🙋 É importante para todos e todas entenderem como funciona a sequência de solicitação e aprovação/reprovação de pares/clientes na avd.
No processo de configuração do ciclo de revisão, a sua empresa pode optar por incluir a escolha de pares e clientes internos para fazerem parte da sua avaliação de desempenho:
Pares - São colaboradores que possuem o mesmo nível hierárquico (ex: ambos no nível pleno) que você e que irão te avaliar
Clientes internos - São colaboradores que possuem nível hierárquico diferente do seu (ex: você é pleno e o cliente é sênior) e que irão também te avaliar
Caso a opção de incluir pares e clientes na avaliação estiver ativada, essa etapa será adicionada no processo da avaliação. Ou seja, os avaliados do ciclo terão que escolher os seus avaliadores.
A seguir, vamos te explicar com mais detalhes como funciona todo esse processo de solicitação, aprovação ou reprovação de pares/clientes:
O que é escolha de pares/clientes internos na avaliação? 🤔
Nada mais é do que você mesmo escolher quem vai te avaliar no ciclo ativo, selecionando colaboradores do mesmo nível hierárquico que o seu (pares) ou de diferentes níveis hierárquicos (clientes).
Por exemplo:
Elô é product marketing pleno e ela escolhe como o par que irá avaliá-la o João que é product manager pleno, e como cliente a Maria que é product marketing sênior.
Assim, o João avalia a Elô como par, já que possui o mesmo nível hierárquico, e a Maria avalia como cliente, já que possui nível hierárquico diferente.
Além disso, o RH também pode definir que existe um limite mínimo e máximo para as suas escolhas de pares e clientes, por exemplo, você precisa escolher no mínimo 2 pares e no máximo 4 pares.
Por que a escolha de pares/clientes precisa ser aprovada? 🤔
Isso acontece quando o RH também ativa a opção do Gestor aprovar as suas escolhas, então, por causa disso, você vai precisar escolher um número de pares e clientes razoáveis para que o seu Líder defina, entre as opções, quem de fato irá avaliar você.
Por exemplo:
O RH da Elofy ativou as etapas de pares e clientes e definiu que os colaboradores precisam escolher no mínimo 5 pares e 5 clientes e no máximo 10 pares e 10 clientes. Além disso, também foi ativada a etapa de aprovação do Gestor que vai precisar aprovar no mínimo 2 pares e 2 clientes e no máximo 4 pares e 4 clientes para cada liderado.
A Elô escolheu como pares: João, Miche, Nat, Karol e o Luis
E como clientes, ela escolheu: Maria, Fernando, Dudu, Thai e Marcelo
O Lucas que é o Gestor da Elô precisa definir quem, dentre as opções da Elô, de fato fazem mais sentido para avaliá-la. Então ele decide que:
Para pares, a Nat e a Miche que irão avaliar, pois ele entende que elas são mais próximas da Elô e vão saber avaliá-la melhor
Para clientes, o Dudu e a Thai que irão avaliar, pois são gestores de outros times que tiveram mais contato com o trabalho da Elô e vão saber avaliá-la melhor
Por que o número de convites por avaliador(a) é limitado? 🤔
O RH também pode limitar o número de convites que as pessoas podem receber para avaliar outros colaboradores, na condição de pares e/ou clientes. E por que isso acontece?
Imagina a situação de um Diretor de uma empresa, ele pode acabar sendo bastante requisitado como avaliador cliente, pelos colaboradores, e acabar não conseguindo dar conta de tanta avaliação.
Por isso, o RH pode limitar o número máximo de convites que cada pessoa pode receber. Assim, toda vez que um funcionário receber o número máximo de convites permitidos, o nome do usuário não poderá mais ser clicado na tela de escolha de pares/clientes.
E se essa pessoa for reprovada como cliente ou par por algum Gestor? Isso faz com que ela volte a ficar disponível para ser escolhida como par ou cliente por outra pessoa.
Agora que entendemos as configurações que envolvem essas etapas. Vamos ao fluxo de solicitação e aprovação, em um exemplo prático dentro da plataforma!
Passo 01 - Seleção de pares e clientes
Se a etapa de seleção de pares estiver ativa, você terá que escolher seus avaliadores para que o ciclo possa começar. A opção estará disponível em pendências, basta clicar para responder:
Com o menu flutuante ao lado esquerdo é possível navegar por todas as etapas que precisam ser cumpridas antes de desbloquear a área de "responder avaliação". Veja:
🚨A etapa "responder avaliações" só será destravada quando você escolher seus pares/clientes internos ou aprovar a escolha dos seus liderados (no caso de gestores).
Agora, o participante do ciclo, faz a escolha dos pares e clientes para o avaliarem no ciclo. Para isso, baixa clicar na área de "escolha de pares" ou "escolha de clientes", ir até o campo e selecionar o nome dos pares/clientes:
E lembra do limite de convites máximos? Se essa função foi ativada, quando uma pessoa receber o número de convites máximos, ela ficará indisponível para a sua escolha e você será avisado ao tentar selecioná-la. Assim, você deverá escolher outra opção disponível.
Passo 02 - Aprovação de pares e clientes
Quem é responsável por aprovar pares e clientes escolhidos para avaliação são os gestores e gestores.
Após os colaboradores terem escolhidos pares/clientes como avaliadores, a tela de aprovação será liberada para quem é liderança. Ele será notificado na tela inicial da Elofy, na área de pendências:
Após clicar em "aprovar", na área de "aprovação de clientes/pares", a liderança irá clicar no status "pendente". Depois, uma barra lateral irá aparecer, fornecendo a opção de aprovar ou desaprovar uma escolha. Veja:
Em caso de reprovação , o gestor deverá justificar:
Passo 03 - Avaliadores são notificados
Com a etapa de aprovação do seu Gestor finalizada, as suas escolhas de avaliadores pares e clientes irão receber um e-mail notificando que eles foram escolhidos e que precisam te avaliar dento do ciclo que está rodando.
Passo 04 - Responder ciclo
Quando os pares/clientes são aprovados pela liderança, a avaliação vai estar disponível para ser respondida na tela "minha visão":
Passo 05 - Aguardar o resultado do ciclo
Após os pares/clientes terem avaliado os colaboradores que os escolheram. Os avaliados devem aguardar o resultado.
Normalmente, a empresa libera um relatório individual para você conferir os resultados da avaliação. Quando o resultado for liberado você será notificado
Pronto!
Agora você sabe como funciona o fluxo de solicitação e aprovação de pares e clientes.
Qualquer dúvida mais complexa, entre em contato com o nosso time de suporte 💙