Todas as coleções
Pesquisas
Pesquisa Padrão e Enquetes
Como visualizar e exportar os resultados da pesquisa padrão e da enquete
Como visualizar e exportar os resultados da pesquisa padrão e da enquete

Neste artigo, você aprenderá a acessar os resultados de uma pesquisa padrão e de uma enquete dentro do Elofy. Chega mais!

Atualizado há mais de uma semana

Este artigo é voltado para os usuários dos tipos administradores. Para saber mais sobre perfis de acesso, clique aqui.

Acessando os relatórios da Pesquisa Padrão e Enquete

Passo 01

Clique em Pesquisas > Pesquisas.

Passo 02

Filtre pelo tipo de pesquisa desejado para facilitar a sua busca: para padrão selecione "pesquisa padrão" e para enquete selecione "enquete". Você também pode utilizar o campo de busca e digitar diretamente o nome da pesquisa que deseja acessar.

Passo 03

Na pesquisa desejada, seja enquete ou padrão, clique em no ícone 📋 "relatório".

Passo 04

Uma página contendo o relatório da pesquisa irá se abrir.

Você pode filtrar o relatório de diversas maneiras:

a) Gestor: selecione apenas líderes ou diretamente apenas os gestores desejados;

b) Categoria: escolha o tipo de pesquisa

c) Pergunta: escolha uma ou mais perguntas para visualizar os resultados

d) Times: filtre pelas equipes que compõem sua empresa. Exemplo: comercial, marketing, tecnologia, financeiro etc;

e) Nível do profissional: separação entre os diferentes níveis que compõem a empresa (nível 01, 02, 03, 04 e 05);

f) Tags: filtre por tags específicas que você cadastrou previamente.

Passo 05

Para melhor interpretação, confira abaixo os dados que estarão presentes no relatório:

➡️ Aba de Questões Quantitativas

Nesta aba, você encontrará os analytics para questões de escala de opinião, NPS, escala de opinião / rating e escolha única.

a) Escala de Opinião e Rating: A escala de opinião é o tipo de questão que possui escalas de pontos e o rating é o tipo de questão que pode ter réguas com emojis, corações ou estrelas.

Para ambos os tipos, as perguntas são apresentadas por agrupamento de categoria, ou seja, se dentro do questionário existir a categoria "relacionamento", as perguntas deste tipo serão apresentadas em conjuntos.

Além disso, elas contém os seguintes dados: o texto da questão, a quantidade total de respostas registradas, a escala usada e a média final, de acordo com a régua utilizada.

Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:

  • O ponto da régua;

  • Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;

  • A média do ponto, em relação aos demais da régua.

Distribuição de cores:

Escala 0-5

Escala 0-10

Escala 1-4

Escala 1-5

Escala 1-7

0,1,2,3: vermelho

4: amarelo

5: verde

0,1,2,3,4,5,6: vermelho

7,8: amarelo

9,10: verde

1,2: vermelho

3: amarelo

4: verde

1,2,3: vermelho

4: amarelo

5: verde

1,2,3: vermelho

4,5: amarelo

6,7: verde

b) Questões NPS: São perguntas voltadas para medir a satisfação dos colaboradores dentro da empresa, com o objetivo de identificar os promotores, neutros e detratores da cultura da organização:

🟢 Promotores: O grupo mais satisfeito com a empresa e que atua como fortalecedores da cultura interna.

🟡 Neutros: O grupo dos que não auxiliam na promoção da cultura, mas também não a prejudicam.

🔴Detratores: O grupo mais insatisfeito e que pode afetar a reputação da empresa, como marca empregadora.

Lembrando que para NPS a lógica da distribuição de detratores, neutros e promotores, varia de acordo com o tamanho da régua utilizada:

NPS 0-5

NPS 1-5

NPS 0-10

NPS 1-10

0,1,2,3 [Detratores]

4 [Neutros]

5 [Promotores]

1,2,3 [Detratores]

4 [Neutros]

5 [Promotores]

0,1,2,3,4,5,6 [Detratores]

7,8 [Neutros]

9,10 [Promotores]

1,2,3,4,5,6 [Detratores]

7,8 [Neutros]

9,10 [Promotores]

Sabendo disto, é importante observar que assim como no caso anterior, as questões são apresentadas agrupadas por categoria e contém informações como: texto da questão, quantidade de respostas, escala utilizada e a média geral do NPS para cada pergunta.

Ademais, ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto da régua, sendo eles:

  • Quantidade total de respostas daquele ponto específico da régua;

  • A porcentagem de respondentes do ponto da régua;

  • E a porcentagem de distribuição de respostas dos demais pontos da régua.

c) Escolha única: São perguntas, em que os colaboradores podem escolher uma opção dentre as alternativas apresentadas.

Para o gráfico deste tipo de pergunta, você também visualiza as questões agrupadas por categoria, contendo informações como: texto da questão, quantidade total de respostas e escala utilizada (no caso, quantas alternativas a pergunta possui - ex: alternativas A e B = escala 2).

Ao passar o mouse sobre a régua, conforme imagem abaixo, você terá acesso a outros dados bem importantes dentro de cada ponto alternativa da pergunta, sendo eles:

  • O título da opção analisada da pergunta;

  • Quantidade total de respostas daquela alternativa específica;

  • E o resultado da divisão entre total respondentes da alternativa e o total de respondentes de todas as alternativas, isto é, a porcentagem de distribuição.

➡️ Aba de Questões de Escolha Única

Nesta aba, você encontra as perguntas quantitativas (da primeira aba - escala de opinião e escolha única), mas em gráficos no formato pizza, conforme imagem abaixo:

➡️ Aba de Questões Qualitativas

Logo após, vem a aba com as perguntas qualitativas, ou seja, as perguntas com respostas abertas dos colaboradores.

Elas são apresentadas trazendo a categoria e o texto da pergunta, bem como a resposta de cada usuário. Caso a pesquisa tenha sido anônima, não serão apresentados os nomes dos respondentes.

➡️ Aba de Heatmap (mapa de calor)

Na penúltima aba, você encontrará o mapa de calor das perguntas. Ele serve para que você consiga de forma ainda mais visual, entender como está a distribuição de respostas dos colaboradores da empresa.

No mapa de calor, você pode escolher a forma de visualização dos dados da pesquisa, combinando informações: pergunta por escala, por gestor/time/tag e por tipo de valor exibido (moda,média), nesse último caso, para questões de escala de opinião e rating.

Exemplo: analisar dados das perguntas respondidas pelos Gestores, do tipo escala de opinião de 05 pontos, mostrando a média dos resultados.

É importante observar os seguintes pontos:

  • Você só pode gerar média no heatmap de questões com a mesma escala de régua, com exceção das questões de NPS que não utilizam média para cálculo e, portanto, só podem ser agrupadas entre si;

  • É possível gerar média de questões de rating com escala de opinião, desde que elas possuam a mesma escala de régua;

  • Não é possível gerar média de questões NPS + rating e/ou escala de opinião, tendo em vista que questões NPS possuem cálculo próprio;

  • Não é possível gera média de questões de NPS com diferentes escalas, mesmo que possuam a mesma metodologia de cálculo.

A) Exemplo de Heatmap com NPS (o campo "tipo de valor exibido" vem desativado, justamente porque NPS não trabalha com média ou moda):

B) Exemplo de Heatmap com questões de escala de opinião e rating, ambos com escala 1-5 e 0-10, podendo selecionar uma ou mais questões para ver em específico; cruzar os dados com os time e o tipo de valor exibido, como média, moda ou NPS.

Em ambos os casos, você pode visualizar o mapa, por tipos de usuários (por gestor ou time) ou por categoria (por gestor ou time);

Passo 06 - Acessando a tela de Adesão

Para verificar os índices e dados de adesão das pesquisas padrão e enquete é necessário acessar pesquisas > pesquisas e clicar no ícone 📊 adesão que fica em "ações"

Após clicar no ícone, a tela de adesão será aberta:

Na tela, você encontra diversas funções:

  • Filtros de busca

  • Informações iniciais com taxa de resposta, dias para encerramento da pesquisa e status da pesquisa

  • Gráficos

  • Tabela com dados da pesquisa contendo coluna adicionais

  • Opção de notificar participantes

A seguir, entenda cada um dos pontos com mais detalhes:

a) Filtros

Os filtros que estão disponíveis na tela de adesão te ajudam a encontrar as informações mais facilmente, personalizando a tabela, os dados iniciais e os gráficos de cordo com as informações filtradas. São eles:

  1. Usuários (busque por respondentes específicos)

  2. Gestores dos respondentes (líderes que estavam cadastrados no momento em que a pesquisa foi criada)

  3. Gestores atuais (gestão atual do time, independente se criou a pesquisa ou não)

  4. Times (seleção de um ou mais times específicos)

  5. Situação (pesquisas pendentes, concluídas ou ambas)

  6. Data da resposta (busque por períodos ou dias específicos, selecionando no calendário)

b) Highligts

Em highlights é possível acompanhar a taxa de respostas com a porcentagem do quanto já foi respondido e também os números absolutos em respostas pendentes ou concluídas. Ao lado temos os dias para encerrar a pesquisa (caso a pesquisa já tiver sido encerrada aparecerá o número 0).

Por fim, em status da pesquisa é possível visualizar se ela já foi finalizada ou está em andamento.

c) Gráficos

Para acessar essa área na tela de adesão, basta clicar em "ver gráficos.

Foram disponibilizados três gráficos:

  1. Por Dia: neste, você visualiza qual dia possui o maior pico de respostas. Com isso, é possível retirar de insights quais são os períodos da semana mais estratégico para disparar pesquisas.

  2. Por Time: visualize o quanto foi respondido de acordo com o time. Assim, percebe-se qual time está mais engajado de responder aquela pesquisa em questão.

  3. Por gestor: esta visualização de gráfico apresenta a adesão dos liderados de cada gestor.

Para fechar a visão dos gráficos, basta clicar na área de highlights em "minimizar gráficos".

d) Notificar pendentes

Para notificar todos participantes da pesquisa é muito simples, basta clicar no botão "notificar pendentes" localizado acima da tabela ao lado de "colunas adicionais".

Após clicar, surgirá uma pop up. Basta confirmar no botão azul.

Para notificar um usuário específico, em casos de pesquisas que não são anônimas, basta clicar em "notificar" na coluna de ações, na linha do usuário que deseja enviar a notificação. Após clicar, surgirá uma pop up, para continuar com a ação, clique em confirmar:

e) Tabela maleável

A tabela possui diversas informações sobre a pesquisa analisada em questão.

É possível adicionar ou retirar as colunas adicionais, que são: usuários, time, gestor respondente, gestor atual, situação da pesquisa, ações e data de resposta.

Além de escolher qual coluna você deseja que apareça na tabela, é possível mudar a ordem das colunas e aumentar ou diminuir o seu tamanho, basta clicar, segurar, arrastar e soltar no local/tamanho desejado:

f) Exportar os resultados de adesão

Para exportar em excel as informações contidas na tela de adesão, é bem simples. Basta clicar no botão localizado no canto superior direito da tela e confirmar. Assim, os resultados irão para o e-mail cadastrado.

Passo 07 - Exportando o relatório

Na mesma página de relatórios da pesquisa, você encontrará no canto superior direito, a opção "exportar excel". Ela está disponível em todas as abas do relatório:

Ao clicar na opção Exportar Excel, escolha, em sequência, o tipo de visualização que você deseja ter no excel: por linha ou coluna. Confira a diferença entre essas opções:

  • Por linha: Utilizando essa opção, será possível ter acesso ao nome de cada respondente, presente várias vezes na planilha;

    • Exemplo: Se a colaboradora Maria respondeu as 5 perguntas da pesquisa, as respostas serão apresentadas em linhas separadas, com o nome dela em cada linha.

  • Por coluna: Nessa opção, todas as perguntas presentes na pesquisa serão distribuídas nas colunas do excel. Com isso, facilitando a análise dos dados.

    • Exemplo: No mesmo caso da colaboradora Maria, as respostas das perguntas que ela respondeu vão vir em colunas, ao lado do seu nome.


Pronto!

Agora você já sabe como visualizar o relatório e os resultados de adesão da sua pesquisa padrão e da enquete dentro do Elofy! 😉

Se alguma dúvida não tiver sido esclarecida, entre em contato conosco. Faremos questão de ajudar você da melhor maneira possível.

Respondeu à sua pergunta?