Todas as coleções
Feedbacks
Principais métodos utilizados em feedbacks
Principais métodos utilizados em feedbacks
Atualizado há mais de uma semana

O feedback é uma das principais formas de melhorar o desempenho nas empresas. Também é uma estratégia que mantém todos alinhados com as expectativas da instituição, além de garantir um bom clima organizacional, um bom engajamento e ajuda a resolver possíveis conflitos internos.

Por isso, para te auxiliar na construção da cultura de feedbacks, separamos alguns modelos essenciais para que os seus colaboradores possam utilizar.

Mas antes de falarmos sobre os modelos, é importante que você já entenda como funciona o módulo de Feedbacks do Elofy. Estando tudo certo, já é possível seguir com a leitura do artigo.

Navegue no conteúdo, clicando em uma das opções abaixo ⬇️

Método 01: Situação, comportamento, impacto

A primeira das principais técnicas de feedback é a SCI. A sigla corresponde às palavras: situação, comportamento e impacto. E é exatamente baseado nessas três que esse retorno acontece.

O feedback é estruturado, seguindo três pilares básicos:

  1. Situação específica: a situação em que o comportamento se mostrou. Isso ajuda a focar na melhora de quem está recebendo;

  2. Comportamento: qual foi o comportamento observado?

  3. Impacto: qual foi o impacto do compartamento daquela pessoa na situação observada?

Exemplo:

Método 02: Pare, comece e continue

O modelo Pare, Comece e Continue ajuda os colaboradores a fazerem uma retrospectiva para analisar as ações específicas que devem começar a fazer, parar de fazer e continuar fazendo. Dessa forma, existem três pilares básicos:

  • Coisas que devem começar a fazer;

  • Coisas que devem parar de fazer;

  • Coisas que devem continuar fazendo parte dos processos.

O ideal é que, ao dar o feedback através deste método, que seja fornecido exemplos para que cada ponto elencado seja esclarecido e que não pairem dúvidas, permitindo a elaboração de um plano de ação para melhora da performance.

Exemplo:

Método 03: Sanduíche

A técnica sanduíche é bem simples de ser entendida. Imagine um sanduíche onde tem o pão, no meio o queijo e novamente mais um pão. No caso do Feedback, a metáfora se estrutura da seguinte forma:

  • Pão: Comece com um feedback positivo - comente alguma atitude boa, resultados alcançados, algo que o colaborador faça de bom para a empresa e que você espera que ele continue fazendo. Aqui, é importante que você seja sincero, pois é provável que ele perceba caso não seja. Procure algo no qual ela realmente tenha um bom desempenho, pode ser, por exemplo, uma melhoria após um feedback anterior;

  • Queijo: Dê o feedback construtivo - aqui que você vai dizer o real motivo de sua interação com o colaborador. Nesse momento, você expõe o que a pessoa precisa melhorar e isso pode ser feito com a ajuda do método 01 SCI;

  • Pão: Fechar com um feedback positivo - Para finalizar a conversa, traga algo positivo sobre o colaborador novamente, demonstre confiança na possibilidade de êxito, aperfeiçoamento e crescimento. Isso reforçará uma atitude que deve continuar, além de aumentar a autoestima do liderado, para que ele se motive a melhorar nos pontos negativos apresentados.

Exemplo:

Essa técnica, mesmo que famosa, possui alguns riscos de eficácia. Entre os motivos podemos citar dois:

  • Quebra de expectativa: O primeiro acontece ao perceber que o feedback positivo, na verdade, não é somente elogios.

  • Apreensão: Pode ser que alguns colaboradores comecem a ficar apreensivos com qualquer elogio, pois imaginam que logo depois receberão uma crítica. Ou seja, o significado de elogio pode mudar, representando algo errado que foi feito;

  • Confusão: E o fato de terminar como se iniciou causa a seguinte interrogação: “preciso melhorar meu desempenho ou não?”

  • Falta de interatividade: Outro ponto é que as abordagens não interativas no feedback sanduíche podem minimizar os benefícios do feedback dialógico na aprendizagem, pois incentiva um feedback unilateral, onde o colaborador apenas escuta e não discute sobre seu desempenho junto ao seu gestor.

Portanto, antes de utilizar a técnica sanduíche conheça bem as características de cada profissional. Só assim saberá se ela poderá fazer efeito ou não.


Comece agora sua jornada no Elofy!

Gostou do artigo? A nossa equipe está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e solucionar problemas! 😃

Respondeu à sua pergunta?