Fazer as perguntas certas na hora de avaliar a performance dos colaboradores é fundamental. Não por acaso, a criação do questionário de avaliação de desempenho é uma tarefa que demanda bastante atenção do RH.
Para te inspirar, separamos algumas ideias de perguntas que podem ser utilizadas nos questionários da avaliação de desempenho da sua empresa.
Aproveite 😄
Avaliação por resultados
Qual foi a performance do colaborador, em relação aos OKRs do time ou compartilhados?
Faça uma análise qualitativa sobre a performance de OKRs do colaborador no último trimestre;
Todos os objetivos/entregas acordadas no semestre foram entregues?
Os resultados atingidos com as entregas/objetivos foram satisfatórios?
Os objetivos/entregas ocorreram, conforme especificações e planejamento pré-estabelecidos (qualidade, custo, prazo, etc)?
Como você considera o desempenho do colaborador em relação ao seu cargo?
Em qual área você vê essa pessoa se sobressaindo?
Em qual área você vê essa pessoa evoluindo?
Até que ponto essa pessoa atingiu as metas de desempenho?
Avaliação por potencial
O colaborador estará em condições de ser promovido nos próximos 6 meses?
Através das análises comportamentais e técnicas, em quanto tempo acredita que o colaborador poderá ter uma movimentação de carreira?
O colaborador está constantemente buscando novos e diferentes conhecimentos?
É uma pessoa que busca cursos, benchmarking, leituras e aplica os aprendizados;
O colaborador consegue promover mudanças no próprio comportamento?
É uma pessoa que recebe feedback, consegue refletir sobre o que foi proposto e adaptar os próprios comportamentos;
O colaborador tem estabilidade emocional e consegue lidar bem com o excesso de demandas?
É uma pessoa que consegue manter o auto-controle quando está sob uma situação estressante;
Através das análises comportamentais e técnicas, em quanto tempo acredita que o colaborador poderá ter uma movimentação de carreira?
Avaliação por valores
Valores para serem avaliados, em uma régua de, por exemplo, 03 scores:
Não atende | Neutro | Atende muito bem |
Pró-atividade
Trabalho em equipe
Entregas com qualidade
Simplicidade
Originalidade
Colaboração
Liderança
Positividade
Mente aberta
Avaliação por feedbacks
Quais os pontos fortes notados no colaborador?
Quais são as oportunidades de melhoria do colaborador?
O que ele pode começar a fazer?
O que ele pode parar de fazer?
O que ele pode continuar a fazer?
Avaliação por competências
Competências para serem avaliadas, em uma régua de, por exemplo, 05 scores:
Precisa melhorar rápido | Está no caminho, mas ainda não atende plenamente | Está indo muito bem | Está indo super bem, acima da média das pessoas | Se destaca entre os pares, é referência |
Hardskills
Assertividade;
Assertividade na execução das atividades;
Conhecimento técnico;
Conhecimento técnico e domínio dos processos específicos da função;
Ferramentas;
Conhecimento técnico e domínio dos processos específicos da função.
Softkills
Inovação;
Capacidade de incorporar novas ideias e práticas ao negócio;
Comprometimento;
Capacidade de concentração total, o ambiente a sua volta desaparece, quando existe um objetivo, Controle e gestão de Banco de Horas;
Disciplina;
Possuir uma rotina organizada que faz sentido com as tarefas da área e uma visão analítica para evitar falhas sendo pontual e com equilíbrio entre vida e trabalho.
Competências específicas de gestores
Liderar negócios;
Compreende a estratégia e realiza seu desdobramento em sua área de atuação, constituindo uma visão sistêmica, promovendo o alinhamento das suas ações com os objetivos do negócio;
Liderar pessoas;
Lidera e influencia pelo exemplo, engajando as pessoas com o propósito e estratégia do negócio.
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