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Como engajar os colaboradores com feedbacks
Como engajar os colaboradores com feedbacks
Atualizado há mais de uma semana

O desenvolvimento de uma cultura de Feedbacks não acontece da noite para o dia, é preciso um passo de cada vez para torná-la natural entre os colaboradores.

Apesar de necessitar de um bom planejamento, ela é incrivelmente importante para qualquer empresa que tenha como meta, a alta performance do negócio.

Afinal, as pessoas precisam saber onde devem melhorar e o que devem continuar fazendo, ou deixar de fazer, para traçar um caminho claro rumo ao atingimento de metas. Por isso, para auxiliar nessa prática, separamos algumas ideias de campanhas de engajamento que podem ser adaptadas ao contexto da sua empresa.

Mas antes de falarmos sobre as campanhas, é importante que você já entenda como funciona o módulo de feedbacks do Elofy. Estando tudo certo, já é possível seguir com a leitura do artigo.

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Ideias para empresas que nunca utilizaram o módulo de feedbacks

Campanha 01: Agora você é da família 👏

  • Procedimento: Integração do novo colaborador com feedbacks da equipe para o aproximar mais aos pares. Além da participação do próprio colaborador, como um processo final do seu processo de onboarding.

  • Descrição:

    • Os integrantes da equipe do colaborador deverão registrar feedbacks sobre como foi o primeiro mês de atuação do novo integrante na empresa, seja de reconhecimento de alguma atitude que ele realizou ou de orientação sobre os próximos passos que ele deve dar para melhorar ainda mais;

    • O novo colaborador, ao final do processo de onboarding, irá registrar um feedback para o RH sobre como foi a primeira semana ou o primeiro mês na empresa.

  • Frequência: Ao final do processo de onboarding de novos integrantes.

Campanha 02: Feedbacks's day 🌟

  • Procedimento: Reforçar a troca de feedbacks contínua na empresa com lembretes no canal principal de comunicados.

  • Descrição: Uma vez ao mês, enviar um comunicado especial no canal da empresa e/ou em outros canais de comunicação (arte especial, e-mail, lembretes na agenda), lembrando sobre a importância da troca de feedbacks para o desenvolvimento de todos. Fazendo com que os colaboradores lembrem de solicitar ou enviar um feedback no Elofy.

  • Frequência: Mensal.

Campanha 03: Ninguém solta a mão de ninguém 🤝

  • Procedimento: Estimular o uso da plataforma, a partir da troca de feedbacks em grupo.

  • Descrição: Em reuniões específicas, o Gestor deve separar alguns minutos para perguntar aos liderados como está sendo a troca de feedbacks e retirar eventuais dúvidas. Ao final, todos deverão registrar seus feedbacks na plataforma, como um processo colaborativo.

  • Frequência: Mensal/Trimestral/Semestral.

Ideias para empresas que já começaram a utilizar o módulo de feedbacks, mas querem aumentar a utilização entre os colaboradores

Campanha 01: Faz a diferença 🏅

  • Procedimento: Estimular a troca de feedbacks na empresa, por meio do reconhecimento dos colaboradores que mais contribuem na construção da cultura de feedbacks.

  • Descrição: Ao final de determinado período, analisar o ranking de engajamento de feedbacks e compartilhar os resultados no canal principal da empresa, como uma forma de agradecer àqueles que fazem a diferença. Caso entenda que está de acordo com a cultura interna, é possível enviar brindes de felicitações.

  • Frequência: Mensal/Trimestral/Semestral/Anual.

Campanha 02: Bora time 🚀

  • Procedimento: Estimular a troca de feedbacks dentro de cada time, a partir de um influenciador responsável por manter o engajamento dos pares.

  • Descrição: Escolher um responsável dentro de cada time para, continuamente, incentivar a troca de feedbacks, seja enviando, solicitando ou lembrando ao time de registrar feedbacks na plataforma. Esse influenciador mudará mensalmente, como uma forma de manter um ciclo de responsabilidade.

  • Frequência: Quinzenal/Mensal.

Ideias para empresas que já utilizam o módulo de feedbacks, mas querem aprimorar o uso

Campanha 01: Construindo novas rotas 🛤️

  • Procedimento: Conectado à avaliação de desempenho, incentivar a troca de feedbacks de orientação entre Líder e liderados, para garantir a melhora na performance e desenvolvimento dos colaboradores.

  • Descrição: Ao final do ciclo de avaliação, os Gestores devem enviar para cada liderado, feedbacks de orientação sobre os próximos passos que os colaboradores devem seguir para melhorar a performance, de acordo com os resultados avaliados.

  • Frequência: Ao final de ciclos de revisão.

Campanha 02: Bora conversar 💭

  • Procedimento: Conectar os feedbacks recebidos com o módulo de conversas 1:1's para garantir uma conversa mais profunda entre Líder e liderado, sobre dúvidas, pontos importantes e desenvolvimento de planos de ação.

  • Descrição: Em determinada frequência, os Gestores deverão ter conversas 1:1's com os liderados, focados nos últimos feedbacks recebidos para analisar onde cada um deve melhorar e desenvolver planos de ação, a partir dos insights retirados da conversa.

  • Frequência: Mensal/Trimestral.

Campanha 03: Tá no sangue 💙

  • Procedimento: A realização de comunicados de fechamento de feedbacks, focados nos valores utilizados, no sentido de conscientizar sobre a importância deles para a construção da cultura interna.

  • Descrição: Ao final de determinado período, analisar o ranking de valores de feedbacks e compartilhar com a empresa quais valores foram mais utilizados por todos, mostrando o que é mais forte na cultura interna e como isso é importante para o bem-estar de todos.

  • Frequência: Semestral/Anual.


Comece agora sua jornada no Elofy!

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