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Como responder a uma Avaliação de Desempenho e escolher pares/clientes para me avaliarem?
Como responder a uma Avaliação de Desempenho e escolher pares/clientes para me avaliarem?

Quer saber como a escolher pares/clientes para te avaliarem no ciclo ou é gestor e quer saber como aprovar a escolha de pares e clientes?

Atualizado há mais de um ano

🙋 É importante para todos entenderem como responder e escolher seus pares na avaliação de desempenho, para saber mais sobre as permissões, clique aqui.

Se a empresa configurar a avaliação de desempenho com inclusão obrigatória de pares/clientes internos, antes de responder as avaliações, será necessário fazer a escolha de pares/clientes para te avaliarem.

Apenas após você escolher os pares/clientes, você poderá prosseguir com as demais avaliações.

Se você quiser ir direto ao ponto, clique e vá ao tópico desejado:

Passo 1a - Onde acessar o ciclo de revisão

Na home "Minha visão", na área de pendências, a avaliação de desempenho estará disponível para responder com a data limite para resposta.

Para prosseguir, clique em Responder:

Passo 2a - Como escolher pares ou clientes?

Quando estiver configurada uma avaliação com seleção de pares e clientes, esta etapa será obrigatória para liberação das demais avaliações.

🚨 O ciclo pode ter um número limite de convites de pares e clientes que cada usuário pode receber. Caso o usuário que você deseja escolher, já tenha recebido o número máximo de convites, ele ficará indisponível para seleção.

A escolha de pares e clientes possui o mesmo processo. Você deve escolher o número mínimo de pares/clientes definido pela empresa e clicar no botão Salvar. Somente após selecionar o número mínimo você conseguirá salvar:

Após os liderados escolherem seus pares e clientes o o gestor vai aprovar/reprovar a escolha do par/cliente feita por eles.

Se você é gestor e quer saber como fazer a aprovação ou reprovação de pares/clientes, acesse:

Como responder à avaliação de desempenho?

Passo 1b - Tela das avaliações disponíveis

Após realizar o Passo 1A e ter concluído a sua escolha de pares ou clientes e/ou terem seus avaliados aprovados, a área de "Responder Avaliações" ficará disponível.

Em "nome do avaliado" você pode ver quem você deverá avaliar naquele momento, inclusive você mesmo, no caso da auto avaliação:

Você também terá acesso a todas as pendências que deve responder, podendo ser sua Autoavaliação, Avaliação da sua Equipe, Avaliação do seu Gestor, Avaliação de Clientes e Avaliação de Pares. Essa classificação está disponível na segunda coluna em "Tipo de Avaliação":

Além disso, estará disponível o progresso que ao clicar, você pode conferir qual avaliação está pendente ou concluída. Veja:

O status, coluna seguinte, apenas é colocado como "concluído" quando todas as avaliações referentes aquele usuário forem concluídas.

Em atualização, você confere a última vez que aquela avaliação foi revisada ou quando ela foi respondida (data e horário):

Passo 2b - Clique em responder

Para começar a avaliação, basta clicar em Responder:

🚨 Caso ainda esteja dentro do prazo e você já tenha respondido a avaliação e deseja mudar alguns pontos da sua resposta, você pode clicar em "revisar", modificar o que for necessário e salvar.

Passo 3b - Respondendo à avaliação de desempenho

Depois de clicar em responder, você será direcionado para a tela de resposta.

Para responder às questões, basta clicar no ponto da régua desejado. Esse processo serve para todos os tipos de avaliação, seja de equipe, gestor ou autoavaliação:

🚨 O estilo das perguntas e a quantidade de opções, bem como a formatação podem variar de acordo com a configuração feita pela empresa. Existem 5 tipos de avaliação na Elofy.

Passo 4b - Comentários na avaliação

Podem haver espaços para comentários durante a avaliação, obrigatórios ou não, depende da configuração.

Caso você tente avançar sem deixar um comentário e ele for obrigatório, você receberá o seguinte alerta na tela:

Existem dois tipos de comentários que podem estar presentes na avaliação, de acordo com o que o RH tenha configurado:

  • Comentário por item avaliado - Comentário por cada item (pergunta que faz parte da avaliação)

  • Comentário por etapa da avaliação - Ao final das perguntas, temos espaço para um comentário geral e único

🚨 O que for registrado no campo de comentários de cada pergunta ficará disponível nos relatórios individuais de cada usuário. Para saber mais, clique aqui.

Passo 5b - Avance nas fases

Conforme finalizada a fase, basta clicar em Avançar ao lado das informações do avaliado ou no final da página, para continuar respondendo a avaliação de desempenho:

No topo da tela você consegue ver quantas fases daquele usuário você ainda precisa avaliar. Em azul, a fase atual que você está respondendo e em cinza a próxima fase que ao avançar você irá responder:

Passo 6b - Detalhes do avaliado

É possível configurar a avaliação para que apareçam Detalhes sobre o desempenho de cada colaborador avaliado durante o preenchimento da avaliação.

De detalhes, são mostrados o desenvolvimento de cada um de seus objetivos cadastrados na plataforma, avaliações anteriores, notas privadas e os feedbacks trocados.

Para visualizar estas informações clique no botão Detalhes, no canto superior direito da tela e depois você pode acessar cada um dos pontos descritos acima:

Passo 6b - Finalização

Ao finalizar o preenchimento da avaliação de desempenho, você deverá clicar em finalizar:

Após isso, abrirá uma janela de aviso, para que você possa confirmar suas respostas e pontuações. Se estiver tudo certo, você pode clicar em Confirmar ou se quiser rever suas respostas clique em Cancelar:

Passo 7b - Revisar/Editar a avaliação de desempenho

Na mesma tela de responder as avaliações, você poderá clicar em Revisar, para editar uma avaliação que você já preencheu ou apenas para revisitar suas respostas.

Ao revistar a avaliação você consegue rever as respostas e ter acesso ao resultado da performance:

Para avaliações do tipo Resultados, é possível também visualizar uma tela com os resultados individuais da avaliação com o progresso da meta relacionada à avaliação e anexar documentos.

Ao clicar em "Ver Detalhes", a aba lateral fornece um gráfico para acompanhar os resultados chaves, check-ins, score iniciativas e histórico:

Incrível, né? 😍


Pronto!

Agora você já sabe como responder a uma avaliação de desempenho, escolher pares/clientes para avaliação, ver resultados e seus detalhes 😊

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