem não entenda sua importância e seus benefícios, ou então, quem não entenda como executá-la da forma certa. Independente da sua situação, hoje nós tiraremos todas as suas dúvidas com o nosso guia definitivo.

Uma boa empresa só existe com bons colaboradores, e bons funcionários só existem com uma boa gestão. Para as empresas que se preocupam em ter uma gestão de pessoas qualificada, a Avaliação de Desempenho é um passo fundamental. A verdade é que os colaboradores prezam em serem avaliados, além de que, feedbacks, retornos no geral, são essenciais para a performance.

A produtividade do dia a dia depende de diversos fatores, como o engajamento das equipes, os planos de recompensas bem estruturados, o reconhecimento de boas performances e resultados, etc. E esses fatores estão diretamente ligados à prática da Avaliação de Desempenho. Porém, por motivos compreensíveis, muitas pessoas ainda não sabem como realizar essa avaliação.

O que é Avaliação de Desempenho?

A Avaliação de Desempenho é um instrumento utilizado por grande parte das empresas, que tem como finalidade mensurar a performance dos colaboradores, comparar os resultados dos funcionários e tomar decisões com base nisso. Ela serve como um controle da empresa, onde os líderes e gestores conseguem ter uma visão ampla sobre como estão indo às coisas com as equipes, de uma forma rápida e ágil, sem precisar analisar caso a caso.

Desde a sua criação, no final dos anos 90, houveram muitas mudanças na ferramenta. Isso porque as pessoas também mudaram. As novas gerações exigem mais rapidez, mais reconhecimento e mais desafios, portanto, a avaliação precisou ir se adaptando aos poucos.

E ela continua sendo mutável. Como se trata de um sistema dentro da gestão de pessoas, é normal que não seja algo definitivo e irreversível. Enquanto as pessoas mudarem e tiverem novas necessidades, a avaliação também poderá mudar.

A única coisa que não muda é o grande propósito por trás: analisar os perfis presentes no ambiente de trabalho, os progressos e, a partir disso, tomar decisões importantes que estão interligadas a essas características observadas.

Além disso, é claro, o que também não muda é o objetivo principal de melhorar o desempenho geral da empresa por meio da melhora do desempenho individual de cada profissional. Uma via de mão dupla onde ambos ganham.

Mas o que é o tal “desempenho”?

Bom, para além dos significados do dicionário, é importante trazer para cá o conceito de desempenho utilizado nas avaliações de desempenho. Afinal, o que exatamente está sendo avaliado?

Na grande maioria dos casos, a avaliação de desempenho é feita com base em duas perguntas principais: o que? E como?

O que? = Resultados do colaborador

Como? = Comportamento do colaborador

O especialista em Gestão Empresarial, Vicente Falconi descreve a avaliação de desempenho da seguinte forma: Bater a meta, com o time, do jeito certo. Ou seja, o importante é analisar os resultados, o trabalho em equipe e o fit cultural.

Há quem discorde, porém, uma coisa é fato: resultado e comportamento são os dois pilares principais na hora de se pensar em desempenho.


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