Todas as coleções
OKRs
Configurando os OKRs
Como criar, editar e inativar resultados-chaves
Como criar, editar e inativar resultados-chaves

Nesse artigo, vamos te ensinar a criar, editar e inativar resultados-chaves de objetivos. Chega mais.

Atualizado há mais de uma semana

O modelo de gestão por OKRs tem como objetivo estabelecer direções claras para impulsionar o crescimento de um negócio, proporcionando uma estrutura para alcançar os números que indicam esse crescimento.

Os resultados-chave (KRs) desempenham um papel crucial nesse modelo, pois servem como parâmetros para medir o progresso em direção aos objetivos. São metas menores e específicas que contribuem diretamente para a conquista do objetivo principal. Ao atingir os resultados-chave, é possível avaliar o quão próximo se está de alcançar o objetivo geral.

Se você já possui um objetivo e deseja aprender a criar KRs, siga os passos fornecidos aqui. Caso ainda não tenha criado seu objetivo, recomendamos que leia aqui primeiro as instruções sobre como criar o objetivo e, em seguida, retorne para entender como estabelecer os resultados-chaves.

Clique em uma das opções abaixo para acessar diretamente o conteúdo de seu interesse.

1 Como criar resultados-chaves

Boa leitura!

➡️Como criar resultados-chaves

Passo 01

Acesse + > Objetivo.

Passo 02

Na tela de criação, depois de ter criado o objetivo, o próximo passo é criar os resultados-chaves que irão compor suas responsabilidades.

  1. Nome: Aqui, você deve fornecer um nome descritivo e identificável para o KR. O nome deve ser claro e conciso, para que seja facilmente compreendido por todos os envolvidos.

  2. Peso do KR no objetivo: Esse campo indica o peso ou a importância relativa do KR em relação ao OKR.

    • É importante lembrar que a soma dos KRs não podem ultrapassar 10 ou 100, conforme a regra da empresa. Caso os resultados-chaves possuam pesos diferentes, isso servirá para uma compreensão do que é mais importante dentro do OKR (ex: KR 01 - 75 e KR 02 - 25).

  3. Descrição: Nesse campo, você pode adicionar uma descrição mais detalhada do resultado-chave. Isso pode incluir informações adicionais sobre o objetivo do KR e qualquer outra informação relevante que ajude a entender melhor o KR em questão.

  4. Responsável: Aqui, é necessário indicar a pessoa responsável pela execução e acompanhamento do resultado-chave. Isso ajuda a atribuir claramente as responsabilidades e garantir que haja um ponto de contato designado para o KR.

  5. Corresponsáveis (opcional): Existe alguma outra pessoa que contribuirá com o sucesso da meta?

  6. Periodicidade de Medição: Aqui, você seleciona a frequência com que o resultado-chave será medido e avaliado. Pode ser mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual, dependendo do ciclo de avaliação definido pela organização.

  7. Direção: Esse campo permite selecionar a direção do resultado-chave, isso é importante para KRs que envolvem indicadores ou métricas onde se deseja maximizar ou minimizar o valor obtido.

    • Menor Melhor: quando um KR deve ser menor do que o atual, utiliza-se este tipo (ex: reduzir em 20% a taxa de churn da empresa).

      • O ponto de partida não pode ser MENOR que o resultado final - exemplo correto: partida 50 e meta 30.

    • Maior Melhor: utilizada quando se tem a necessidade de alavancar o KR em relação ao atual (ex: aumentar em 55% a taxa NPS da empresa).

      • O ponto de partida não pode ser MAIOR que o resultado final - exemplo correto: partida 5 e meta 10.

    • Plano de Ação: é utilizado para resultados-chaves que são projetos de conclusão e a medição ocorre por iniciativas concluídas, por isso, nesse tipo os campos seguintes não são apresentados para preenchimento.

    • Manutenção: Um resultado-chave de manutenção refere-se a um objetivo estabelecido para manter um determinado estado, nível ou condição. Ao contrário de KRs de melhoria ou crescimento, em que o objetivo é avançar para um novo patamar, os KRs de manutenção têm o objetivo de preservar o status quo e garantir que algo permaneça em um determinado nível de desempenho ou funcionamento.

  8. Tipo de Informação: Esse campo permite especificar o tipo de informação relacionada ao KR, numeral, monetário ou percentual. Isso ajuda a definir a forma como o resultado-chave será acompanhado e medido.

  9. Unidade de Medida: Aqui, você especifica a unidade de medida associada ao KR e ao tipo de informação definido.

  10. Número de Casas Decimais: Nesse campo, você pode definir o número de casas decimais relevantes para ao KR, dependendo da precisão necessária na medição. Isso é particularmente útil quando se trata de KRs numéricos ou com valores fracionados.

  11. Fórmula de cálculo: aqui você define como o sistema irá calcular o progresso do seu resultado-chave, de acordo com as medições registradas:

    • Média simples - o sistema soma as medições e divide por 12

    • Média proporcional - o sistema soma as medições e divide pelo número total de medições realizadas (ex: meta x com periodicidade quadrimestral, o sistema irá somar as medições e dividir por 3)

    • Soma - o sistema soma as medições registradas

    • Última linha preenchida - o progresso é igual a última medição registrada, desconsiderando as anteriores

  12. Ponto de Partida: Esse campo indica o ponto de partida ou o status inicial em relação ao KR, ou seja, de onde você está saindo numericamente.

  13. Meta: Nesse campo, você define o valor ou o objetivo específico que deseja alcançar com o resultado-chave.

Em seguida, você pode inserir as metas parciais que são os valores que você precisa alcançar dentro de cada período de medição, para KRs elas são meramente visuais.

E, por fim, criar as faixas de atingimento.

Se a sua empresa utiliza faixas de atingimento por meta, isso significa que o progresso percentual da sua meta será traduzido em uma escala de notas, como por exemplo, de 1 a 5 ou de 1 a 3.

Quando a meta não alcança o percentual mínimo do ponto 1, o resultado é zerado. Da mesma forma, se a meta ultrapassa o percentual máximo do ponto 5, o resultado é fixado em 5.

Abaixo, você pode simular o valor exato para cada percentual definido. Caso tenha dúvidas, defina 100% para o ponto 3 e estabeleça os critérios das extremidades de acordo com as necessidades da sua empresa.

Ao lado da definição do percentual, é possível visualizar exatamente o valor correspondente a cada faixa da escala. Por exemplo, considerando um ponto de partida de 10 e uma meta de 100, ao atingir a nota 01 (80%), o valor alcançado seria 82.

Você tem a opção de editar o campo percentual para obter o valor exato correspondente ou editar o campo de valor exato para obter as porcentagens correspondentes, conforme necessário.

Essa funcionalidade permite uma adaptação flexível de acordo com as regras e critérios definidos pela empresa, fornecendo uma forma precisa de avaliar o progresso das metas de acordo com as faixas de atingimento estabelecidas.

Agora é só finalizar a sua criação:


➡️Como editar e inativar resultados-chaves

Passo 01

Acesse Estratégia > OKRs > Lista de OKRs.

Passo 02

Na lista do OKRs, clique na opção expandir para visualizar os KRs vinculados e clique naquele que deseja editar ou inativar:

Passo 03

Ao clicar em um resultado-chave, uma sidebar lateral será aberta, exibindo os principais dados relacionados a esse KR. Você terá a opção de editar esses dados diretamente ou mesmo inativar o resultado-chave do seu OKR, se necessário. Isso proporciona uma experiência mais fácil e conveniente para o sue gerenciamento.

Parte 01 - Contem a régua de progresso do KR, os valores numéricos de alcance e a visão do realizado versus previsto em cada período.

Parte 02 - A primeira aba contém os dados gerais de criação do KR. Eles podem ser editados se você for responsável ou corresponsável ou se possuir perfil de gestor do responsável ou administrador.

  • descrição do KR

  • responsável e/ou corresponsável

  • casas decimais

  • unidade de medida

  • direção do KR

  • tags de filtros

  • nível de confiança de atingimento: baixo, médio ou alto

  • possibilidade de vincular o KR a um direcionador da empresa

  • fórmula de cálculo

  • possibilidade de ativar ou inativar o resultado-chave

Parte 03 - Na segunda aba, você registra as medições do seu resultado-chave.

Para registrar um check-in, você precisa adicionar:

  1. Mês ou data: Selecione a data (acompanhamento semanal) ou o mês (acompanhamento mensal) ao qual o check-in se refere. Essa informação indica o período de medição em que você está reportando o progresso do KR.

  2. Check-in: Insira o valor atual do seu KR nesse campo. Ele representa o progresso realizado até o momento específico em que você está realizando o check-in. Por exemplo, se o seu KR é vender 100 unidades e você já vendeu 50, você pode registrar o valor "50" neste campo.

  3. Nível de Confiança: Selecione o seu nível de confiança em relação ao alcance do resultado final. Isso representa a sua avaliação subjetiva de quão confiante você está em atingir o KR. Escolha entre as opções de "baixo", "médio" ou "alto".

  4. Comentário: Utilize este campo para adicionar qualquer informação adicional relevante ao check-in. Por exemplo, você pode descrever os desafios enfrentados, estratégias implementadas ou qualquer outra observação relevante.

  5. Arquivos de até 5MB: Se necessário, você pode anexar arquivos relacionados ao check-in. Certifique-se de que o arquivo esteja dentro do limite de tamanho permitido (até 5MB).

    • Extensões aceitas: pdf, docx, doc, odt, html, pptx, ppt, key, numbers, odp, jpg, png, svg, gif, xlsx, xls, ods, csv, tsv

Parte 04 - A terceira aba contém a régua das faixas de atingimento do seu KR. Você só irá ver essa aba se tiver a permissão necessária no seu perfil de acesso.

Parte 05 - A penúltima aba traz a lista de iniciativas, fornecendo uma visão geral das iniciativas ou ações específicas associadas ao KR. A lista de iniciativas ajuda a acompanhar e gerenciar as atividades que devem ser realizadas para alcançar o resultado estabelecido. Veja como é o processo de criação de iniciativas, clicando aqui.

Parte 06 - A última aba apresenta o histórico de atualizações no KR e é por onde você pode registrar comentários.

Passo 04

Para acessar a tela de detalhes do KR, clique em "acessar resultado-chave".

PARTE 01

  • Régua de progresso: A régua de progresso é uma representação visual do andamento do KR. Essa régua permite acompanhar visualmente o avanço do resultado-chave ao longo do tempo.

    • Se a sua empresa não usa faixa de atingimento, a cor da régua refletirá a cor do status definido pela plataforma.

  • Check-ins pendentes: Esse campo lista os check-ins que ainda não foram concluídos para o KR. A listagem dos check-ins pendentes ajuda a identificar os períodos que não foram atualizados.

  • Iniciativas pendentes: Essa seção exibe as iniciativas ou ações relacionadas ao KR que ainda não foram concluídas. As iniciativas são atividades ou projetos específicos que devem ser realizados para alcançar o resultado-chave. A listagem das iniciativas pendentes permite acompanhar o status e a progressão dessas ações.

  • Iniciativas concluídas: Essa seção mostra as iniciativas ou ações que foram concluídas com sucesso em relação ao KR. Isso permite visualizar as realizações e os esforços concluídos em direção ao cumprimento das metas.

  • Nível de confiança: O último nível de confiança registrado, em relação ao alcance do resultado final do KR. Isso representa a sua avaliação subjetiva de quão confiante você está em atingir a meta. Escolha entre as opções de "baixo", "médio" ou "alto".

PARTE 02

Aba projetado

A aba "Projetado" na tela de detalhes do resultado-chave exibe informações relacionadas à projeção ou previsão do desempenho esperado para o KR ao longo do período de medição.

Aba progresso

  1. Campo de partida, meta e peso: mostra o valor inicial, o resultado que se deseja atingir e o peso que indica a importância relativa do KR dentro do objetivo.

  2. Anexos para Download de Cada Check-in: Esse campo permite baixar os arquivos que foram anexados em cada check-in.

  3. Comentários de Cada Check-in: Esse campo permite ver os comentários que foram registrados em cada check-in.

  4. Ações: Essa opção permite excluir uma medição do resultado-chave.

Nessa aba também ficam a lista de iniciativas do resultado-chave.

Aba gráfico do progresso

Apresenta os resultados registrados, em relação ao resultado final que se deseja alcançar.

PARTE 03

Por fim, a aba lateral traz as informações contidas na sidebar anteriormente apresentada e por onde também é possível fazer os check-ins.


💡Extra - Depois você pode pesquisar por seus KRs inativados na tela de OKRs, utilizando o filtro de 'ativos-KRs':


Pronto!

Agora você já sabe como criar, editar e inativar um resultado-chave :)

A nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas! 

Respondeu à sua pergunta?