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Como funciona o workflow de solicitação e aprovação/reprovação de pares e/ou clientes internos?
Como funciona o workflow de solicitação e aprovação/reprovação de pares e/ou clientes internos?

Neste artigo, vamos te explicar melhor como funciona a etapa de pares/clientes que acontece antes de você responder as avaliações

Atualizado há mais de 7 meses

No processo de configuração do ciclo de revisão, a sua empresa pode optar por incluir a escolha de pares e clientes internos para fazerem parte da sua avaliação de desempenho:

  • Pares - São colaboradores que possuem o mesmo nível hierárquico (ex: ambos no nível pleno) que você e que irão te avaliar

  • Clientes internos - São colaboradores que possuem nível hierárquico diferente do seu (ex: você é pleno e o cliente é sênior) e que irão também te avaliar

Caso a opção de incluir pares e clientes na avaliação estiver ativada, essa etapa será adicionada no processo da avaliação.

A seguir, vamos te explicar com mais detalhes como funciona todo esse processo de solicitação, aprovação ou reprovação de pares/clientes:

➡️Fase 01 - Configurações feitas pelo RH

O RH pode optar por incluir etapas de seleção de pares e clientes no ciclo de revisão. Essa inclusão vai aparecer no pré processo de avaliação. Veja:

OBS - Se o RH não ativar a opção de você escolher os pares e clientes para a avaliação, será o próprio setor que irá escolher os pares e clientes de todos os colaboradores da empresa. Mas vamos aqui focar na situação hipotética que é você escolhendo os avaliadores para que possamos entender o workflow de solicitação e aprovação.

O que é escolha de pares/clientes internos na avaliação? 🤔

Nada mais é do que você mesmo escolher quem vai te avaliar no ciclo ativo, selecionando colaboradores do mesmo nível hierárquico que o seu (pares) ou de diferentes níveis hierárquicos (clientes).

Por exemplo, Elô é product marketing pleno e ela escolhe como o par que irá avaliá-la o João que é product manager pleno, e como cliente a Maria que é product marketing sênior.

Assim, o João avalia a Elô como par, já que possui o mesmo nível hierárquico, e a Maria avalia como cliente, já que possui nível hierárquico diferente.

Além disso, o RH também pode definir que existe um limite mínimo e máximo para as suas escolhas de pares e clientes, por exemplo, você precisa escolher no mínimo 2 pares e no máximo 4 pares.

E por que o RH define esses limites? 🤔

Isso acontece quando o RH também ativa a opção do Gestor aprovar as suas escolhas, então, por causa disso, você vai precisar escolher um número de pares e clientes razoáveis para que o seu Líder defina, entre as opções, quem de fato irá avaliar você. Vamos a um exemplo:

O RH da Elofy ativou as etapas de pares e clientes e definiu que os colaboradores precisam escolher no mínimo 5 pares e 5 clientes e no máximo 10 pares e 10 clientes. Além disso, também foi ativada a etapa de aprovação do Gestor que vai precisar aprovar no mínimo 2 pares e 2 clientes e no máximo 4 pares e 4 clientes para cada liderado.

  • A Elô escolheu como pares: João, Miche, Nat, Karol e o Luis

  • E como clientes, ela escolheu: Maria, Fernando, Dudu, Thai e Marcelo

O Lucas que é o Gestor da Elô precisa definir quem, dentre as opções da Elô, de fato fazem mais sentido para avaliá-la. Então ele decide que:

  • Para pares, a Nat e a Miche que irão avaliar, pois ele entende que elas são mais próximas da Elô e vão saber avaliá-la melhor

  • Para clientes, o Dudu e a Thai que irão avaliar, pois são gestores de outros times que tiveram mais contato com o trabalho da Elô e vão saber avaliá-la melhor

E tem mais... 🚨

O RH também pode limitar o número de convites que as pessoas podem receber para avaliar outros colaboradores, na condição de pares e/ou clientes. E por que isso acontece?

Imagina a situação de um Diretor de uma empresa, ele pode acabar sendo bastante requisitado como avaliador cliente, pelos colaboradores, e acabar não conseguindo dar conta de tanta avaliação.

Por isso, o RH pode limitar o número máximo de convites que cada pessoa pode receber. Assim, toda vez que um funcionário receber o número máximo de convites permitidos, o nome do usuário não poderá mais ser clicado na tela de escolha de pares/clientes.

E se essa pessoa for reprovada como cliente ou par por algum Gestor? Isso faz com que ela volte a ficar disponível para ser escolhida como par ou cliente por outra pessoa.

Agora que entendemos as configurações que envolvem essas etapas. Vamos ao fluxo de solicitação e aprovação, em um exemplo prático dentro da plataforma!

➡️Fase 02 - Hora da avaliação

O ciclo foi criado pelo RH com etapa de escolha de pares e clientes para te avaliar e o Gestor aprovar as opções. Como isso ocorre?

Passo 01

Você vai clicar em 'responder' o ciclo, na sua tela de pendências.

Passo 02

🚨 Importante: a etapa "responder avaliações" só será destravada quando você escolher seus pares/clientes internos ou aprovar a escolha dos seus liderados (no caso de gestores).

Com o menu flutuante ao lado esquerdo é possível navegar por todas as etapas que precisam ser cumpridas antes de desbloquear a área de "responder avaliação". Veja:

Como escolher um par/cliente para me avaliar? 🤔

Primeiro você deve selecionar quem você quer te avalie como par/cliente interno na parte de "escolha de pares/clientes"

Para isso, baixa clicar na área de "escolha de pares" ou "escolha de clientes", ir até o campo e selecionar o nome dos pares/clientes. Só será possível salvar a sua escolha após selecionar o número mínimo de pares/clientes.

E lembra do limite de convites máximos? Se essa função foi ativada, quando uma pessoa receber o número de convites máximos, ela ficará indisponível para a sua escolha e você será avisado ao tentar selecioná-la. Assim, você deverá escolher outra opção disponível.

Passo 03

Aprovação de pares e clientes (gestor). Você escolheu os pares e clientes? E agora?

Para aprovar a escolha de um par/cliente feita por seu liderado, é bem simples: basta clicar na área "aprovação de clientes/pares" e clicar no status "pendente". Uma barra lateral irá aparecer, fornecendo a opção de aprovar ou desaprovar uma escolha. Veja:

Passo 04

Com a etapa de aprovação do seu Gestor finalizada, as suas escolhas de avaliadores pares e clientes irão receber um e-mail notificando que eles foram escolhidos e que precisam te avaliar dento do ciclo que está rodando.


Pronto!

Agora você sabe como funciona o fluxo de solicitação e aprovação de pares e clientes.

Qualquer dúvida, entra em contato com o nosso time de suporte 💙

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