Além das variações de amplitudes, também existe a variação de tipo. Aqui continua tendo como base o objetivo principal de analisar resultados e comportamentos, porém é possível colocar um foco a mais. Aqui existem 4 subdivisões principais:
• Avaliação de valores
Avaliação focada no fit cultural da empresa. Essa pessoa está de acordo com os valores estabelecidos da marca? A forma de convivência dela bate com a forma de convivência esperada?
• Avaliação de competências
Avaliação focada nas habilidades técnicas e comportamentais do profissional (hard skills e soft skills). Analisa-se características como proatividade, boa comunicação, bom trabalho em equipe e etc. Assim como analisa-se características como conhecimento em software, domínio de plataformas específicas, etc.
• Avaliação de resultados
É a avaliação padrão, dando ainda mais foco para os resultados obtidos durante o período determinado. Analisa-se quantas metas foram atingidas, em quanto tempo, como foi a variação de performance, etc.
• Avaliação de potencial
É uma avaliação focada no futuro e no crescimento do profissional. Aqui analisamos o perfil do colaborador, já pensando em que cargos ele poderia se encaixar, com as habilidades que ele possui. Aos poucos isso se encaminha para um PDI e para um plano de sucessão, que falaremos mais para frente.
Descubra dicas exclusivas e insights poderosos para impulsionar o RH da sua empresa! Acesse agora mesmo o nosso blog e fique por dentro das últimas tendências.